Este módulo é um recurso para professores 

 

Abordagens regionais e multilaterais para prevenir e combater o extremismo violento

 

Tanto antes, quanto em prol do Plano de Ação VE, as organizações sub-regionais e regionais têm se envolvido em uma série de atividades destinadas, em última instância, a prevenir e combater o extremismo violento de forma mais eficaz. Segue-se aqui uma visão ilustrativa, completa, das abordagens regionais e multilaterais.

A região africana

O aumento de eventos terroristas e extremismo violento tem sido a fonte de ameaças significativas à paz e à segurança na região africana. Casos de extremismo violento ocorreram em todo o continente. A título de ilustração, na Tunísia houve uma onda de ataques fatais, atribuídos ao ISIL pelo Governo da Tunísia (Projeto Contra o Extremismo); enquanto na Nigéria, o Boko Haram impactou negativamente na vida de milhares (Maclean, 2018); como tem sido o caso também na Somália devido às atividades muitas vezes brutais do al-Shabaab, que às vezes se estendem a países vizinhos como Quênia e Uganda (Ramdeen, 2017). Em resposta, o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, uma "plataforma para os Estados Membros da União Africana projetarem suas preocupações de política externa em relação às questões de paz e segurança" (Conselho de Paz e Segurança da União Africana), tem agido para condenar fortemente "ideologias e narrativas extremistas violentas, e reconhecer o papel integral desses fenômenos na execução final de atos terroristas" (ver também ISS, 2017). Como resultado, o Conselho ressaltou a necessidade de combater o extremismo, instando os Estados-Membros a "exercer em seus esforços máximos para abordar efetivamente as causas básicas e as condições subjacentes propícias para a disseminação do terrorismo" (União Africana paz e segurança, (A)).

Uma preocupação central da União Africana é lidar efetivamente com a ameaça que o extremismo violento representa. Para isso, o Conselho de Paz e Segurança concentrou grande parte do seu trabalho em lidar com isso. Por exemplo, em outubro de 2017, o Conselho convocou sua 728ª reunião para abordar "[t]ele papel das mulheres na prevenção e combate ao extremismo violento na África" (Conselho de Paz e Segurança da União Africana, (B)), reflexo da Resolução 1325 (2000) do Conselho de Segurança sobre Mulheres, Paz e Segurança. Por meio de um preâmbulo das discussões, o Conselho reiterou a importância da ameaça de que o extremismo violento representa não apenas para questões de paz e segurança, mas também para a realização de um "desenvolvimento sustentável no continente africano" (Conselho de Paz e Segurança da União Africana, (B)). O Conselho reconheceu ainda o papel fundamental que as mulheres podem desempenhar no combate ao extremismo violento, e que para facilitar isso a União Africana deve continuar a promover os direitos das mulheres devido ao trabalho relacionado ser um dos "fatores de sucesso na prevenção e combate ao flagelo do extremismo violento" (Conselho de Paz e Segurança da União Africana, (B)). O Conselho ressaltou a "importância de institucionalizar a integração das perspectivas de gênero em todas as políticas e programas nacionais, bem como de promover e garantir a participação efetiva das mulheres na tomada de decisões, particularmente na implementação da agenda de paz e segurança no continente africano" (Conselho de Paz e Segurança da União Africana, (B)).

Da mesma forma, a Divisão de Jovens da União Africana reconheceu a importância do aumento do engajamento com os jovens da África em questões de PVE/CVE, como parte de uma abordagem regional mais abrangente. O objetivo da Divisão da Juventude, em matéria de extremismo violento, é recorrer ao "soft power (poder psicossocial) da religião e do diálogo" a fim de promover "valores de tolerância, respeito mútuo e melhor compreensão centrados nos valores intra e inter-religioso, inter-religiosos e interculturais que são os princípios fundamentais para a integração e a paz", com a esperança de que isso incentive a mudança comportamental nas comunidades e indivíduos  (Conselho de Paz e Segurança da União Africana, (B)). Tal "abordagem suave" foi adotada, por exemplo, na Nigéria pelo Escritório do Conselheiro de Segurança Nacional (CTED, Centro Internacional de Contraterrorismo, 2015, p. 8). 

É evidente que, para garantir medidas eficazes contra o extremismo violento, a região africana tem procurado abrir mais diálogo com a sociedade civil e se envolver melhor com uma parcela mais ampla da sociedade do que havia sido anteriormente no caso das questões relacionadas à PVE/CVE, indicando um movimento em direção a estratégias mais holísticas que não estão estritamente focadas na securitização. Dito isto, embora, entre outros, o Conselho de Paz e Segurança tenha continuado a enfatizar a necessidade de se envolver com uma ampla gama de atores nos esforços da PVE/CVE - incluindo maior envolvimento de mulheres, líderes de grupos religiosos, líderes comunitários, instituições de ensino e jovens (Conselho de Paz e Segurança da União Africana, (C)) - até hoje forneceu pouco no caminho da orientação substantiva sobre como isso pode ser jogado fora na prática, seja por mulheres ou outras partes-chave. 

