• عربي
  • 中文
  • English
  • Français
  • Português
  • Русский
  • Español

Videoconferência: O Empoderamento dos Jovens através da Educação para a Justiça

 

A educação é uma área fundamental de trabalho no âmbito de uma estratégia eficaz de prevenção do crime. A criminalidade organizada, em particular, é um fenómeno mundial que afeta, sem exceção, a nossa vida quotidiana. A iniciativa Educação para a Justiça “E4J” do UNODC - Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime, disponibiliza materiais e ferramentas metodológicas, como a Série de Módulos Universitários sobre Criminalidade Organizada, a professores e académicos, para que possam ministrar aulas sobre esta temática.

A Iniciativa E4J, em parceria com a UNODC Moçambique, a Universidade Lusíada – Norte (Porto), e com o apoio da AICLP - Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa e a CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa, têm o prazer de o/a convidar para uma videoconferência que procura dar a conhecer os vários materiais disponíveis sobre Criminalidade Organizada.

Quando

30 Outubro de 2020 | Portugal: 10h00-12h00 | Áustria: 11h00-13h00 | Moçambique: 12h00-14h00

Inscrição

Para informação adicional, por favor contacte unodc-e4j@un.org.

Agenda

 

Abertura

  • Marco Teixeira, Coordenador do Programa Global da Declaração de Doha, UNODC
  • César Guedes, Representante da UNODC Moçambique
  • António José Moreira, Vice-Chanceler das Universidades Lusíada
  • João Boaventura Ima Panzo, Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa da CPLP

Moderação

  • Joana Daniel Wrabetz, Coordenadora E4J em Língua Portuguesa, UNODC

Keynote Speaker

  • Cândido da Agra, membro fundador da Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa, Professor Catedrático da Universidade Lusíada e Professor Catedrático Emérito da Universidade do Porto
    Apresentação: Criminalidade Organizada ou Criminalidade Reticular?

Oradores

  • Joana Daniel Wrabetz
    Apresentação: A Iniciativa Educação para a Justiça
  • César Guedes, Representante da UNODC Moçambique
    Apresentação: Moçambique e a rota sul da heroína afegã
  • Marisa Almeida Araújo, Professora Assistente da Universidade Lusíada – Norte (Porto)
    Apresentação: O papel das Universidades no Empoderamento dos Jovens
  • Augusto Meireis, Professor Assistente da Universidade Lusíada – Norte (Porto)
    Apresentação: E4J in campus. A integração das séries/módulos nos curricula académicos
  • Josefina Castro, Assistente convidada da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada – Norte (Porto)
    Apresentação: Criminologia e Educação para a Justiça: elementos de reflexão em torno da prevenção criminal

Encerramento

  • Fernando Torrão, Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada – Norte (Porto)
 

 

Oradores

 

Professor Doutor Cândido da Agra

Professor Doutor Cândido da Agra

Membro fundador da Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa, Professor Catedrático da Universidade Lusíada (desde 2017) e Professor Catedrático Emérito da Universidade do Porto.

  • 1980-1983. Membro do Corpo Científico da Universidade de Lovaina onde obteve os graus de Mestre e de Doutor.
  • 1983-2017. Professor da Universidade do Porto onde fundou o Centro de Ciências do Comportamento Desviante (1984) e co-fundou a Faculdade de Direito de que foi 1º Diretor. Nesta Faculdade tomou posse de Catedrático de Criminologia tendo criado a Escola de Criminologia de que foi Diretor (2000-2017).
  • 1991-1993. Presidente de grupo de estudos sobre a prevenção das drogas do Groupe Pompidou do Conselho da Europa.
  • Membro do Conselho de Administração do Centro Internacional de Criminologia Comparada da Universidade de Montréal- Canadá. Nesta Universidade exerceu, durante vários anos, funções de Professor e investigador Convidado.
  • 2020. Convidado como investigador residente do Instituto Universitário das Dependências do Ministério da Saúde e da Segurança do Quebéc-Canadá.
  • Membro fundador da Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa (AICLP)
 

Joana Daniel Wrabetz

Joana Daniel Wrabetz

Coordenadora E4J em Língua Portuguesa, UNODC.

