Cibercriminalidade

 

A sociedade está cada vez mais conectada à internet. Embora a Internet facilite nossas vidas, ela também pode nos expor à ameaça de crimes cibernéticos ou cibercriminalidade. O domínio sem fronteiras do ciberespaço é agravado pelo crescente envolvimento de indivíduos e grupos criminosos organizados que podem nos prejudicar. Essas ameaças vêm em diferentes formatos. O crime cibernético não seria possível sem a Internet e as tecnologias digitais, e a tecnologia é o seu alvo (por exemplo: criação, disseminação e implantação de vírus de computador e ataques à infraestrutura nacional crítica de TI). As ofensas ativadas pela cibercriminalidade, por outro lado, são aquelas facilitadas por nossas crescentes capacidades tecnológicas (por exemplo: fraude online, comércio online de bens ilícitos como drogas ou armas de fogo e exploração e abuso sexual online infantil).

A cibercriminalidade também está relacionada com a privacidade das pessoas. A maneira como nos comportamos online, pode expor dados privados e facilitar a exposição a diferentes ameaças no ciberespaço. Além disso, a privacidade também se relaciona às ações dos indivíduos, especialmente como as pessoas podem se prejudicar umas às outras (por exemplo, pelo compartilhamento não consensual de imagens privadas). Com as tecnologias digitais se infiltrando em todos os aspectos de nossas vidas, a segurança e proteção online/virtual se tornam igualmente mais importantes.

 

Mensagens-chave

  • A proteção da sua privacidade não depende apenas de você, mas também depende de outras pessoas. Privacidade é um direito, mas também é uma responsabilidade. É importante ter em mente que qualquer ação realizada online pode ter consequências para os outros.
  • Pense criticamente sobre o desenvolvimento de relacionamentos com pessoas online.
  • Conteúdo publicado online pode durar para sempre e pode ser compartilhado publicamente por qualquer pessoa.
 

Jogos de tabuleiro

Disponível apenas em inglês

Jogos online

Disponível apenas em inglês
x
x