Este módulo é um recurso para professores 

 

Pensando criticamente através da ficção

 

Os filmes visam o entretenimento e informar os espectadores sobre a história, incidente ou pessoa. Muitos dos bons filmes abordam temas substantivos importantes e com conteúdo relevante para se entender a criminalidade organizada. Leia o sumário que se segue do filme (e veja o filme se ainda não o fez) e responda às questões que se seguem para estabelecer conexões com o assunto da criminalidade organizada. Por favor, tenha em consideração que os filmes, muitas das vezes, simplificam a realidade e podem perpetuar estereótipos.

 

Diamante de Sangue (2006) - Director: Edward Zwick

 

Crédito da fotografia

Diamante de Sangue começa com a imagem da captura do pescador Solomon Vandy (Djimon Hounsou) pelos rebeldes, em África, da Frente Revolucionária Unida (FRU). Solomon é forçado a trabalhar nas minas de diamantes como escravo, para financiar a guerra da FRU, sendo os diamantes trocados por armas. O superintendente de Solomon é o Capitão Poison (David Harewood), que vê Solomon enterrar um raro diamante rosa de 100 quilates, no momento em que ambos são capturados pelas tropas governamentais.

Danny Archer (Leonardo DiCaprio) é um mercenário branco do Zimbabwe, que troca armas por diamantes da FRU. Ele havia sido preso anteriormente por contrabando de diamantes na Libéria, e procura uma maneira de pagar a um mercenário Sul Africano, o Coronel Coetzee (Arnold Vosloo), os diamantes que perdeu quando foi capturado. Coetzee trabalha, por sua vez, para uma companhia de diamantes Sul Africana. Archer ouve uma conversa sobre a descoberta de um grande diamante rosa por Solomon, e oferece-se para o ajudar, a si e à sua família, em troca do diamante.

Archer conhece uma jornalista Americana, Maddy Bowen (Jennifer Connelly), que está a fazer a cobertura jornalística da guerra e do comércio ilegal de diamantes. Ele convence Bowen a ajudá-lo a encontrar a família de Solomon, localizando-os num gigantesco campo de refugiados da ONU. O filho de Solomon foi raptado e sofreu uma lavagem cerebral pela FRU, para se tornar uma criança soldado e, Archer promete resgatar o filho de Solomon se conseguir recuperar o diamante.

Archer e Solomon fingem integrar o grupo de jornalistas de Bowen, e acabam por se encontrar sob ataque, quando localizam tanto o diamante, como o filho, com lavagem cerebral, de Solomon num campo controlado pela FRU. Numa luta violenta, Archer mata o coronel Cetzee, e é baleado. Archer e Solomon escapam por uma montanha perseguidos pelos soldados, e Archer, em sofrimento pela sua ferida de bala, faz um último contacto a Bowen para o ajudar a tirar Solomon do país, vender o diamante e reuni-lo com a sua família.

Bowen fotografa secretamente a venda do diamante ao executivo da companhia de diamantes, e publica um artigo na revista, expondo o comércio de diamantes de “guerra” ou de “sangue”, em países em conflito e guerra civil. O filme termina com Solomon, numa conferência, falando sobre os diamantes de sangue em Kimberly, África do Sul, mencionando uma reunião real, em 2000, que levou ao Processo do Esquema de Certificação de Kimberly,  a fim de certificar a origem dos diamantes, que visa conter o comércio ilegal de diamantes de conflito. Diamante de Sangue foi nomeado para cinco Óscares da Academia, incluindo Melhor Actor (DiCaprio) e Melhor Actor Secundário (Hounsou).

Questões para discussão

a) Diamante de Sangue mostra as alianças instáveis entre uma empresa que procura diamantes, rebeldes que procuram armas, mercenários que procuram dinheiro, e civis inocentes apanhados no meio. Consegue encontrar elementos de conspiração, associação criminosa ou extorsão?

b) Este filme evidencia o poder da comunicação social em apresentar injustiças, e ajudar a fazer mudanças. Consegue identificar outros exemplos em que a atenção da comunicação social a atividades criminosas, ajudou a provocar mudanças positivas?

c) Porque é que alguns países decidiram incluir os jornalistas de investigação na esfera de proteção da obstrução à justiça?

 
Seguinte: Excertos de legislação
Regressar ao início