Ex-Diretora do Observatório do Tráfico de Seres Humanos (2009-2013), do Ministério da Administração Interna de Portugal, Membro do Grupo de Peritos da Comissão Europeia sobre Tráfico de Seres Humanos (2011-2015) e Diretora da Unidade de Investigação e Documentação da ONG STOP Trafficking and Oppression of Children & Women, Nova Deli, Índia (2013 a 2016).

Consultora Internacional em questões relacionadas com o tráfico de pessoas e o tráfico ilícito de migrantes para várias organizações não governamentais e internacionais, ministra formações de capacitação (para profissionais do Sistema de Justiça Criminal, ONGs, Peacekeepers), manuais de formação, avaliações, recolha e análise de dados, etc. Entre 2018 e 2019 foi líder de políticas do projecto GLO.ACT (Global Action Against Trafficking in Persons UNODC), envolvendo 13 países. Desde 2019 que coordena a tradução e promoção da iniciativa E4J / UNODC para os países de língua portuguesa e apoia GLO.ACT Niger no desenvolvimento e implementação de um sistema de monitorização sobre Tráfico de Pessoas e Tráfico Ilícito de Migrantes.

Cesar Guedes

Cesar Guedes

Representante da UNODC Moçambique.

Funcionário das Nações Unidas com 25 anos de experiência em várias agências tais como UNODC, PNUD, UNIDO e Voluntários da ONU, durante o seu longo mandato no sistema da ONU, serviu em vários escritórios nacionais como: Guiana, China, Coreia do Norte, Peru, Panamá e Bolívia, Paquistão, bem como em Bona (Alemanha) e Viena (Áustria).

Chegou recentemente a Maputo, a pedido do governo anfitrião, para abrir o novo escritório do UNODC em Moçambique e reforçar a cooperação do UNODC. Cesar Guedes é licenciado (Hons) em Bacharelato pela Universidade de Lima (Peru) e pós-graduado em Banca & Finanças de Desenvolvimento, mestrado em Relações Internacionais & Desenvolvimento, pelo Instituto de Estudos Sociais (ISS) da Universidade Erasmus em Haia, Países Baixos. Posteriormente, em Amã, Jordânia, concluiu o programa de pós-graduação em Liderança e Resolução de Conflitos Internacionais organizado pela Universidade das Nações Unidas (International Leadership Academy), recebendo um louvor especial de HM Queen Noor da Jordânia. Em 2008 na Carlton University em Ottawa, Canadá, obteve um Diploma em Avaliação do Desenvolvimento de Programas Internacionais (IPDET).

Marisa Almeida Araújo

Marisa Almeida Araújo

Professora Assistente da Universidade Lusíada – Norte (Porto).

Licenciada em Direito pela Universidade Lusíada, Mestre em Direito pela Faculdade de Direito pela Universidade do Porto e Doutoranda em Direito. É professora nas licenciaturas de Direito e Criminologia na Universidade Lusíada - Norte; investigadora do CEJEA – Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais. Advogada e formadora da Ordem dos Advogados Portugueses, Árbitro do CAAD. Com investigação nas áreas dos Direitos Humanos, Direito Internacional, Biodireito e Bioética.

Augusto Meireis

Augusto Meireis

Professor Assistente da Universidade Lusíada – Norte (Porto).

Licenciado em Direito, Mestre em Ciências Jurídico-Criminais e doutorando em Direito Penal – Política criminal. É professor nas licenciaturas de Direito e Criminologia das matérias relativas ao direito penal e ao processo penal, bem como à política criminal, na Universidade Lusíada - Norte; investigador do CEJEA – Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais. Atualmente, a preparar a sua tese de doutoramento, tem centrado o seu interesse e investigação na politica criminal, nos modelos de prevenção e na dissuasão social. Com estes e outros tremas, tem participado em congressos nacionais e internacionais.

Josefina Castro

Josefina Castro

Assistente convidada da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada – Norte (Porto).

Licenciada em Criminologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Mestre em Criminologia pela Faculdade de Direito da mesma Universidade. Assistente convidada na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada – Norte. Membro colaborador do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais da Universidade Lusíada (CEJEA) e membro fundador do Centro de Investigação Interdisciplinar - Crime, Justiça e Segurança da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais nas áreas da Delinquência e Justiça Juvenil, Governança da Segurança, Prevenção do Crime e do Comportamento Antissocial e Sistemas de Controlo Social.

 
Back to Events