Tráfico de armas de fogo

 

O crime organizado se manifesta de várias formas e atividades, desde tipos tradicionais de organizações criminosas até redes criminais transnacionais. O tráfico de armas de fogo está relacionado a todas as formas de crime organizado e refere-se ao comércio internacional de armas de fogo que não é devidamente autorizado pelos países envolvidos.

Armas de fogo são usadas como mercadorias de tráfico, expressão de poder ou até como forma alternativa de pagamento em troca de outras mercadorias ilegais (por exemplo drogas). Além disso, o tráfico de armas de fogo alimenta grupos insurgentes e terroristas, causando ou aumentando a instabilidade regional nas áreas afetadas. O comércio ilegal de armas de fogo também contribui para armar grupos criminosos urbanos e promover a violência relacionada com gangues em muitos países. Nesse aspecto, o tráfico e o uso indevido de armas de fogo estão intrinsecamente ligados a organizações e redes criminosas.

 

Mensagens-chave

  • Recorrer ao uso de armas de fogo não é uma maneira aceitável de resolver conflitos.
  • A morte, ferimentos e mágoas causadas pela violência armada são devastadoras. A ameaça e a realidade da violência armada podem afetar seriamente comunidades inteiras.
  • Armas de fogo em si não são ilegais; elas tornam-se ilegais quando desviados para o mercado ilegal ou mal utilizados para a prática de crimes.
 

Vídeo e guia do professor

Versão em português em desenvolvimento

Jogos online

Disponível apenas em inglês

Jogos de tabuleiro

[em breve]

x