Este guia de ensino é um recurso para professores  

 

Seção três: visão geral dos módulos e resultados da aprendizagem

 

Todos os 14 Módulos universitários sobre integridade e ética estão disponíveis gratuitamente no site da E4J. Embaixo resumem-se todos os módulos, incluindo os seus objetivos de aprendizado (clique no título para acessar ao módulo completo). Encontram-se resumidas no apêndice descrições de todos os 71 exercícios incluídos nos Módulos. 

 

Módulo 1: introdução e marco conceitual

Este Módulo fornece uma breve introdução aos conceitos de integridade e ética. Ele foi projetado para ser usado por professores que desejem proporcionar aos estudantes clareza conceitual e expô-los a dilemas éticos e tomada de decisões éticas. Adicionou-se o conceito de integridade para ampliar o foco do campo mais tradicional da ética.Os conceitos de integridade e ética combinados fornecem uma perspectiva mais abrangente - eles nos permitem ir além das discussões sobre a diferença entre o certo e o errado, a fim de focar nos relacionamentos e também no comportamento.

Ao longo do Módulo, os estudantes serão apresentados a conceitos e jogados a situações extremas, ao serem solicitados a tomarem decisões sobre o que considerariam as soluções mais éticas para os dilemas. Os estudantes serão guiados por três grandes teorias éticas e desafiados a concordar ou discordar delas. Os estudantes não devem ter medo de se posicionar, pois isso aumentará o aprendizado e o aproveitamento do Módulo.

Os objetivos de aprendizagem deste módulo são:

  • Compreender e definir os conceitos de integridade e ética
  • Descrever as três principais abordagens teóricas em integridade e ética
  • Identificar os dilemas éticos e aplicar as diferentes abordagens teóricas
  • Compreender o conceito de integridade pessoal no contexto deste Módulo
 

Módulo 2: ética e valores universais

Este Módulo explora a existência de valores humanos universais, que são aquelas coisas ou comportamentos que acreditamos que devem ser privilegiados e promovidos na vida de todos os seres humanos. Um valor é uma das nossas crenças mais importantes e duradouras, seja sobre uma coisa ou um comportamento. Embora alguns valores possam ser universais, eles geralmente surgem de contextos religiosos, sociais e políticos específicos. Para entender isso, os estudantes examinarão um dos "valores universais" dentro do sistema das Nações Unidas, ou seja, direitos humanos. Os estudantes serão apresentados à formação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e entenderão como ela se originou dos debates entre um grupo multicultural de filósofos, diplomatas e políticos. Os estudantes realizarão um exercício de aprendizado ativo, para criar uma Declaração Universal de Valores Humanos (UDHV), para reforçar essas ideias.

Os objetivos de aprendizagem deste módulo são:

  • Compreender as ideias de valores, ética e moralidade em um contexto multicultural
  • Entender como os valores universais podem ser descobertos por diferentes meios, incluindo através da investigação científica, da pesquisa histórica ou do debate e deliberação públicos (o que alguns filósofos chamam de método dialético)
  • Compreender e discutir a ideia de relativismo moral e os desafios que ela impõe aos valores universais
  • Avaliar criticamente a relação entre teoria e prática na formulação de valores
  • Entender que os valores surgem de experiências vividas, mas precisam ser justificados para os outros
  • Compreender o papel da deliberação e do debate na elaboração de tais valores
  • Entender como criar um documento acionável por meio desse processo
 

Módulo 3: ética e sociedade

Este Módulo explora a importância da ética para a sociedade e a relação entre esses dois conceitos. Ele foi projetado para ser usado pelos professores, para ajudar seus estudantes a entender o conceito de sociedade - às vezes definido como humanidade como um todo, às vezes em relação a um determinado local - e para investigar as maneiras pelas quais as abordagens éticas podem ser aplicadas para aumentar a nossa compreensão da sociedade e, finalmente, as nossas tentativas de melhorá-la. Também visa ilustrar que a ética faz parte do tecido de qualquer dimensão da sociedade. Uma atenção mais especial é dada à teoria dos contratos sociais e ao trabalho de John Rawls, com referência específica aos conceitos de justiça e equidade.