A região asiática

A existência e os impactos do extremismo violento não são novos para a região asiática, embora a região tenha experimentado um aumento nas atividades relacionadas durante a última década, especialmente. Em resposta, a região está comprometida em abordar essas questões, inclusive através dos auspícios das organizações regionais. A  Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), por exemplo, reconheceu que deve "trabalhar em conjunto no combate a todas as formas de terrorismo e extremismo violento" (ASEAN, 2017); enquanto a  Organização de Cooperação de Xangai (SCO) enfatizou a necessidade de adotar e finalizar, em seguida, implementar a Convenção Abrangente sobre o Combate ao Terrorismo Internacional (discutida no Módulo 4). Além disso, a SCO ecoou a ASEAN ao reconhecer a importância de garantir uma maior cooperação entre os seus Estados-Membros, a fim de neutralizar as atividades de indivíduos e entidades relativas ao recrutamento e treinamento daqueles que possam realizar atividades extremistas violentas, ao mesmo tempo em que continua a enfatizar a importância de os Estados-Membros "realizarem exercícios antiterroristas conjuntos regularmente" (Declaração de Astana, 2017, p. 5). Como foi observado no Módulo 4, o SCO também é único em ter um instrumento antiterrorismo que rege atividades extremistas e terroristas.

É interessante notar que tais declarações geralmente carecem de qualquer mecanismo de PVE ou CVE claramente formulado, como foi observado por Gregory Rose e Diana Nestorovska em sua avaliação comparativa dos tratados regionais contra o terrorismo (Rose e Nestorovska, 2006, pp. 157-185). Eles descobriram que a linguagem utilizada dentro de instrumentos e acordos relacionados era muitas vezes vaga com obrigações de acompanhamento incertas, e foram da opinião de que a maioria das medidas destinadas à prevenção e à cooperação de inteligência eram insubstanciais

Olhando para a forma que as respostas regionais ao extremismo violento tomaram, é interessante notar também que, na Declaração de Astana dos Chefes de Estado do documento da Organização de Cooperação de Xangai, por exemplo, o SCO deu pouca atenção direta às respostas não securitizadas sobre essas questões. Dito isto, a SCO reconhece a importância do desenvolvimento socioeconômico, em termos gerais, e que os Estados devem agir para cumprir seu próprio potencial econômico, o que deve auxiliar na mitigação, pelo menos até certo ponto, dos condutores do extremismo violento. Alguns desafios relacionados permanecem, porém, ilustrados pelo fato de que muitas propostas de nível nacional destinadas a combater o extremismo violento são, principalmente, focadas na segurança (Almuttaqi, 2015).

Também houve movimentos marcados para medidas preventivas "mais suaves". Por exemplo, o primeiro projeto do Governo indonésio para enfrentar o extremismo violento, embora ainda fortemente orientado para abordagens tradicionais de aplicação da lei, no entanto, complementa-os com o reconhecimento de que é importante implementar uma abordagem suave e persuasiva, a fim de evitar que os motoristas do extremismo violento emergem. Nesse sentido, o projeto indonésio observou vários fatores que exigiram atenção especial: a pobreza; discordância política; educação pobre; social, cultural; e condições psicológicas; assim como a tecnologia (Agência Nacional contra o Terrorismo, 2014). Sinergias evidentes podem ser vistas entre estes e o Plano de Ação VE do Secretário-Geral das Nações Unidas.

Assim como na região africana, parece haver uma consciência crescente do papel significativo que as mulheres podem e devem desempenhar nos esforços da PVE/CVE. O Fórum da Ásia Oriental, um instituto de pesquisa com foco na região Ásia-Pacífico, por exemplo, identificou o papel diversificado que as mulheres podem desempenhar para ajudar na prevenção da disseminação de ideologias fundamentalistas. Da mesma forma, o grupo de pesquisa Monash Gender, Peace and Security - especializado no papel das mulheres na prevenção e combate ao extremismo violento - reconheceu em seu artigo Preventing Violent Extremism: gender perspectives and women's role a "impressionante variedade de maneiras pelas quais as mulheres estão individual e coletivamente" envolvidas na PVE. Identificou que o papel das mulheres na PVE e na CVE vai "muito além de seus papéis familiares" (True e Eddyono, 2017, p. 7), e que os Estados devem apoiar as mulheres que trabalham e lideram dentro da comunidade (True e Eddyono, 2017, p. 15). Além de reconhecer o papel das mulheres, um dos principais focos do Estudo Monash foi a importância da promoção da igualdade de gênero como sendo o "contradiscurso mais poderoso para interpretações extremistas da religião" (True e Eddyono, 2017, pp. 15-16). 

