Série de Módulos Universitários

 Integridade e Ética

#a5c1cf

Guia de Ensino

para professores usando os Módulos E4J em Integridade & Ética da Universidade

 

Sumário executivo

 

Este Guia de Ensino acompanha a Série de 14 Módulos Universitários sobre Integridade e Ética, que foram desenvolvidos pelo UNODC sob sua iniciativa E4J. A série contém os seguintes módulos:

  • Módulo 1: Introdução e marco conceitual
  • Módulo 2: Ética e valores universais
  • Módulo 3: Ética e sociedade
  • Módulo 4: Liderança ética
  • Módulo 5: Ética, diversidade e pluralismo
  • Módulo 6: Desafios à vida ética
  • Módulo 7: Estratégias para ações éticas
  • Módulo 8: Ética comportamental
  • Módulo 9: Dimensões  da ética de gênero
  • Módulo 10: Integridade e ética na mídia
  • Módulo 11: Integridade nos negócios e ética
  • Módulo 12: Integridade, ética e direito
  • Módulo 13: Integridade pública e ética
  • Módulo 14: Ética profissional

O Guia de Ensino fornece informações relevantes e orientações pedagógicas relevantes, para os professores que estão usando ou estão interessados em usar os Módulos acima na sala de aula. Após uma breve introdução à iniciativa E4J e aos Módulos, o Guia de Ensino inclui quatro seções substantivas. A primeira seção oferece conselhos pedagógicos sobre métodos de ensino relevantes que podem ser empregues ao ministrar aulas com base nos módulos e explora algumas das teorias educacionais que sustentam esses métodos. A seção discute particularmente os seguintes cinco princípios básicos de aprendizagem que influenciaram o desenvolvimento dos Módulos:

  1. O poder do conhecimento anterior e da experiência: Um método eficaz para ajudar estudantes a aprenderem algo de novo e testar algo que eles já conheçam.
  2. Engajamento variado e ativo: Para que os estudantes adquiram uma compreensão profunda dos novos conhecimentos, aptidões ou valores, devem envolver-se ativamente com eles.
  3. O desafio da transferência: o melhor meio de ajudar os estudantes a transferir conhecimento, de dentro dos contextos da sala de aula, em que o encontram pela primeira vez, para fora da sala de aula, é conectar esse conhecimento aos contextos que os estudantes encontram em suas vidas cotidianas.
  4. A natureza social da aprendizagem: Embora muitas vezes pensemos na aprendizagem como um assunto solitário, a construção de novas ideias e conhecimentos opera com mais eficiência quando os estudantes combinam o estudo solitário com oportunidades de discussão e colaboração entre si.
  5. Tornando-se autoconsciente: Quanto mais os estudantes estiverem autoconscientes sobre o aprendizado, mais eles poderão monitorar e melhorar o aprendizado em qualquer matéria. Na medida do possível, devemos procurar oportunidades para convidar os estudantes a identificar o que entendem ou não, ou onde são fortes e onde precisam de melhorar.

A segunda seção do Guia de Ensino discute a importância de um ambiente de aprendizado ético para uma educação de ética eficaz. A seção oferece sugestões práticas sobre como os educadores podem promover esse ambiente, com um foco específico no que eles podem fazer dentro do contexto da sala de aula. Assim, por exemplo, a seção sugere atividades de aula através das quais o professor pode envolver os estudantes no desenvolvimento de regras éticas para o comportamento em sala de aula. Tais atividades não apenas ajudam a criar um ambiente de aprendizado positivo, mas também reforçam os valores e mensagens dos Módulos, fornecendo assim outra fonte de educação ética que aumenta o impacto dos Módulos.

Na terceira seção, o Guia de Ensino fornece resumos de cada um dos 14 módulos e seus objetivos de aprendizagem. Esses resumos oferecem um primeiro vislumbre do conteúdo e abordagens dos módulos individuais, além de uma visão geral de toda a série de módulos. Para facilitar o acesso, cada resumo é vinculado ao módulo completo correspondente.  

Por fim, a quarta seção fornece diretrizes para a integração dos Módulos nos currículos. Em particular, oferece conselhos sobre como adaptar os Módulos aos contextos locais e culturais, incorporá-los nos cursos existentes, alterar seus prazos sugeridos, desenvolver cursos independentes de um ou vários Módulos e usar os Módulos em configurações de classe maiores. A seção também propõe combinações específicas de módulos que podem ser considerados em diferentes disciplinas. 

Além disso, o Guia de Ensino inclui um apêndice com breves descrições de todos os 71 exercícios incluídos nos Módulos. O apêndice indica quais dos cinco princípios básicos de aprendizagem discutidos na primeira seção sustentam cada exercício. Isso pode ser especialmente útil para professores que desejam enriquecer seus cursos,, adicionando exercícios inovadores e interativos em sala de aula.

 

Regressar ao início