Os objetivos de aprendizagem deste Módulo são:

  • Definir o conceito de sociedade
  • Compreender a relação entre ética e sociedade
  • Descrever as diferentes abordagens teóricas que informam essa questão, com referência específica à teoria dos contratos sociais
  • Articular e defender uma posição preferida sobre a relação entre ética e sociedade, enquanto aprecia as suas limitações
 

Módulo 4: Liderança Ética

Vivemos em um mundo em que indivíduos, organizações, países e sociedades estão cada vez mais conectados. Portanto, o impacto da liderança - boa e ruim – se repercute em todo o sistema político e econômico. Maiores conexões resultam em uma maior influência, e isso mudou a natureza da liderança. Os líderes têm influência além das suas organizações, aumentando a interconexão entre ética e boa liderança. Este módulo foi projetado para ajudar os professores a familiarizarem os estudantes com os fundamentos teóricos e as aplicações práticas da liderança ética, levando em consideração a diversidade cultural das organizações contemporâneas. O Módulo está estruturado em torno de três questões principais:   

  • O que é liderança ética?
  • Por que a liderança ética é importante?
  • Como se pode promover a liderança ética?

Os objetivos de aprendizagem deste Módulo são:

  • Definir e dar exemplos de liderança ética
  • Compreender as responsabilidades éticas dos líderes
  • Explicar o que é a liderança ética eficaz
  • Avaliar a liderança ética
  • Identificar maneiras de promover liderança ética
 

Módulo 5: Ética diversidade e pluralismo

Este módulo explora os conceitos de diversidade, tolerância e pluralismo. Ele examina as formas pelas quais a aceitação da diversidade pode ser desafiadora, mas pode ser entendida e realizada com base em ideias e exemplos de comportamento ético. O Módulo fornece diferentes opções e abordagens para enfrentar os desafios éticos que envolvem questões de raça, crença religião, gênero, orientação sexual, (in)capacidade, pontos de vista políticos e vários outros. Ilustra os conceitos relevantes através da discussão de sistemas sociais históricos, nos quais a tolerância e o pluralismo eram evidentes, e de modelos históricos de integridade que proporcionavam uma liderança inspiradora, na modelação da diversidade e aceitação em situações polêmicas. O Módulo também discute dilemas morais nos quais as soluções para não são claras e exigem formas específicas de raciocínio ético. A discussão enfatiza e explora a importância da diversidade, não apenas no contexto da justiça para indivíduos e grupos marginalizados, mas também como um meio de melhorar a sociedade como um todo. O Módulo envolve os estudantes com uma variedade de técnicas pedagógicas, incluindo uma mini-palestra, discussão, debate e role play, para incentivar a tomada de decisão participativa em situações hipotéticas e sensíveis à diversidade na vida real. 

Os objetivos de aprendizagem deste módulo são:

  • Compreender e definir diversidade, tolerância e pluralismo
  • Integrar o valor de culturas, identidades, histórias e pontos de vista diversos do seu
  • Fornecer exemplos de modelos morais cujas ações promovam os valores de tolerância e pluralismo
  • Demonstrar uma compreensão preliminar dos aspectos mais complexos da diversidade, tais como a interseccionalidade, a identidade e as subculturas
 

