Este módulo é um recurso para professores 

 

Questões para investigação e estudo independente

 

a) Escolha um incidente de criminalidade organizada recente no seu país/ região. Há alguma evidência que permita sugerir a aplicabilidade de um dos quatro tipos de explicações para as suas motivações?

b) De acordo com alguns observadores, a globalização e a desregulação das economias nacionais, conduziu a um aumento de oportunidades ilícitas. Discuta a relação entre globalização e criminalidade organizada.

c) Um crescente corpo de investigação afirma a pertinência de uma capacidade Estadual fraca, em aumentar a vulnerabilidade à criminalidade organizada. Em que medida a fragilidade Estadual tem impacto na criminalidade organizada? Consulte os indicadores mais recentes da  Fragile State Index e World Governance Indicators, e discuta a correlação entre a fragilidade Estadual e a criminalidade organizada. Apresente exemplos que sustentem a sua posição.

d) A 7 de outubro de 2005, Antonio Maria Costa, ex-diretor executivo do Escritório para Assuntos de Droga e de Crime das Nações Unidas (UNODC), declarou junto da Terceira Comissão (Assuntos Sociais, Humanitários e Culturais), ao iniciar o seu debate sobre a prevenção criminal, e justiça criminal, e o controlo internacional de estupefacientes, que “o crime era tanto a causa como a consequência da pobreza, insegurança e subdesenvolvimento”. Desenvolva a declaração e apresente exemplos.

e) No final de setembro de 2015, Chefes de Estado e de Governo dos Estados Membros das Nações Unidas, adotaram a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, que contém 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODSs). A implementação das metas no ODS 16 têm importância central para o sucesso geral da agenda. Analise os ODSs e discuta como é que o cumprimento destes objetivos, pode ter impacto internacional na resposta contra a criminalidade organizada transnacional.

f) Os desafios para prevenir e controlar a criminalidade transnacional derivam de várias fontes. Por exemplo, alguns tipos de crime derivam de particulares condições socioculturais, e experiências, que diferem de um país para o outro. Analise o papel da cultura e as possíveis determinantes da criminalidade organizada. Apresente alguns exemplos que sustentem a sua posição.

 
 Seguinte: Materiais de ensino adicionais
 Regressar ao início