Este módulo é um recurso para professores 

 

Pensando criticamente através da ficção

 

Os filmes visam o entretenimento e informar os espectadores sobre a história, incidente ou pessoa. Muitos dos bons filmes abordam temas substantivos importantes e com conteúdo relevante para se entender a criminalidade organizada. Leia o sumário que se segue do filme (e veja o filme se ainda não o fez) e responda às questões que se seguem para estabelecer conexões com o assunto da criminalidade organizada. Por favor, tenha em consideração que os filmes, muitas das vezes, simplificam a realidade e podem perpetuar estereótipos.

The Preppie Connection (2015): Joseph Castelo, Diretor

Crédito da fotografia

Este filme baseia-se na história verídica de um estudante do ensino secundário que contrabandeava 300 mil dólares americanos de cocaína pura para os Estados Unidos em 1984. O filme narra as façanhas de um grupo de estudantes de uma escola privada que geriam uma operação de distribuição de drogas no início dos anos de 1980. A história centra-se em Toby, um estudante bolseiro de classe baixa, que usa a sua credibilidade nas ruas e acesso a drogas para fazer amigos junto dos miúdos populares, eventualmente permitindo-lhe manter uma rede de tráfico de estupefacientes. Toby fica assoberbado enquanto conduz os seus amigos pelo perigoso mundo dos cartéis da droga Colombianos.

Questões para discussão e/ou tarefas

  • Veja o filme e/ou leia um resumo detalhado do enredo. Desenhe um mapa da rede da organização liderada por Toby e dos seus co-conspiradores e associados. Certifique-se de refletir sobre a dimensão, densidade, e centralidade da empresa.
  • A organização era organizada de forma vertical ou horizontal?
  • Como é que o Toby recrutava pessoas para a sua organização criminosa? As posições e cargos dentro da organização eram explicitamente definidos?
  • Quanta autoridade e poder decisório é que Toby tinha? O que é que o tornou o chefe da organização?
  • Como é que o Toby assegurava que os membros da sua organização criminosa seguiam as suas ordens? Ele recorria à violência para disciplinar os seus membros? As organizações criminosas podem ser geridas sem confiança entre os seus membros? Quais são os estereótipos que este filme utiliza?

Nefarious: O Mercador de Almas (2011): Benjamin Nolot, Diretor

Nefarious é um documentário sobre o comércio global do sexo. Ele documenta um bom exemplo da base económica da atividade criminosa. Milhares de mulheres e crianças pelo mundo são retratadas como peões descartáveis na satisfação à demanda global por sexo ilícito.

Nefarious é um retrato controverso sobre o tráfico de pessoas porque expõe o comércio do turismo sexual, em que os homens viajam para locais exóticos para ter relações sexuais com mulheres e crianças. Em filmagens encobertas, são reveladas as situações das pessoas exploradas, e da cumplicidade escondida de muitos em redor do mundo que, implícita ou explicitamente, permitem que esta indústria ilícita se mantenha e gere lucros. O filme também aborda a venda de mulheres como uma prática cultural, e a dificuldade que as vítimas enfrentam para escapar às circunstâncias de exploração.

Questões para discussão

  • A qual dos modelos analisados neste Módulo melhor se subsume a exploração de mulheres e crianças no negócio do turismo sexual: hierárquico, cultural, ou empresarial?
  • Se a procura ilícita é a condutora desta exploração, o que pode ser feito para reduzir esta procura, e reduzir a oferta de vítimas em elevado risco de exploração? 
 
 Seguinte: Exemplo de estrutura de aula
 Regressar ao início