A região europeia

A região europeia também experimentou efeitos significativos atribuíveis a atividades extremistas violentas. Como um relatório publicado pela Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) em 2017 comenta:

Praticamente não há nenhum país na OSCE que não tenha sido afetado pelo extremismo violento. Em 2016, ataques terroristas nos Estados participantes da OSCE causaram mais de mil mortes. Eles destruíram bilhões de euros em propriedades e infraestruturas, minaram a confiança das pessoas no governo e nas instituições, e criaram medo e suspeita entre membros de diferentes comunidades étnicas e religiosas. Extremistas violentos não só causam morte e destruição, como envenenam sociedades com ideologias odiosas e dificultam o desenvolvimento pacífico, o diálogo e a cooperação. Os Estados participantes da OSCE há muito reconhecem este desafio. (Neumann, 2017, p. 2).

Em termos de OSCE, dentro de sua adesão que abrange países de além da região europeia, seus esforços são enquadrados em torno de "Combate ao Extremismo Violento e radicalização que levam ao terrorismo" (VERLT) e vinculados ao seu Quadro Consolidado na Luta contra o Terrorismo (OSCE, Conselho Permanente, 2012), juntamente com duas Declarações Ministeriais adotadas em 2015 (OSCE, Conselho Ministerial, 2015) e 2016 (OSCE, Conselho Ministerial, 2016). Com relação ao Quadro de 2012, identificou a VERLT como uma de suas oito "áreas de foco estratégico" (OSCE, Conselho Permanente, 2012, paras. 14-17). Entre seus fatores identificados estão "fatores socioeconômicos negativos", violações dos direitos humanos, discriminação e intolerância, juntamente com conflitos violentos.

A Declaração Ministerial de 2015 reconheceu que era necessária uma abordagem multidimensional para os esforços antiterroristas, incluindo a necessidade de abordar as causas subjacentes, como os "vários fatores sociais, econômicos, políticos e outros, que poderiam gerar condições nas quais as organizações terroristas poderiam se engajar no recrutamento e ganhar apoio". (Preâmbulo). O foco principal da Declaração de 2015 foi fortalecer a cooperação internacional, inclusive por meio do intercâmbio de melhores práticas e ideias. (Preâmbulo). Além disso, embora a Declaração tenha reconhecido que a responsabilidade primária pelos esforços para combater tanto o extremismo violento quanto o terrorismo recai sobre os Estados, também destacou a exigência premente para que todas as partes interessadas estejam plenamente envolvidas, notadamente "jovens, famílias, mulheres, vítimas de terrorismo, líderes religiosos, culturais e educacionais, sociedade civil, bem como a mídia". (Preâmbulo). Um tema abrangente da Declaração de 2016 foi reiterar a importância da adesão ao Estado de Direito, incluindo os princípios fundamentais que sustentam a Estratégia CT das Nações Unidas (por exemplo, paras. 4 e 6). De nota especial também, as Declarações de 2015 e 2016 referem-se expressamente aos esforços da PVE e da CVE, sugerindo novamente uma distinção entre os dois conceitos discutidos anteriormente. Em busca desses objetivos, a OSCE tem realizado múltiplas e variadas iniciativas que vão desde conferências de alto nível e reuniões até iniciativas de base (Neumann, 2017, pp. 33-38).

No mesmo relatório de 2017, seu autor, Peter Neumann, concluiu que, apesar das múltiplas complexidades e desafios enfrentados pela OSCE em seus esforços para combater o extremismo violento e a radicalização, que havia aspectos particulares sobre os quais a Organização agregava valor: (1) "Seu papel na prevenção e resolução de conflitos, na promoção dos direitos humanos e na salvaguarda dos direitos das minorias nacionais..... "; (2) “Sua forte presença local, particularmente na Ásia Central e nos Balcãs Ocidentais...."; e (3) “Sua associação diversificada e poder de convocação...."  (Neumann, 2017, p. 2). Entre os principais desafios identificados por Neumann estava o fato de que muitas vezes as partes interessadas-chave não falavam uma língua comum ou tinham entendimentos conflitantes sobre os fatores e consequências subjacentes do extremismo violento e da radicalização (Neumann, 2017, pp. 2-3). 

