Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios e estudos de caso

 

Esta seção contém sugestões para exercícios educacionais em sala de aula ou pré-classe, enquanto uma tarefa pós-aula para avaliar a compreensão do aluno do Módulo é sugerida em uma seção separada.

Os exercícios nesta seção são mais adequados para turmas de até 50 alunos, onde os alunos podem ser facilmente organizados em pequenos grupos em que discutem casos ou realizam atividades antes que os representantes do grupo forneçam feedback para toda a classe. Embora seja possível ter a mesma estrutura de pequenos grupos em grandes classes composta por algumas centenas de alunos, é mais desafiador e a palestra pode querer adaptar as técnicas de facilitação para garantir tempo suficiente para discussões em grupo, além de fornecer feedback para toda a classe. A maneira mais fácil de lidar com a exigência de uma pequena discussão em grupo em uma grande classe é pedir aos alunos que discutam os problemas com os quatro ou cinco alunos sentados perto deles. Dadas as limitações de tempo, nem todos os grupos serão capazes de fornecer feedback em cada exercício. Recomenda-se que o palestrante faça seleções aleatórias e tente garantir que todos os grupos obtenham a oportunidade de fornecer feedback pelo menos uma vez durante a sessão. Se o tempo permitir, o professor pode facilitar uma discussão em plenário após cada grupo ter dado feedback.

Todos os exercícios nesta seção são apropriados para estudantes de pós-graduação e graduação. No entanto, como o conhecimento prévio e a exposição dos alunos a essas questões variam muito, as decisões sobre adequação dos exercícios devem ser baseadas em seu contexto educacional e social.

Exercício 1: Uma introdução à prevenção do extremismo violento

Exercício 2: Caminhada na galeria (ver o Guia de Ensino)

Criar, por exemplo, 3 - 5 posições (dependendo do tamanho da classe), cada uma com um dos principais condutores do extremismo em torno do qual a Agenda VE 2015 do Secretário-Geral das Nações Unidas é enquadrada:

(1) Falta de oportunidades socioeconômicas
(2) Marginalização e discriminação
(3) Má governança, violações dos direitos humanos e do Estado de Direito
(4) Conflitos prolongados e não resolvidos
(5) Radicalização da prisão

Peça a cada posição para examinar duas questões da perspectiva do determinado motorista que identifica (por exemplo, falta de oportunidades socioeconômicas):

(1) Identificar alguns exemplos específicos de fatores relevantes para este condutor do extremismo violento.
(2) Quais são algumas das principais maneiras pelas quais este condutor do extremismo violento pode ser combatido?

Estudo de caso 1: Extraditando um combatente terrorista estrangeiro

Uma mulher do seu país era conhecida por ter viajado para as zonas de conflito. Informações obtidas com suas contas de mídia social e pegada na Internet revelam que ela é casada com um lutador terrorista, mas não há evidências sugerindo que ela esteve diretamente envolvida em atividades terroristas ou lutas de qualquer tipo. Entrevistas com familiares próximos os inocentaram de qualquer envolvimento e a visão geral deles era de "choque e consternação" que uma jovem inteligente, bem-intencionada e calorosa com um futuro brilhante poderia tomar tal caminho.

Há menos de um ano, a menina deu à luz o primeiro filho do casal, e atualmente está grávida de três meses do segundo filho. O marido postou fotos em um canal nas redes sociais intitulado "novo filhote da luta armada" com seu filho recém-nascido ao lado de uma arma automática.

Recentemente foi confirmado que o marido da mulher, e pai das duas crianças haviam sido mortos em combate. Desde então, a mulher estabeleceu o contato com a família e disse que quer "voltar para casa" e que estava "presa antes" e que "não podia escapar, estava tão assustada, mas não havia saída". Ela afirmou que viu mulheres que tentaram escapar de serem mortas. Ela expressou que está disposta a falar com as autoridades.

As perguntas abaixo são fornecidas como um guia para auxiliar na concepção e/ou implementação de estratégias e planos PVE/CVE ao considerar a resposta adequada ao cenário acima:

a. Qual é o status das duas crianças em termos de nacionalidade?
b. Quais são as opções para o retorno deles?
c. Se ela voltar, como você vai saber?
d. Isso vai diferir dependendo do modo de transporte dela?
e. O que acontecerá imediatamente quando ela chegar?
f. A criança será levada sob custódia protetora?
g. Que ofensas a mulher pode ter cometido?
h. Que recursos ou suportes precisarão ser colocados em prática?
i. Quem precisa saber imediatamente de seu retorno? Quem mais deve saber?

Estudo de caso 2

Uma garota que se radicalizou através do contato online com um recrutador terrorista é parada pelas autoridades em uma fronteira perto de uma zona de atividade terrorista conhecida, e é devolvida ao seu país de origem. Alguns dos fatores de "pressão" incluíam familiares abusivos a quem ela não queria voltar ao convívio.

  • Como as autoridades devem abordar as meninas voltarem ao seu país de origem?
  • Que tipo de medidas deve ser tomadas para sustentá-la e a sua família (por exemplo, providenciar acomodação alternativa, arranjos especiais que permitam a comunicação e reuniões presenciais com familiares e amigos próximos, mantendo os arranjos em segredo dos membros abusivos da família)
  • Quais fatores devem levar em consideração a tomada de decisões nesta situação?
 
Seguinte: Exemplo de estrutura de aula
Regressar ao início