Módulo 6: Desafios à vida ética

O Módulo procura ajudar os estudantes a entenderem alguns dos mecanismos psicológicos que podem levar a comportamentos antiéticos em determinadas circunstâncias. Ao discutir várias experiências psicológicas conhecidas, o Módulo destaca certas características humanas básicas que, embora muitas vezes trabalhem a nosso favor, às vezes podem nos levar a agir de maneira antiética. O Módulo procura motivar o estudante a assumir a responsabilidade por sua vida, evitando armadilhas comuns que podem prejudicar sua capacidade de agir com ética. Pesquisas experimentais sugerem que o autocontrole é essencial ao comportamento ético, mas que o autocontrole é como um músculo que se desenvolve com o exercício e fica fatigado pelo uso excessivo (Baumeister, 1999). Isso mostra até que ponto ficar fora de perigo talvez seja tão importante quanto trabalhar para fortalecer nossa capacidade de autocontrole. Para os propósitos deste módulo, assumir a responsabilidade pelo comportamento ético em nossas vidas significa fortalecer nosso 'músculo' de autocontrole e aprender a evitar situações que podem nos levar a fazer coisas das quais mais tarde nos arrependeremos. Os experimentos discutidos no Módulo foram escolhidos devido ao seu valor pedagógico, às questões que destacam, à relevância para a vida dos estudantes e à diversidade de materiais úteis (incluindo vídeos) disponíveis para eles. Existem muitos outros fatores psicológicos que influenciam o comportamento ético, que estão fora do escopo deste módulo (alguns deles são explorados nos módulos 7 e 8).

Os objetivos de aprendizagem deste módulo são:

  • Compreender os mecanismos que nos levam a agir de maneira antiética e identificar o impacto em nossas vidas;
  • Explicar e demonstrar como esses mecanismos podem desempenhar papéis, positivos e negativos, em nossas vidas;
  • Compreender a relação entre assumir a responsabilidade e ser ético, e como isso se aplica em nossas vidas;
  • Obter ideias que possam facilitar o trabalho em direção à melhoria ética.
 

Módulo 7: Estratégias de ação ética

Este módulo apresenta estratégias práticas para a ação ética no local de trabalho (nos setores público ou privado), universidade, comunidade e na vida de modo geral. Agir com ética geralmente não é fácil. Conforme discutido nos Módulos 6 e 8, existem inúmeras peculiaridades psicológicas e pressões contextuais que geralmente dificultam a ação correta. O presente módulo discute várias estratégias práticas que podem ajudar pessoas bem-intencionadas a superar alguns desses obstáculos. As estratégias exploradas no módulo vão além da simples conscientização dos desafios e armadilhas que obstruem o comportamento ético. São abordagens ou métodos baseados em ações que desenvolvem a capacidade para se agir de uma forma ética. Por exemplo, o Módulo mostra até que ponto a roteirização, o planejamento de ações, o ensaio e o treinamento por pares podem ajudar a enfrentar situações éticas desafiadoras, mesmo em circunstâncias que podem levar as pessoas éticas a agir de maneiras que contradigam os seus compromissos genuínos. Essas abordagens baseadas em ação baseiam-se em pesquisa e experiência, sugerindo que a capacidade de ação ética pode ser construída através de exemplos de treinamento e de boas práticas.

Os objetivos de aprendizagem deste módulo são:

  • Entender como superar obstáculos psicológicos e contextuais comuns para a ação ética
  • Adotar estratégias para a ação ética, desenvolvidas em diferentes setores e áreas
  • Criar, apurar e entregar roteiros para a ação ética e criar o hábito de fazê-lo
  • Tornar-se num agente de mudança mais eficaz
  • Aplicar técnicas de treinamento entre pares, em torno dos conflitos éticos no local de trabalho
 

Módulo 8: Ética comportamental

Este módulo apresenta estratégias práticas para a ação ética no local de trabalho (nos setores público ou privado), universidade, comunidade e na vida de modo geral. Agir com ética geralmente não é fácil. Conforme discutido nos Módulos 6 e 8, existem inúmeras peculiaridades psicológicas e pressões contextuais que geralmente dificultam a ação correta. O presente módulo discute várias estratégias práticas que podem ajudar pessoas bem-intencionadas a superar alguns desses obstáculos. As estratégias exploradas no módulo vão além da simples conscientização dos desafios e armadilhas que obstruem o comportamento ético. São abordagens ou métodos baseados em ações que desenvolvem a capacidade para se agir de uma forma ética. Por exemplo, o Módulo mostra até que ponto a roteirização, o planejamento de ações, o ensaio e o treinamento por pares podem ajudar a enfrentar situações éticas desafiadoras, mesmo em circunstâncias que podem levar as pessoas éticas a agir de maneiras que contradigam os seus compromissos genuínos. Essas abordagens baseadas em ação baseiam-se em pesquisa e experiência, sugerindo que a capacidade de ação ética pode ser construída através de exemplos de treinamento e de boas práticas.