Da mesma forma, a União Europeia (UE) tem se empenhado ativamente em questões relacionadas ao PVE e à CVE, particularmente desde a adoção de sua Estratégia de Prevenção da Radicalização e do Recrutamento, promulgada pela primeira vez em 2005 (União Europeia, Conselho Europeu, 2005), que é periodicamente atualizada. O conceito de "prevenção" constitui um dos quatro pilares da UE que sustentam sua Estratégia De Combate ao Terrorismo da UE (União Europeia, Conselho Europeu, 2005).  Como tal, a prevenção da radicalização constitui um aspecto integral das atividades regionais contra o terrorismo da UE, o que se reflete também na Agenda Europeia de Segurança 2015 (União Europeia, Comissão Europeia, 2015). Como observou a Comunicação da Comissão Europeia de 2016, ao expressar seu apoio ao Plano de Ação VE, "[  a radicalização violenta não é um fenômeno novo; no entanto, suas manifestações mais recentes, sua escala, bem como o uso de novas ferramentas de comunicação apresentam novos desafios que exigem uma abordagem que aborda tanto as implicações imediatas de segurança da radicalização quanto as causas básicas, reunindo todos os atores relevantes em toda a sociedade." (União Europeia, Comissão Europeia, 2016). Embora a UE considere que a principal responsabilidade de lidar com a radicalização e o extremismo violento recai sobre os Estados, no entanto, procura apoiar os Estados nesse sentido nas seguintes atividades:

(i) apoiar pesquisa, construção de evidências, monitoramento e networking; (ii) combater a propaganda terrorista e o discurso de ódio online; (iii) abordar a radicalização nas prisões; iv Promover a educação inclusiva e os valores comuns da UE; v Promover uma sociedade inclusiva, aberta e resiliente e alcançar os jovens; vi a dimensão de segurança de abordar a radicalização e; (vii) a dimensão internacional. (União Europeia, Comissão Europeia, 2016).

Em termos dos principais "drivers propícios à radicalização", a Comunicação de 2016 identificou-os como incluindo:

[Um] forte senso de alienação pessoal ou cultural, injustiça ou humilhação percebida reforçada pela marginalização social, xenofobia e discriminação, limitação de possibilidades de educação ou emprego, criminalidade, fatores políticos, bem como uma dimensão ideológica e religiosa, laços familiares não estruturados, trauma pessoal e outros problemas psicológicos. (União Europeia, Comissão Europeia, 2016).

Em particular, identificou o papel facilitador significativo para os recrutadores para o extremismo violento das mídias sociais que "fornecem conectividade, participação virtual e uma câmara de eco para visões extremistas semelhantes" juntamente com os prazos relativamente curtos em que a radicalização pode ocorrer. Até o momento, estima-se que 4.000 cidadãos da UE se juntaram às fileiras de "combatentes estrangeiros". (União Europeia, Comissão Europeia, 2016).

A UE também adotou uma série de outras medidas voltadas direta ou indiretamente aos esforços da PVE/CVE, como a diretiva de serviços de mídia audiovisual,  que exige que os Estados-Membros garantam que  os serviços de mídia audiovisual  – como transmissões de TV e serviços de vídeo sob demanda – não contenham quaisquer materiais que incitem ao ódio com base em raça, sexo, religião ou nacionalidade (União Europeia, Parlamento Europeu e Conselho, 2010). Também busca abordar questões relativas à radicalização nas prisões, melhor engajamento com os jovens, bem como apoiar países terceiros (ou seja, estados não-UE) para abordar os fatores subjacentes da radicalização. (União Europeia, Comissão Europeia, 2016).

Para a com completude, faz-se aqui uma breve menção sobre o Conselho da Europa, que também se envolveu em atividades da PVE/CVE. As principais áreas de seu foco institucional têm sido a CVE nos contextos de radicalização da juventude (por exemplo, através da realização de conferências sub-regionais) bem como nas prisões (por exemplo, através do desenvolvimento de um manual e outras orientações para garantir o cumprimento das Partes Contratantes com suas obrigações nos termos da Convenção Europeia sobre Direitos Humanos), mais detalhes dos quais estão incluídos na caixa de "ferramentas" abaixo. 

A região Interamericana

As Américas também experimentaram os efeitos do extremismo violento, com os ataques mais significativos até agora sendo os do 11 de Setembro, o que aumentou consideravelmente a atenção regional dada ao terrorismo e aos assuntos relacionados ao extremismo violento. Por exemplo, logo após os ataques, em 2002, a Organização dos Estados Americanos (OEA) adotou a Convenção Interamericana Contra o Terrorismo (ver mais módulo 5). Refletindo as prioridades regionais no momento de sua adoção, o foco principal do texto da Convenção foi a CVE por meio de medidas de justiça criminal, enfatizando também a importância de organizações terroristas famintas dos recursos financeiros necessários para apoiar suas atividades terroristas. Reconheceu-se ainda que era necessário um esforço conjunto para "fortalecer e estabelecer novas formas de cooperação regional" com vistas à erradicação do comportamento extremista violento. Em junho de 2018, 24 dos 33 Estados-Membros da OEA ratificaram a Convenção. O extremismo violento continua a representar desafios significativos e ameaças à segurança em toda a região, seja na forma de ataques de "lobo solitário", como ocorreu na América do Norte (2017, BBC News; Bajekal, 2014), ou cooperação ou convergência entre atores extremistas violentos e grupos criminosos organizados na América do Sul (Fowler, 2016).

