Este módulo é um recurso para professores 

 

Avaliação do risco dos mercados de produtos

 

Centrar mais a atenção nas atividades da criminalidade organizada e nos seus mercados, do que unicamente nos grupos, é importante para erigir uma base objetiva para estabelecer as prioridades da investigação e as estratégias de prevenção. Por exemplo, uma avaliação da Europol focada na grande criminalidade, que inclui o tráfico de estupefacientes, criminalidade organizada de contrabando, tráfico ilícito de migrantes, tráfico de pessoas, e fraude fiscal, além do tráfico ilícito de resíduos, crime contra a propriedade intelectual, corrupção desportiva, tráfico de espécies protegidas, e tráfico ilícito de armas de fogo. A corrupção, extorsão, branqueamento de capitais, e o cibercrime, também foram incluídos . (Europol, 2017)

A Comissão de Inteligência Criminal Australiana, incluiu na sua avaliação, a discussão do tráfico ilícito de estupefacientes, tabaco, armas de fogo, cibercrime, fraude fiscal, fraude com cartões de crédito, fraude de imigração, crimes ambientais, crimes contra a propriedade intelectual, exploração sexual de crianças, e tráfico de pessoas. (Australian Criminal Intelligence Commission, 2017) Avaliações da criminalidade organizada na África Oriental e Ocidental, focaram-se no tráfico de estupefacientes, tráfico ilícito de migrantes, tráfico de armas de fogo, produtos médicos falsificados, tráfico de marfim e pirataria marítima. (UNODC, 2013)Este vasto leque de produtos e serviços ilegais explorados pela criminalidade organizada, impõem uma abordagem objetiva para direcionar efetivamente as intervenções.

A avaliação do risco como uma abordagem objetiva para estabelecer prioridades

Considerando a necessidade para usar os recursos públicos da melhor forma, é imperativo focar a atenção nos problemas mais significativos que a criminalidade organizada suscita, que podem ser calculados com base na sua ameaça ou danos. As agências governamentais não conseguem lidar com os problemas de igual forma, considerando a dimensão desses problemas, e as ferramentas e recursos disponíveis, então uma abordagem pela avaliação do risco possibilita uma forma objetiva de priorização desses esforços. Quando levadas a cabo de forma periódica, as avaliações empíricas do risco, permitem um ajustamento continuado dos recursos públicos para as áreas em que se sinta maior necessidade.

 
 Seguinte: A avaliação do risco na prática
 Regressar ao início