Série de Módulos Universitários

Integridade e Ética

#a5c1cf

Série de Módulos

Visão Geral

 

A construção de uma cultura de legalidade começa pelo reforço dos nossos valores éticos e da capacidade de agir sobre eles. Com esse objetivo, a iniciativa Educação para a Justiça (E4J) elaborou uma Série de Módulos Sobre Integridade e Ética que os docentes podem utilizar como base para o ensino em universidades e instituições acadêmicas em todo o mundo. Os módulos têm como objetivo aumentar a consciência ética dos estudantes e seu compromisso de atuar com integridade, além de dotá-los das aptidões necessárias para aplicar e difundir essas normas na vida, no trabalho e na sociedade. A fim de aumentar sua eficácia, os módulos relacionam a teoria com a prática, estimulam o pensamento crítico e utilizam enfoques de ensino inovadores e interativos como a aprendizagem baseada na experiência e o trabalho em grupos. Os módulos são multidisciplinares e podem se integrar como componentes de cursos que versem sobre a temática da ética. Tendo em vista que se centram em valores universais comuns, os módulos deixam lugar para perspectivas diversas e os docentes podem adaptá-los facilmente aos contextos locais e culturais. Cada módulo foi concebido como uma aula de três horas de duração, mas também fornece orientações sobre a forma de o transformar num curso completo. O Guia de Ensino sobre Integridade e Ética de iniciativa da Educação para a Justiça (E4J) proporciona orientação pedagógica adicional aos docentes.

Termos de Uso
 

O UNODC e a Universidade Aberta são parceiros no apoio ao ensino da ética e integridade nas universidades

Um curso de formação em linha, certificado, de cinco horas, proporciona uma introdução acessível e inspiradora aos métodos de ensino e aos conceitos éticos que sustentam a iniciativa Educação para a Justiça (E4J). O suporte prático para docentes universitários visa o incremento da capacidade dos professores em incorporar satisfatoriamente a temática da integridade e ética nos currículos.

Acesse o curso aqui
 

promotional video

 

 

Ensinar um módulo? - Faça uma pesquisa!

Ficaríamos muito satisfeitos se os docentes que utilizam os Módulos de Integridade e Ética em seus cursos pudessem dedicar alguns minutos a preencher este inquérito online. Suas impressões ajudarão a melhor promover a educação ética a nível mundial.