Os objetivos de aprendizagem deste módulo são:

  • Entender como superar obstáculos psicológicos e contextuais comuns para a ação ética
  • Adotar estratégias para a ação ética, desenvolvidas em diferentes setores e áreas
  • Criar, apurar e entregar roteiros para a ação ética e criar o hábito de fazê-lo
  • Tornar-se num agente de mudança mais eficaz
  • Aplicar técnicas de treinamento entre pares, em torno dos conflitos éticos no local de trabalho
 

Módulo 9: Dimensões da ética de gênero

Este módulo apresenta as dimensões da ética de gênero. O objetivo é aumentar a conscientização dos estudantes sobre como preconceitos explícitos, implícitos ou inconscientes baseados no gênero, impedem que os indivíduos levem uma vida ética. O Módulo foca na marginalização das mulheres, baseada no gênero. Isso não significa que os homens não possam ser discriminados. No entanto, como reconhecido pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, as mulheres são predominantemente sujeitas a vários tipos de discriminação e violência de gênero, em todo o mundo. O Módulo discute diferentes formas de discriminação de gênero sofridas pelas mulheres e considera as abordagens feministas que se desenvolveram em resposta a esses danos. Ele se concentra na teoria ética feminista relacional, conhecida como a Ética do Cuidado (Ethics of Care – EoC) e mostra como essa estrutura pode ajudar na identificação e abordagem da discriminação de gênero. Embora o Módulo se concentre na marginalização das mulheres, muitas de suas ideias podem ser aplicadas para abordar a marginalização de outros grupos.

Os objetivos de aprendizagem deste módulo são:

  • Definir corretamente os conceitos básicos de gênero, discriminação de gênero e a abordagem da Ética do Cuidado (EoC)
  • Compreender as maneiras pelas quais as pessoas são marginalizadas com base no gênero e de que maneira cruzar outros dados demográficos com o gênero
  • Definir e detectar o sexismo na própria vida cotidiana e entender as maneiras pelas quais podemos combatê-lo, individual e coletivamente, como geração, cultura ou comunidade
  • Compreender os movimentos e a ética do feminismo em seu contexto histórico
  • Aplicar a teoria da ética do atendimento para tratar e prevenir a discriminação baseada no gênero
  • Demonstrar o que a adoção de uma abordagem de ética do cuidado (EoC) e uma posição moral contra a discriminação de gênero, significam na própria vida cotidiana
 

Módulo 10: Integridade e ética na mídia

Este módulo discute a relação entre os conceitos de ética e mídia. Ele visa facilitar a reflexão introspectiva sobre as maneiras pelas quais todos nós, como indivíduos, participamos da criação e disseminação da mídia. O módulo explora a importância crítica da ética para as formas tradicionais de mídia, como o jornalismo, bem como para as formas modernas de mídia social. O advento das tecnologias de mídia social e das notícias digitais fez aumentar a responsabilidade ética das pessoas neste campo, especialmente devido ao alcance global e ao poderoso impacto dessas novas formas de mídia. Essas mudanças, juntamente com as notícias falsas (fake news) e as crescentes restrições à mídia em todo o mundo, tornam este módulo importante e relevante para estudantes de todas as disciplinas.

Em reconhecimento a esse cenário em mudança, o Módulo estende a discussão de responsabilidades éticas para além dos jornalistas profissionais, pensando também nos consumidores de notícias, usuários de mídias sociais e os chamados “jornalistas cidadãos”. Ele foi desenvolvido para ajudar os palestrantes a melhorar a compreensão de seus estudantes sobre quem seria exatamente um fornecedor ou consumidor de mídia e que tipo de considerações éticas precisam ser pensadas por aqueles que ocupam essas funções. O módulo também busca proporcionar aos estudantes uma compreensão do efeito prejudicial que a falta de integridade e ética na oferta e no consumo de mídia pode provocar.

