Este guia de ensino é um recurso para professores 

 

Seção quatro: Diretrizes de adaptação e projeto dos módulos

 

A Série de Módulos Universitários de Integridade e Ética foi deliberadamente projetada para ser adaptada. Cada módulo fornece um roteiro para uma aula de três horas, mas pode ser utilizado para aulas mais curtas ou mais longas. Os parágrafos que se seguem fornecem exemplos dos tipos de adaptação que podem ocorrer. Não se trata de uma lista exaustiva, podendo ser expandida quando necessário.

Para poder apoiar ainda mais os professores, o UNODC gostaria de receber qualquer versão adaptada dos Módulos E4J (as mensagens devem ser enviadas para unodc-e4j@un.org). O UNODC os compartilhará com seus professores da rede, como exemplos de como os Módulos podem ser adaptados a diferentes regiões, contextos e disciplinas.

 

Localizando o conteúdo

O professor pode seguir as seguintes etapas para localizar o conteúdo:

  • Determinar se existe algum conteúdo que possa ser considerado ofensivo em um contexto cultural local e remover ou adaptar essa parte
  • Fornecer uma introdução personalizada que se refira a estruturas legais relevantes e a estudos de caso, talvez com exemplos recentes que apareceram na mídia local
  • Se necessário, substituir ou complementar as leituras, estudos de caso e exercícios existentes por exemplos que reflitam o contexto local
  • Se apropriado, mesclar o conteúdo da E4J com um módulo existente
  • Se necessário, traduzir o conteúdo para um idioma local
  • Adaptar o conteúdo para melhor se relacionar com uma determinada disciplina, setor ou indústria
 

Integração dentro de um curso existente

Todos os módulos E4J foram projetados de forma a que pudessem ser oferecidos como um módulo autônomo ou integrados em um curso existente. Como mencionado anteriormente, a estrutura modular permite que os professores selecionem apenas aqueles que são relevantes dentro de um contexto específico. Os professores também podem criar um curso completo sobre integridade e ética, usando todos os 14 módulos.

Os professores têm muitas opções para usar um módulo E4J. Como módulo autónomo, pode ser oferecido como um complemento voluntário ou obrigatório a um curso, por exemplo como um workshop oferecido fora das aulas regulares. Também pode ser oferecido como parte de um curso de verão ou provisórios, ou como aulas públicas com uma participação mais ampla do que apenas os estudantes matriculados.

A integração em um curso existente requer um planejamento avançado, porque uma sessão específica teria que ser agendada na descrição do curso, que pode ter que passar por processos internos de aprovação. Os professores geralmente têm flexibilidade substancial para introduzirem conteúdos novos, mas relacionados, em uma descrição de curso. Por exemplo, em um curso de estudos de mídia e comunicação, é provável que exista um foco na ética. Neste caso, o professor pode substituir o conteúdo existente pelo Módulo E4J ou adaptar / mesclar o conteúdo existente com o conteúdo da E4J. Se não houver conteúdo de ética existente, o professor terá que reorganizar o conteúdo atual para criar espaço na estrutura do curso para o material da E4J.

Continua a ser da responsabilidade do docente familiarizar-se com os requisitos acadêmicos das instituições específicas. Nem sempre é possível o processo acima descrito.

 

Alterando o cronograma

O intervalo de três horas é oferecido como uma orientação. Dependendo do estilo da aula e do tamanho da aula, um módulo da E4J típico, com todos os exercícios, provavelmente poderá ser oferecido em um período que varia entre uma e quatro horas. Estes requisitos variam consoante as instituições e os programas. As aulas de graduação geralmente são mais curtas e um módulo da E4J pode ter que ser distribuído em duas ou mais aulas. Por outro lado, as aulas de pós-graduação podem durar duas ou três horas, o que pode ser suficiente para cobrir o conteúdo de um módulo inteiro. No entanto, alguns professores ainda podem desejar distribuir o Módulo em duas sessões, pois o intervalo entre as duas sessões pode permitir que os estudantes processem e internalizem melhor os materiais. Em alguns casos, os professores podem desejar introduzir conteúdo adicional para oferecer um workshop de meio dia ou mesmo de um dia inteiro.

