BD/ Histórias em quadrinhos

 

Usando BD / quadrinhos para educar para o Estado de Direito

A banda desenhada (BD) ou histórias em quadrinhos têm um potencial transformador que pode ajudar os jovens estudantes a entender melhor algumas das ameaças mais graves da atualidade à justiça e ao Estado de Direito, assim como a entender os mais urgentes problemas relacionados com o crime no mundo. Com sua linguagem visual universal e a capacidade de envolver seu leitor, a BD/ quadrinhos oferecem uma oportunidade única de abordar questões complexas e de aprimorar as habilidades de alfabetização.

Assim, a E4J criou San Servolo, uma série de três histórias focadas no “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) número 16, sobre paz, justiça e instituições eficazes. A série de BD/quadrinhos foi desenvolvida com o objetivo de fornecer aos educadores um recurso que combine com os interesses e identidades pessoais dos estudantes e aumente seus esforços em aprender sobre os desafios globais do Estado de Direito.

A série de BD/quadrinhos busca tornar acessíveis e atrativos aos estudantes do ensino secundário temas como corrupção, crime organizado, terrorismo, tráfico de pessoas e tráfico ilícito de migrantes. Em San Servolo, essas questões se reúnem em uma realidade distópica e estão inseridas em uma história única, contada a partir da visão de dois adolescentes.

 

A História de San Servolo

Os quase quatro milhões de habitantes da ilha de San Servolo estão se preparando para uma celebração histórica: o primeiro ano com uma taxa de criminalidade zero. Essa conquista decorreu das políticas implementadas por Sejaun Tiruud, o jovem e corajoso líder que chegou ao poder após uma profunda crise econômica que resultou em profundo descontentamento social, revoltas populares nas ruas e uma onda crescente de crimes.

Tiago Sayab (19 anos, estudante de economia) e Belen Sayab (17, entusiasta de robótica e programação) são dois irmãos “servolonianos” que experimentaram a transformação social da ilha durante seus anos de formação. Eles têm muito orgulho de fazer parte dessa nova maneira de viver pacificamente. Enquanto se preparam para o "Air and Fire Festival" (Festival do Ar e do Fogo), uma descoberta chocante inicia uma série de eventos que mudarão San Servolo para sempre.
 

Vol. 1 - Criminalidade Zero 

Vol. 2 - Trabalho Forçado 

Vol. 3 - A Face do Terror 

 

Download de arquivos prontos para impressão de alta qualidade

 

Recursos para a sala de aula

 

Voltar ao topo