Apesar disso, medidas diretas para prevenir ou combater o extremismo violento, pelo menos dentro dos auspícios da OEA, parecem ser relativamente poucas. Com exceção da resolução ou instrumento ocasional adotado pela Assembleia Geral da OEA sobre questões relacionadas ao terrorismo, a entidade mais ativamente envolvida com as atividades antiterrorismo é o Comitê Interamericano contra o Terrorismo (CICTE). Um elemento primordial do seu mandato é promover e desenvolver a cooperação entre os Estados-Membros para "prevenir, combater e eliminar o terrorismo". O que fica evidente nas resoluções, documentos e assim por diante da OEA, incluindo os da Assembleia Geral e do CICTE, é que o foco central permanece no fortalecimento da cooperação entre os Estados-Membros da OEA, especialmente no que diz respeito às questões prioritárias do terrorismo, bem como quaisquer ligações entre "terrorismo e tráfico ilícito de drogas, tráfico ilícito de armas, lavagem de dinheiro e outras formas de crime organizado transnacional, e....... atividades ilícitas [que] podem ser utilizadas para apoiar e financiar atividades terroristas" (CICTE, OEA/Ser.L/X.2.11. CICTE/DEZ.1/11).

É evidente que pelo menos algumas dessas atividades cooperativas são fortemente focadas em segurança, sugeridas por uma das principais saídas da Assembleia Geral da OEA sobre o terrorismo, ou seja, sua Declaração de Reafirmação do Compromisso do Hemisfério com o Combate ao Terrorismo em 2008. Isso reconheceu "a contribuição significativa das forças de segurança dos Estados-Membros na luta contra o terrorismo e que, a este respeito, são necessárias adequadas a capacitação, treinamento e equipamentos para enfrentar esta ameaça, e que isso requer o fortalecimento da cooperação internacional nessas áreas" (CICTE, OEA/Ser.L/X.2.8). O outro foco central para medidas cooperativas tem sido o fortalecimento dos mecanismos de justiça criminal (ver também a Convenção Interamericana contra o Terrorismo, preâmbulo). Isso é ilustrado pelo plano de trabalho mais recentemente disponível da CICTE, que descreve o elemento "Compromisso de Melhorar a Cooperação para Prevenir, Combater e Eliminar o Terrorismo" como focalizando medidas como "troca mútua de informações, melhores práticas e expertise e melhor acesso a fontes de assistência técnica e financeira para construção de instituições" (CICTE, OEA/Ser.L/X.2.11. CICTE/DEZ.1/11, para. 5) bem como outras atividades, incluindo " assistência legislativa e combate ao financiamento do terrorismo" (CICTE, OEA/Ser.L/X.2.11. CICTE/DEZ.1/11, para. 10).

Como tal, não se faz menção expressa à radicalização, prevenção ou combate ao extremismo violento, dentro das principais saídas da OEA, incluindo sua convenção antiterrorismo de 2002. Possivelmente essas questões estão dentro da competência mais ampla dos conceitos de "Prevenir, Combater e Eliminar". Portanto, não está claro quais são as prioridades regionalmente amplas ou quais medidas estão sendo tomadas em relação às agendas PVE e CVE, inclusive em prol do Plano de Ação VE do Secretário-Geral. É evidente também que as atuais prioridades relacionadas ao terrorismo permanecem na segurança cibernética, na proteção de infraestruturas críticas, na busca da Resolução 1540 (2004) do Conselho de Segurança sobre a prevenção de que armas de destruição em massa caiam nas mãos de atores terroristas não-estatais, bem como do financiamento terrorista, em vez de abordar as causas subjacentes da motivação terrorista para tais atividades (ver mais  documentos do CICTE). É possível que isso possa mudar no futuro, refletindo as abordagens nacionais de sua adesão, por exemplo, a  Estratégia Conjunta de Combate ao Extremismo Violento desenvolvida pelo Departamento de Estado dos EUA e pela USAID que incorpora elementos PVE e CVE. 

As regiões do Oriente Médio e do Golfo

As regiões geográficas cobertas pela adesão da Liga dos Estados Árabes (LAS), bem como da Organização de Cooperação Islâmica (OIC) - incluindo, mas não se limitando às regiões do Oriente Médio e do Golfo - também foram severamente impactadas pelo extremismo violento.

