Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de Estrutura de Aula

 

Esta secção contém recomendações para uma sequência de ensino e cronograma destinado a obter resultados de aprendizagem numa aula de três horas.

Nota: A estrutura proposta para a aula é meramente indicativa. Como o conhecimento prévio dos alunos e a exposição a estas questões varia muito, o docente deve adaptar os conteúdos, bem como o tempo sugerido para cada componente do Módulo, de acordo com o contexto educativo e social, assim como as necessidades dos alunos, conforme apropriado.

Captar a atenção e quebrar o gelo

Este Módulo deve iniciar-se com a exibição de todos ou alguns dos seguintes filmes:

Os filmes proporcionam breves visões gerais dos perigos implicados no tráfico, os riscos para os migrantes, o modus operandi, os serviços prestados pelos grupos criminosos organizados e ainda a natureza lucrativa deste crime. Os filmes e o debate introduzem os vários tópicos que serão abordados neste Módulo.

São propostas as seguintes questões para discussão:

  • Considerando os tópicos desenvolvidos no Módulo 1, que comportamentos considera que devem ser criminalizados no que toca ao tráfico ilícito de migrantes?
  • Que tipo de recursos e operações considera necessários para que se organize um negócio de tráfico ilícito de migrantes?
  • Quanto considera que é o preço médio de uma operação de tráfico e das suas etapas específicas?
  • Considera o tráfico ilícito de migrantes como um crime intimamente ligado à habilitação/causa de outra conduta criminal? Em caso afirmativo, indique quais os crimes e porquê?

Se os três filmes não forem exibidos, o tempo remanescente poderá ser utilizado na aula expositiva ou nos “Exercícios”.

Aula expositiva de acordo com os vários tópicos descritos nas “Questões Essenciais” (aproximadamente 85 minutos)

Intervalo (10 minutos)

Exercícios (60 minutos)

  • A turma poderá ser dividida em dois grupos, sendo que cada grupo poderá abordar um dos “Exercícios (1 e 2)” e posteriormente apresentam os resultados (20 minutos para discussão e 10 minutos para apresentação por parte de cada grupo); ou
  • Todos os estudantes podem abordar, em conjunto e sucessivamente, os dois“Exercícios”, com o docente a moderar o debate.

Nota: O docente poderá também decidir focar-seno Exercício 1 ou Exercício 2 durante a aula e atribuir o outro como trabalho de casa obrigatório.

 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início