Este módulo é um recurso para professores 

 

Resumo

 

Os grupos criminosos organizados caracterizam-se pelo seu derradeiro propósito, que é a obtenção de um benefício económico ou de outro benefício material. Com este objetivo, alguns grupos criminosos organizados estão ligados por laços étnicos partilhados, ou amizade, e por laços familiares, mas muitos outros organizam-se em redes menos formais. 

Os modelos de grupos criminosos organizados podem agrupar-se em três tipos em geral: aqueles que adotam uma estrutura hierárquica, aqueles que enfatizam ligações locais culturais, e aqueles que enfatizam a natureza económica e negocial da criminalidade organizada. Há alguns patamares de sobreposição entre estes modelos. Mas em todos os casos, a criminalidade organizada funciona como uma atividade empreendedora em que as oportunidades criminosas económicas são exploradas de acordo com a disponibilidade, a procura dos produtos ilícitos, a concorrência de outros grupos, e a capacidade regulatória e de execução das jurisdições envolvidas.

Ligações de redes menos formais, mais fluídas entre os membros dos grupos criminosos organizados desenvolveram-se, considerando a mudança da natureza dos mercados criminosos, a mudança das comunicações cibernéticas, e da disponibilidade dos produtos ilícitos na Internet e na Darknet. Esta situação permite que os criminosos evitem o contacto cara-a-cara uns com os outros – e em muitos casos com as suas vítimas -, levando a mudanças na forma como os grupos criminosos organizados se estruturam. 

 
 Seguinte: Referências bibliográficas
 Regressar ao início