Embora um foco primário da LAS seja impedir que atores não-estatais adquiram armas de destruição em massa, preocupa-se também com fatores que estão alimentando ainda mais a instabilidade regional e as atividades terroristas. Isso é ilustrado pelos principais resultados de sua conferência sobre Segurança Regional e Desafios enfrentados pela Região Árabe, realizada pela LAS em fevereiro de 2015. Além de seu foco primário contínuo em medidas "duras", notadamente abordagens militares e legislativas (incluindo a justiça criminal), reconheceu a necessidade de uma abordagem paralela, "mais suave", "mais multidimensional". Por exemplo, reconhece a necessidade de "os Estados árabes encontrarem um acordo político para os conflitos na região, particularmente na Síria, Iraque, Líbia e Iêmen, bem como em outros países que presenciam conflitos civis. Paralelamente, os esforços devem se concentrar no combate ao terrorismo, a fim de eliminá-lo e enfrentar o extremismo (tanto intelectual quanto religioso) abordando suas causas básicas e drenando os recursos dos extremistas." A conferência adotou uma série de propostas específicas em termos de etapas futuras, incluindo:

  • "Confrontar coletivamente a ameaça representada pelo terrorismo e trabalhar na degradação da força física das organizações terroristas (tanto militares quanto financeiras), e sua capacidade de influenciar a opinião pública e atrair jovens;
  • Enfatizar a necessidade de desenvolver uma ampla gama de políticas sociais para privar organizações terroristas de qualquer incubadora que forneça proteção e cobertura;
  • Os participantes da conferência exigem que a Secretaria-Geral da Liga dos Estados Árabes, em colaboração com centros de pesquisa (e) instituições de estudos estratégicos, desenvolva estratégias multidimensionais abrangentes para derrotar o terrorismo. Essas estratégias devem tomar medidas para ampliar a participação política. Assim, tais medidas criarão um sistema democrático que atenda ao desenvolvimento global e à justiça social, bem como envolverá organizações da sociedade civil na luta contra a violência e o extremismo;
  • Tais mecanismos devem ser complementados com uma campanha de combate a ideologias que perpetuam o ódio e a violência. Uma campanha de mídia que condene crimes terroristas e a promoção do ódio religioso, sectário, étnico ou regional deve ser implementada ao mesmo tempo em que promove a liberdade de expressão. Além disso, a reforma dos sistemas e currículos educacionais é necessária para garantir uma base sólida para evitar o surgimento de ideias extremistas que servem como base ideológica do terrorismo.
  • Os participantes valorizam os esforços de Al-Azhar Al-Shareef e outras instituições religiosas em países árabes e islâmicos para refutar as interpretações errôneas do Islã. Essas instituições têm um papel importante na correção de equívocos promovidos por grupos extremistas....... Possíveis mecanismos para conseguir isso seriam através do estabelecimento de uma entidade para combater a ideologia extremista, a formulação de um discurso religioso que destaca a tolerância do Islã e uma resposta a ideologias errôneas.
  • Os confrades acreditam que a Secretaria-Geral deve criar um comitê de trabalho que inclua todos os setores da sociedade, em particular organizações da sociedade civil, para promover a segurança regional e enfrentar os desafios na região árabe....".

Assim como o LAS, o OIC também aborda ameaças representadas pela violência extremista em grande parte através da segurança e lentes militares. Isso é ilustrado por sua Resolução nº 21/44-POL "Sobre o Combate [do] Terrorismo nos Países da Região Sahel-Saariana" durante sua recente 44ª Sessão do Conselho de Ministros das Relações Exteriores (realizada de 10 a 11 de julho de 2017) que "[encorajou] Estados-Membros da OIC, no âmbito desta luta, apoiar os países da região do Sahel, particularmente ao Sahel G5,  através, entre  outros, reforçando a capacidade das forças de  defesa e segurança, e solicita à ONU que forneça à MINUSMA um mandato robusto que lhe permita enfrentar ameaças terroristas e apoiar os países do Sahel G5 no estabelecimento de uma força de resposta rápida." (Pará 2). Ficou evidente nesta Resolução que as prioridades naquela região são "tráfico de drogas, tráfico de pessoas e tomada de reféns levando a resgates como a principal fonte de financiamento das atividades de grupos terroristas" (parágrafo 1) - ou seja, com as ameaças e questões imediatas, em vez de abordar as causas subjacentes a tais atividades.

Embora a OIC se refira ao extremismo, isso tende a estar no contexto de suas preocupações com as deturpações sobre a fé islâmica e sua preocupação em combater o "extremismo religioso" (ver, por exemplo, Conferência da Cúpula Islâmica, Cúpula de Istambul, 2016, paras. 99 e 110). Nesse sentido, a OIC reconhece a necessidade de medidas "mais suaves". Por exemplo, durante sua 13ª Sessão da Conferência da Cúpula Islâmica em 2016, "tomou nota do recente estabelecimento da Liga de Ulemas, Pregadores e Imãs dos países do Sahel em Adrar, Argélia e expressou [seu] .... apoio ao seu papel e ação no combate ao extremismo religioso que ameaça a estabilidade e a segurança na região, e para a disseminação dos valores islâmicos de tolerância e diálogo". (Para. 110).

