Este módulo é um recurso para professores 

 

Definindo o 'Estado de Direito'

 

O conceito de "Estado de Direito" é central para o sistema das Nações Unidas, inclusive em relação às suas atividades contra o terrorismo. Como tem sido amplamente reconhecido por vários órgãos, entidades e Estados-Membros das Nações Unidas, o terrorismo ameaça tanto o Estado de Direito quanto as liberdades fundamentais dos cidadãos e sociedades inteiras; de fato, a Assembleia Geral reafirmou na estratégia global de combate ao terrorismo das Nações Unidas que um de seus objetivos centrais é muitas vezes corroer o Estado de Direito juntamente com "direitos humanos, liberdades fundamentais e democracia..." (Assembleia Geral das Nações Unidas,  2006, A/RES60/288). Consequentemente, as respostas antiterrorismo que não aderem ao Estado de Direito podem tanto minar sua legalidade e eficácia, ao mesmo tempo em que promover tais agendas terroristas.

Embora não exista uma definição única do conceito do "Estado de Direito", sua essência foi capturada pelo ex-secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan em seu relatório sobre o Estado de Direito e a justiça transitória nas sociedades de conflito e pós-conflito quando descreveu o 'Estado de Direito' como "referindo-se a um princípio de governança no qual todas as pessoas, instituições e entidades, públicas e privadas, incluindo o próprio Estado, são responsáveis por leis que são promulgadas publicamente, igualmente aplicadas e julgadas independentemente, e que são consistentes com normas e normas internacionais de direitos humanos"  (Nações Unidas, Conselho de Segurança, 2004, S/2004/616, para. 6).

Em um contexto antiterrorismo, órgãos e entidades das Nações Unidas transmitem regularmente a forte mensagem de que respeitar os direitos humanos enquanto combate ao terrorismo não é apenas uma questão de obrigação legal, mas é fundamental para o sucesso final de qualquer estratégia antiterrorismo. Por exemplo, um relatório recente do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos observou que:

Medidas eficazes contra o terrorismo e a proteção dos direitos humanos são objetivos complementares e mutuamente reforçados, que devem ser perseguidos em conjunto como parte do dever dos Estados de proteger os indivíduos dentro de sua jurisdição. Experiências em países ao redor do mundo demonstraram que proteger os direitos humanos e garantir o respeito pelo próprio Estado de Direito contribui para combater o terrorismo, notadamente criando um clima de confiança entre o Estado e aqueles sob sua jurisdição. Assembleia Geral, Conselho de Direitos Humanos, 2016, A/HRC/34/30, para. 56).

Isso é ilustrado pela relação indivisível entre o direito internacional dos direitos humanos e o direito penal (nacional e internacional). Do ponto de vista do Estado de Direito, a essência do direito penal é delinear os parâmetros do que constitui comportamento aceitável e inaceitável dentro de um contexto social particular. Se, por exemplo, as definições de delitos forem ambíguas, então a principal função do direito penal pode ser prejudicada, facilitando assim a possibilidade de outras ações lideradas pelo Executivo que possam ser contrárias à manutenção do Estado de Direito.

Além disso, órgãos e entidades das Nações Unidas, incluindo a Assembleia Geral das Nações Unidas e o Conselho de Segurança, enfatizam regularmente a importância de aderir não apenas ao direito internacional dos direitos humanos, mas também ao direito internacional humanitário e ao direito internacional dos refugiados (Resolução  1373 (2001) da ONU, notadamente no contexto da Estratégia Global contra o Terrorismo das Nações Unidas que é discutida em seguida.

 
Seguinte: Estratégia global de combate ao terrorismo das Nações Unidas
Regressar ao início