Este módulo é um recurso para professores 

 

Pensando criticamente através da ficção

 

Os filmes visam o entretenimento e informar os espectadores sobre a história, incidente ou pessoa. Muitos dos bons filmes abordam temas substantivos importantes e com conteúdo relevante para se entender a criminalidade organizada. Leia o sumário que se segue do filme (e veja o filme se ainda não o fez) e responda às questões que se seguem para estabelecer conexões com o assunto da criminalidade organizada. Por favor, tenha em consideração que os filmes, muitas das vezes, simplificam a realidade e podem perpetuar estereótipos.

Tudo Bons Rapazes (1990) - Martin Scorsese, Director

Crédito da fotografia

Baseado no livro “Wiseguy” de Nicholas Pileggi, Tudo Bons Rapazes conta a história verídica de Henry Hill (Ray Liotta), que cresceu em Brooklyn, e admirava os membros da família criminosa Lucchese, no seu principal bairro italiano. “Desde que me lembro que queria ser um gangster”, disse Hill, desistiu da escola e foi trabalhar com o chefe da máfia local Paul Cicero (Paul Sorvino – personagem baseada no mafioso Paul Vario) e Jimmy Conway (Robert De Niro - personagem baseada em Jimmy Burke).

O filme conta a introdução e o trabalho de Henry Hill no grupo mafioso de Nova Iorque, e a sua derradeira captura, até se tornar informador. Porque Henry Hill é “meio” Irlandês, ele não se pode tornar um “homem feito” (membro pleno) da família do crime Italo-Americano. O filme retrata eventos verídicos, como a conspiração para roubar cargas no aeroporto, sequestro de camiões e, na generalidade, a violência brutal deste grupo.

Henry apaixona-se e casa-se com Karen (Lorraine Bracco), uma mulher judia, e acompanha-a ao clube noturno Copacabana diversas vezes por semana. Karen não está inteiramente satisfeita com o trabalho de Henry, mas gosta do estilo de vida. O casamento sofre um revés quando Henry leva uma amante e, numa cena famosa, Karen confronta Henry com uma arma enquanto ele está a dormir.

Henry e Jimmy Conway são enviados para a prisão por quatro anos, depois de atirarem um jogador para uma jaula de leão no jardim zoológico, para o convencer a pagar-lhes as dívidas de jogo. Henry acaba por recorrer aos estupefacientes para sustentar a família, embora Cicero o aviso sobre as longas penas de prisão por tráfico de estupefacientes, e o risco que representa para os chefes do crime. Henry ignora Cicero e envolve Karen, Tommy De Vito (Joe Pesci), Jimmy, e a nova amante, numa operação de estupefacientes em larga escala. Ao mesmo tempo, Jimmy Conway planeia um grande assalto ao aeroporto, no terminal de carga da Lufthansa. Depois de lhe terem prometido ser investido como um “membro efetivo” da família do crime, Tommy foi morto como retaliação de um homicídio anterior que ele tinha cometido com Henry e Jimmy.

Os muitos fios da vida de Henry Hill desatam-se de uma forma desastrosa, enquanto ele tenta equilibrar as remessas de cocaína, satisfazer a amante, evitar a polícia e manter os consumidores de estupefacientes satisfeitos, enquanto ele próprio consome cocaína. Henry é detido enquanto conduzia para o Aeroporto. Karen paga a fiança carcerária e destrói toda a cocaína que está em casa, e deixa-o sem dinheiro.

Depois de ser detido, Henry sente-se abandonado pelos seus associados, e é marcado como “morto” por lidar com cocaína, então ele decide tornar-se informador para o FBI. Acaba por entrar no programa de proteção de testemunhas depois de ter prestado declarações contra os seus antigos associados, fazendo a seguinte observação, “Viverei o resto da minha vida como um idiota”. O seu casamento com Karen terminou, e ela ficou com a guarda dos filhos.

Questões para discussão

a) Por que considera que Henry Hill idealizava, e finalmente se juntou, aos mafiosos que andavam pelo seu bairro?

b) Como explica que Henry mantinha o estilo de vida criminoso e os seus companheiros, mesmo depois de ser preso, apesar de temer pela própria vida?

Sobreviver a todo o Custo (2017) - Ric Roman Waugh, Director

Crédito da fotografia

Um bem sucedido corretor da bolsa de valores, com um casamento feliz e pai de um filho pequeno, Jacob Harlon (Nikolaj Coster-Waldau) passa sem intenção, enquanto conduzia embriagado, um sinal vermelho, provocando um acidente de viação que causa a morte do seu amigo e parceiro de negócios Tom (Max Greenfield). Foi condenado a uma pequena pena de prisão, na qual tem de se ajustar e aprender a lidar com as formas de vida na prisão. Durante este período, ele luta para fazer o melhor para a sua família fora do perímetro. As escolhas que faz na prisão, no entanto, têm repercussões ao longo da vida de Jacob.

Enquanto cumpria as suas primeiras penas, Jacob entra no recreio da prisão pela primeira vez e, acidentalmente, tropeça num prisioneiro Afro-Americano que reage de forma agressiva. Ele ataca o homem, tendo sido informado pelo seu advogado que seria preso na ala dos “rapazes crescidos”, e que talvez precisasse de reagir. Depois do incidente, Shotgun (Jon Bernthal), um tenente do gangue PEN1 – também conhecido como o Inimigo Público n.º 1 – um violento gangue de supremacia branca, aborda Jacob, e é levado para ver Bottles (Jeffrey Donovan), o atirador para a PEN1 na prisão. Jacob junta-se ao gangue e concorda em executar diversas tarefas para eles, desde tráfico de heroína para o recreio da prisão, e até mesmo ajudar a cometer um homicídio de outro membro do gangue da PEN1. É dado a Jacob o apelido de Dinheiro, considerando o seu passado ao mercado de valores mobiliários. Ele faz tatuagens ligadas ao gangue, e a sua personalidade começa a mudar.

Tendo demonstrado dedicação e compromisso com o gangue, Jacob é apresentado ao Beast (Holt McCallany), o interlocutor chefe para a Irmandade Ariana que tem estado em confinamento solitário nos últimos sete anos, mas ainda consegue gerir as atividades do gangue desde a prisão, graças a um guarda corrupto. Antes de ser libertado, Jacob recebe uma missão especial do Beast, que o coloca a comandar um negócio de armas de fogo em larga escala com Herman Gomez – o líder do Sureños, grupos de gangues largamente afiliadas que prestam tributo ao crime organizado Mexicano. Depois de afastar definitivamente a família e perceber que o Shotgun tem sido chantageado pela polícia para colaborar, Jacob mata-o e decide não cumprir o negócio das armas, e permite que a polícia o detenha. 

Jacobs é condenado a prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional. Ele recusa colaborar com as autoridades policiais, e é colocado na sua antiga cela. Beast ameaça-o e promete que vai magoar a sua família. Antecipando as ameaças, Jacob mata o Beast com uma lâmina de barbear que ele havia levado com ele. Coberto de sangue do Beast, Jacob informa o guarda corrupto que ele ficaria a cargo das operações do gangue. O filme termina com Jacob, cumprindo a sua pena de prisão perpétua, satisfeito com a sua família que vive uma vida segura longe da prisão.

Questões para discussão

a) Consegue explicar como os elementos das teorias abordadas neste Módulo se aplicam à vida e atividades de Jacob Harlon?

b) Por que acha que Jacob Harlon era incapaz de resistir a uma mudança para um estilo de vida criminoso? Qual foi a causa para ele ter escolhido a vida do crime?

 
 Seguinte: Exemplo de estrutura de aula
 Regressar ao início