Os objetivos de aprendizagem deste módulo são:

  • Compreender as responsabilidades da mídia e as dimensões éticas da criação / provisão e consumo de mídia
  • Entender as obrigações éticas que os provedores de mídia têm com a sociedade
  • Tomar decisões éticas com relação à mídia, seja como fornecedor ou consumidor, profissional ou não, ou simplesmente como usuário da mídia social
  • Analisar casos e questões de ética na mídia, usando o modelo de tomada de decisão “Potter Box”
 

Módulo 11: Integridade e ética nos negócios

Este módulo apresenta aos estudantes a ideia de que integridade e ética são essenciais para o sucesso sustentável dos negócios. Examina as razões pelas quais indivíduos em entidades corporativas devem agir com integridade e fazer negócios com ética. Além disso, fornece uma visão geral dos elementos básicos de uma cultura eficaz de ética e integridade que apoie as empresas na atuação como bons cidadãos corporativos. A conformidade (compliance), um conceito que abrange as medidas que as empresas adotam para aderir aos padrões, regras e regulamentos, também é uma parte importante de qualquer discurso sobre integridade e ética e, portanto, também é abordada neste módulo. É dada ênfase ao papel dos códigos de ética ou de conduta, como ferramentas para as empresas alcançarem o comportamento ético e a conformidade. Embora os códigos sejam apenas um componente de um programa geral de ética nos negócios, eles são uma maneira tangível de atualizar a prática ética nos negócios.

A E4J sobre Integridade e ética, no Módulo 1 (Introdução e Estruturas Conceituais) define os termos integridade e ética, introduz conceitos éticos básicos e as suas raízes filosóficas e demonstra o raciocínio e análise éticos. Este módulo está baseado nessas discussões. Uma mensagem central do módulo é que as empresas precisam adotar uma abordagem abrangente e multidisciplinar, para manterem os padrões de integridade e tratarem das questões éticas. O módulo também explica, brevemente, como as empresas podem contribuir para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Os objetivos de aprendizagem deste módulo são:

  • Explicar o porquê da importância da integridade e da ética para as empresas e os indivíduos no mundo dos negócios
  • Apresentar o argumento comercial sobre a importância da integridade e ética nos negócios (tanto em termos de geração de valor a longo prazo quanto de proteção de valor)
  • Descrever os principais componentes necessários para projetar, implementar e oferecer suporte a um programa de integridade e ética bem-sucedido, em qualquer empresa
  • Sugerir abordagens éticas de gerenciamento para empresas de várias características em termos de tamanho, situação jurídica ou nível de complexidade
 

Módulo 12: Integridade, ética e direito

Por que algumas ações são legais, mas não éticas, ou éticas, mas não legais? Este módulo foi projetado para ser usado por professores de diversas disciplinas que desejem apresentar aos estudantes as ideias de integridade, ética e direito, incluindo o que estes conceitos representam e como são diferentes. A integridade, a ética e a lei estão no noticiário diariamente e afetam regularmente a vida dos estudantes. Portanto, todos os estudantes se beneficiarão de ter uma compreensão clara dessas ideias e dos desafios que elas colocam. A discussão de questões jurídicas é básica, tornando o Módulo ideal como componente de cursos e programas não jurídicos. No entanto, os estudantes de direito também se beneficiariam desse módulo, pois introduz uma distinção fundamental que todos os estudantes de direito encontrarão: qual é a diferença entre direito e ética? Assim, o Módulo pode ser integrado em cursos introdutórios de direito e sistemas jurídicos nacionais, cursos de ética jurídica ou em qualquer curso de direito que levante questões de ética.