Com relação às iniciativas da PVE/CVE em geral, estas talvez não sejam tão pronunciadas como com outras organizações regionais. Por exemplo, nenhuma menção a tais questões poderia ser encontrada em algumas de suas principais saídas, como a Declaração de Istambul sobre Unidade e Solidariedade para a Justiça e a Paz adotada pela Cúpula Islâmica (composta por chefes de Estado da OIC) em 2016. As saídas das Cúpulas Islâmicas, das quais os chefes de Estado participaram, são indicadores importantes das prioridades atuais da OIC.

Dito isto, o OIC tem algumas iniciativas relacionadas à PVE/CVE em andamento. Por exemplo, a necessidade de prevenir a radicalização da juventude faz parte de sua Estratégia Conjunta de Juventude da OIC, que foi aprovada à margem da quarta Conferência Islâmica de Ministros da Juventude e Esportes (ICYSM) em Baku, Azerbaijão em 19 de abril de 2018.  Isso identifica quatro tipos de jovens atraídos para o extremismo (violento):  buscadores de vingança, buscadores de identidade, buscadores de status e buscadores de emoções (Fórum de Conferência Islâmica para o Diálogo e Cooperação, Organização Educacional Islâmica, Científica e Cultural, 2016, p. 19 e p. 18). O rascunho da Estratégia reconhece a necessidade de:

"Promover o diálogo intersectario e intercomunitário negando grupos terroristas como Daesh, PKK e assim por diante de impor ideologias subversivas à geração jovem. A este respeito ao apoio ao estabelecimento de uma plataforma de mídia juvenil toda OIC onde os jovens  terão a chance de autoexpressão construtiva; melhorar o senso de cidadania ativa, alcançar a verdadeira compreensão do Islã como religião de paz; combater ideologias violentas destrutivas e reabilitar aqueles afetados pela propaganda extremista" (pp. 31-32).

Em termos de como isso pode ser alcançado, a Estratégia observa que"... é crucial para projetar programas específicos tanto em níveis governamentais quanto não governamentais nos campos da educação não formal e novas oportunidades de ascensão social, bem como em esportes, artes, criatividade e entretenimento para negar aos grupos radicais para explorar esses grupos de jovens" (p. 19). Tais recomendações refletem o reconhecimento mais geral da OIC da necessidade de investir "no  futuro da sociedade e em como engajar a juventude para servir como agentes poderosos para a construção da nação, a conquista da paz e como uma força construtiva para o desenvolvimento econômico e social" (OIC, Conselho de Ministros das Relações Exteriores, 2017). Isso inclui abordar desigualdades educacionais, socioeconômicas e de gênero, todas elas podem ser condutoras de extremismo violento como foi discutido acima.

Notavelmente também, o OIC, desde 2006 (OIC, 2006), tem se envolvido mais em questões relativas ao empoderamento das mulheres. Isso parece ter reunido um impulso maior mais recentemente, talvez refletindo de tendências e iniciativas globais mais amplas, incluindo dentro dos auspícios do sistema das Nações Unidas. Por exemplo, o Plano de Ação da OIC para o Avanço das Mulheres, adotado em 2016 (OIC, 2016), reconhece que:

Para enfrentar os desafios cada vez maiores que os Estados-Membros da OIC enfrentam, é essencial melhorar o status e as condições das mulheres para que elas participem efetivamente das esferas política, econômica, cultural e social, trazendo assim paz, prosperidade e bem-estar sustentáveis. (Pará 8).

Portanto, a OIC está tomando uma série de medidas para reduzir a desigualdade de gênero e garantir a justiça social "de acordo com os valores islâmicos de justiça social e igualdade de gênero". (Pará). Embora o novo Plano de Ação não mencione especificamente a radicalização do extremismo violento, estes podem cair mais geralmente dentro de seus parâmetros. 

O Fórum Global contra o Terrorismo (GCTF)

O Fórum Global contra o Terrorismo (GCTF) é um órgão intergovernamental, criado em 2011, e composto por 29 Estados-Membros e pela UE. Atua como um fórum político, reunindo especialistas e profissionais para compartilhar experiência e experiência em abordagens de combate ao extremismo violento e ao terrorismo. Por meio de seus grupos de trabalho, o órgão desenvolve e promove memorandos de boas práticas não vinculantes para uso por países membros e não membros. Vários dos Memorandos referem-se a questões associadas à prevenção ou combate ao extremismo violento através de medidas de justiça criminal. Alguns exemplos de memorandos GCTF relevantes aparecem aqui.

