Crime organizado

 

“Crime organizado” é um fenômeno em constante evolução que afeta todos os países. Grupos criminosos organizados são aqueles com três ou mais pessoas, algum nível de estrutura e que existem por um certo período de tempo com o objetivo de cometer pelo menos um crime grave (alguns exemplos de atividades que podem constituir um crime grave estão listados abaixo). Grupos criminosos organizados também agem de acordo com o objetivo geral de obter um benefício financeiro ou material. Grupos criminosos organizados frequentemente encontram seus principais meios de lucro na provisão de bens e serviços ilícitos em alta demanda pública. Exemplos de atividades para as quais os grupos criminosos organizados podem se dedicar incluem: tráfico de drogas, tráfico de armas de fogo, tráfico de pessoas, tráfico ilícito de migrantes, crimes contra a vida selvagem e crime florestal, mercadorias falsificadas, produtos médicos falsificados ou tráfico de bens culturais. Como o lucro está no cerne do crime organizado, esses grupos costumam fazer grandes esforços para esconder e proteger o que ganham com atividades ilegais, por meio de corrupção, lavagem de dinheiro, extorsão e outras formas de infiltração nos negócios e no governo. É comum que grupos criminosos organizados operem além fronteiras, e a variedade de áreas nas quais podem ser encontrados significa que estão mais presentes na sociedade do que normalmente se pode pensar.

 

Mensagens-chave

  • As atividades ilícitas de grupos criminosos organizados têm sérias consequências negativas para os indivíduos e a sociedade - elas afetam a segurança e a saúde das pessoas, enfraquecem as economias e reduzem a confiança nas instituições públicas.
  • Nós todos podemos reduzir o crime organizado e a utilização de serviços e produtos ilícitos através de nossas decisões diárias como consumidores.
  • Grupos criminosos organizados também operam no mundo virtual do ciberespaço (consulte a seção sobre cibercriminalidade).
 

Vídeo e guia do professor

Versão em português em desenvolvimento

BD / Histórias em quadrinhos

 

Jogos de tabuleiro

Disponível em inglês e espanhol

Jogos online

Disponível apenas em inglês