Os objetivos de aprendizagem deste módulo são:

  • Compreender os conceitos de integridade, ética e direito, incluindo como se sobrepõem e como são diferentes.
  • Compreender e analisar um problema envolvendo a integridade, a ética e a lei no domínio público, criando e avaliando soluções
  • Antecipar, identificar e refletir sobre problemas relacionados com a integridade, ética e direito em suas próprias vidas
  • Reconhecer a importância da integridade, ética e lei na resolução dos desafios que os estudantes enfrentarão no futuro
 

Módulo 13: Integridade pública e ética

Este módulo examina métodos e abordagens para fortalecer a integridade no setor público. Ele foi projetado para ser usado por professores que desejem apresentar aos estudantes a importância da integridade do serviço público e as maneiras pelas quais as organizações públicas podem promover ambientes éticos de trabalho. O módulo explora o conceito de gerenciamento de integridade no setor público. Ele também discute outras estruturas éticas que se aplicam a organizações públicas, como códigos de ética e códigos de conduta. Depois de destacar a importância da integridade no setor público - ou integridade pública - o Módulo se concentra em duas ideias principais. A primeira ideia é que o comportamento ético é impulsionado por incentivos externos e internos. Assim, o estabelecimento de organizações públicas éticas requer processos que atinjam as mentes e os corações das partes interessadas. A segunda ideia examinada no módulo é que o fortalecimento da integridade das organizações públicas exige um trabalho paralelo em ética pessoal, cultura organizacional e sistemas de gestão. As discussões são baseadas nos conceitos elaborados nos Módulos 1 e 14. O Módulo vai para além das explicações teóricas e conceituais, incluíndo exercícios interativos que ajudam os estudantes a alcançarem uma compreensão mais profunda dos problemas.

Os objetivos de aprendizagem deste módulo são:

  • Compreender os principais instrumentos para fortalecer a integridade e ética públicas e os processos de gerenciamento da integridade em organizações públicas
  • Apreciar os desafios envolvidos no fortalecimento da integridade e ética no serviço público
  • Analisar códigos de ética como conjuntos específicos de valores públicos e princípios de ação e entender a interdependência dos valores
  • Avaliar e analisar cenários de serviço público e tentar criar instrumentos que gerenciem o risco de violações da integridade
 

Módulo 14: ética profissional

Um jornalista deve publicar informações privadas sobre alguém para informar o público sobre um problema? Um advogado deve reter informações confidenciais sobre o cliente que salvariam a vida de alguém? Este módulo foi desenvolvido para apresentar aos estudantes a natureza, práticas e importância da ética profissional. O módulo primeiro ajuda os estudantes a distinguir a ética profissional da ética pessoal e teórica e, em seguida, sensibiliza os estudantes para uma questão importante levantada pela ética profissional, a de possíveis conflitos entre a moral dos papeis e a moral pessoal. O módulo também familiariza os estudantes com códigos de ética profissional, algo que os estudantes encontrarão quando começarem a trabalhar em uma profissão. Os estudantes podem já ter encontrado esses códigos que se aplicam ao ambiente universitário, como códigos de ética para professores. O módulo ajudará os estudantes a perceber o significado da ética profissional para várias entidades, incluindo instituições, indivíduos e sociedade em geral. Ao destacar a importância da ética profissional, o Módulo ajudará os professores a incentivar os estudantes a adotarem uma orientação ética em suas vidas profissionais. Se o módulo for ministrado como parte de um programa destinado a preparar os estudantes para uma profissão específica, como a medicina, negócios, direito, educação ou jornalismo, o professor poderá adicionar exemplos e práticas a essas profissões.

Os objetivos de aprendizagem deste módulo são:

  • Distinguir claramente entre ética pessoal, teórica e profissional
  • Pensar criticamente sobre questões éticas, encontradas em primeira mão em uma carreira, e aplique a ética pessoal, teórica e profissional a decisões morais incómodas, em profissões específicas
  • Entender os desafios colocados por conflitos potenciais entre a moral dos papeis e a moral pessoal e considere maneiras de resolvê-los
  • Compreender o papel dos códigos de ética profissionais, a diferença entre códigos de ética inspiradores e disciplinares e como os códigos profissionais podem ser aplicados em sua carreira
 
Seguinte: Seção quatro: Diretrizes de adaptação e projeto dos módulos
Regressar ao início