Não há diretrizes rígidas a esse respeito e os professores precisam fazer ajustes para se adequarem às suas circunstâncias.

 

Guia para desenvolver uma disciplina autónoma

Cada módulo contém uma seção separada, “Guia para desenvolver uma disciplina autónoma”.

Este módulo fornece um roteiro para uma aula de três horas, mas há potencial para desenvolver seus tópicos ainda mais em um curso autônomo. O escopo e a estrutura de um curso serão determinados pelas necessidades específicas em cada contexto, mas um exemplo de estrutura é apresentado aqui como sugestão.

As diretrizes são muito flexíveis e fornecem algumas sugestões de alto nível sobre o conteúdo e a estrutura de um curso autônomo. Elas também podem ser usadas ​​para fornecer ideias para adicionar conteúdo a aulas ou workshops mais longos.

 

Combinações de módulos

Os professores podem desejar apresentar combinações dos módulos disponíveis. Eles podem potencialmente ser desenvolvidos em cursos que atendam a requisitos de sistemas como o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS), que faz parte do processo de Bolonha. Mais informações sobre o ECTS estão disponíveis aqui. A tabela abaixo fornece sugestões sobre possíveis combinações que podem ser consideradas em diferentes disciplinas. Elas são oferecidos como sugestões para cursos que incluam sete aulas. Se necessário, pode ser agendada uma oitava aula para uma avaliação. Cada aula da Tabela 1 pode se referir a uma aula presencial de três horas, período proposto para um módulo E4J, ou pode abranger um período mais longo ou mais curto que atenda aos requisitos específicos. No caso de aulas mais curtas, de uma hora ou menos, também pode ser ministrado um módulo da E4J em três aulas separadas.

Tabela 1: possíveis combinações

 

As combinações serão determinadas por requisitos institucionais ou do corpo docente e informadas por prioridades temáticas. Os professores também podem considerar combinações envolvendo os Módulos da E4J em outras áreas. Recorda-se, nesse contexto, que o E4J também oferece módulos universitários sobre os principais mandatos criminais do UNODC, incluindo anticorrupção, prevenção ao crime e justiça criminal, cibercrime, armas de fogo, crime organizado, tráfico de pessoas / tráfico de migrantes e contraterrorismo. Dada a disponibilidade dos módulos da E4J em uma variedade de áreas, e no contexto da infinidade de possibilidades oferecidas com diferentes cronogramas, toda a série de módulos da E4J é adaptável a muitos ambientes diferentes.

 

Ensinando em grandes turmas

Dada a sua natureza altamente interativa, os exercícios nos Módulos são mais apropriados para turmas relativamente pequenas, com o máximo de 50 estudantes, que podem ser facilmente organizadas em pequenos grupos, os quais discutem casos ou realizam atividades, para que, no final, os representantes dos grupos apresentem as suas ponderações para toda a turma. Em turmas maiores, com poucas centenas de estudantes, é mais desafiador ter a mesma estrutura de pequenos grupos e o professor pode querer adaptar as técnicas de facilitação para garantir que haja tempo suficiente para as discussões em grupo, além da apresentação dos comentários de toda a turma. A maneira mais fácil de lidar com a questão das discussões em pequenos grupos, em uma classe grande, é pedir aos estudantes que discutam os problemas com os quatro ou cinco estudantes sentados perto deles. Dadas as limitações de tempo, nem todos os grupos poderão apresentar os seus comentários em cada exercício. Recomenda-se que o professor faça seleções aleatórias e tente garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de expor seus comentários e conclusões, pelo menos uma vez durante a sessão. Se o tempo permitir, o professor poderá facilitar uma discussão em plenário, depois de cada grupo exprimir suas ponderações.

Conclusão

A iniciativa da E4J oferece uma abordagem inovadora à educação em ética global, uma área de importância crítica para enfrentar alguns dos maiores desafios do nosso tempo. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime espera que universidades de todo o mundo façam uso dessa série de módulos e que agreguem valor a ofertas de cursos novos ou existentes, tanto para estudantes quanto para professores.

 
Seguinte: Tabela de exercícios
Regressar ao início