Memorando de Marraquexe sobre boas práticas para uma resposta mais eficaz ao fenômeno do "caça terrorista estrangeiro"*

Em resposta ao crescente fenômeno de combatentes terroristas estrangeiros, o Fórum Global de Contraterrorismo (GCTF) em 2014, através de uma série de reuniões de especialistas, desenvolveu este Memorando de boas práticas. Como instrumento de direito suave, é um benchmark útil, inclusive em termos de concordar com abordagens comuns e facilitar uma cooperação internacional mais eficaz em resposta. Essas boas práticas são "anotadas" na Resolução 2178 do Conselho de Segurança (Preâmbulo).

Boas Práticas

A. Detectando e Intervindo Contra o Extremismo Violento

Boas Práticas #1 – Invista no cultivo a longo prazo de relacionamentos confiáveis com comunidades suscetíveis ao recrutamento, considerando o conjunto mais amplo de questões e preocupações que afetam a comunidade.

Boas Práticas #2 – Desenvolver uma ampla gama de contra narrativas proativas, positivas e atividades alternativas, oferecendo alternativas não violentas e produtivas para ajudar os necessitados, bem como meios para canalizar frustração, raiva e preocupações sem recorrer à violência.

Boas práticas #3 – Reunir mídias sociais, especialistas em análise e inovadores de tecnologia para desenvolver e produzir conteúdo contra narrativa convincente.

Boas Práticas #4 – Capacitar aqueles que estão mais bem posicionados para afetar a mudança, incluindo jovens, famílias, mulheres e sociedade civil, a se apropriarem no desenvolvimento e mensagens de contra narrativas positivas à agenda extremista violenta.

Boas Práticas #5 – Impedir a identificação do fenômeno FTF ou extremismo violento com qualquer religião, cultura, grupo étnico, nacionalidade ou raça.

B. Prevenir, Detectar e Intervir Contra o Recrutamento e a Facilitação

Boas Práticas #6 – Procure comunidades para desenvolver a conscientização sobre a ameaça FTF (Foreign Terrorist Fighters” (FTF), aqui traduzido por Combatentes Terroristas Estrangeiros) e construir resiliência contra mensagens extremistas violentas.

Boas Práticas #7 – Coletar e fundir informações detalhadas de agências governamentais, trabalhadores da linha de frente, comunidades e mídias sociais para detectar recrutamento e facilitação, respeitando o Estado de Direito e os direitos humanos.

Boas Práticas #8 – Pool de recursos, compartilhar informações e colaborar com o setor privado para coibir o recrutamento on-line de FTFs.

Boas Práticas #9 – Adote abordagens personalizadas e direcionadas para respostas da CVE à radicalização e recrutamento, com base nos fatores motivacionais específicos e público-alvo.

C. Detectando e Intervindo Contra Viagens e Lutas

Boas Práticas #10 – Aumentar o compartilhamento de informações e análises públicas locais, policiais e de inteligência, e práticas recomendadas correspondentes, por meio de relações bilaterais e multilaterais para impedir a viagem de FTF.

Boas Práticas #11 – Desenvolver e implementar regimes jurídicos e procedimentos administrativos adequados para processar e mitigar efetivamente o risco representado pelos FTFs.

Boas Práticas #12 – Aplique medidas de triagem adequadas destinadas a interromper as viagens FTF, com especial atenção às viagens aéreas.

Boas Práticas #13 – Use todas as ferramentas disponíveis para evitar o uso indevido de documentos de viagem para viagens FTF.

Boas práticas #14 – Aumentar a capacidade dos Estados de impedir que a FTF viaje através das fronteiras terrestres e, de forma mais ampla, tomar as medidas adequadas para impedir que os FTFs dentro de seu território planejem ou se preparem para que atos terroristas sejam realizados em casa ou no exterior.

D. Detectando e Intervindo No Retorno

Boas práticas #15 – Use o mais amplo possível uma gama de fontes de informação para antecipar e detectar retornadores.

Boas Práticas #16 – Construir e usar estruturas de avaliação de risco de nível individual baseadas em evidências para retornados, avaliar sua condição e estabelecer abordagens de engajamento adequadas em conformidade.

Boas Práticas #17 – Fortalecer investigações e processos de FTFs, quando apropriado, por meio de melhor compartilhamento de informações e coleta de provas.

Boas Práticas #18 – Preparar e exercitar respostas aos tipos de atos terroristas para os quais os FTFs podem ter habilidades especiais.

Boas Práticas #19 – Desenvolver programas abrangentes de reintegração para o retorno de FTFs. 

* Fórum Global de Contraterrorismo (2014). Iniciativa "Combatentes Terroristas Estrangeiros" (FTF)  Ásia  – Memorando de Marraquexe sobre boas práticas para uma resposta mais eficaz ao fenômeno FTF.
 
Seguinte: Exercícios e estudos de caso
Regressar ao início