Este módulo é um recurso para professores 

 

Meios de comunicação

 

Os meios de comunicação podem ter um papel significativo nas investigações. Por exemplo, eles podem encontrar informação acerca dos traficantes de migrantes, gerando assim pistas acerca do seu paradeiro. Além disso, visto que a resposta da justiça criminal também inclui a prevenção, os meios de comunicação podem ajudar a difundir conhecimento acerca do fenómeno e/ou das redes de tráfico ilícito de migrantes, o que pode ter um efeito dissuasivo. O foco num grupo criminoso organizado específico ou nos perigos associados à imigração ilegal também pode desincentivar os migrantes de usarem os respetivos serviços.

Os meios de comunicação têm o potencial de desempenhar um papel altamente informativo e educativo, fortalecendo assim os potenciais migrantes e guiando a opinião pública. As campanhas de consciencialização direcionadas para o público precisam de fornecer informações exatas e objetivas aos potenciais migrantes introduzidos ilegalmente, não apenas acerca dos riscos associados com o crime de auxílio à imigração ilegal, mas também acerca de políticas e procedimentos de migração para permitir aos migrantes tomarem decisões informadas.

Mais importante ainda, as campanhas de sensibilização eficazes transmitem mensagens sobre as quais se pode atuar. O aumento da consciencialização acerca dos riscos associados ao ser-se introduzido ilegalmente (tais como os riscos à vida e segurança ou o risco de se tornarem vítimas de crimes incluindo o tráfico de pessoas) vai gerar poucos resultados se os alvos da campanha de consciencialização não estiverem também equipados para se proteger a si próprios destes riscos. São indicados alguns exemplos de campanhas mediáticas na Caixa 14 abaixo.

Caixa 14

A UNHCR  - Agência das Nações Unidas para os refugiados também defende a necessidade de envolver as comunidades locais, em particular a diáspora, na disseminação de campanhas informativas. Do mesmo modo, a OIM também implementou várias campanhas de informação e referiu a pertinência de incluir figuras proeminentes (por exemplo, desportistas) na disseminação de contra-narrativas. (…) Foi feita uma referência à possibilidade de desenvolver aplicações eletrónicas, assim como de estabelecer uma plataforma colaborativa para segurança e mobilidade que possa oferecer informação e outros serviços relacionados com a migração legal.

A Campanha “Surprising Europe”

A Holanda, em cooperação com a UE e a OIM, implementou a campanha ‘Surprising Europe’ através de um projeto de comunicação social que consiste numa página de internet interativa, documentários televisivos e uma plataforma eletrónica. O principal objetivo da campanha era o de aumentar a consciencialização entre os migrantes para informar tanto os migrantes regulares quanto os irregulares dos riscos do auxílio à imigração ilegal. A página de internet continha histórias de migrantes acerca da sua estadia e regresso da UE; histórias que relatavam o perigo de discriminação, exploração (sexual), tráfico de pessoas, exclusão social, assim como forneciam indicações de apoio e formas para regressar. Além disso, foram mostrados documentários e programas de televisão em sete países africanos, assim como na EU, direcionados também à comunidade da diáspora. Tanto histórias de migrantes bem-sucedidas assim como malsucedidas, foram mostradas de uma forma equilibrada, visando fornecer informação aos migrantes. Ainda que o impacto real da campanha, na medida em que influenciou as decisões dos migrantes, seja desconhecido, as experiências do projeto parecem indicar que a colaboração em consórcios, por exemplo, o envolvimento de diferentes parceiros assim como de diferentes fontes mediáticas, constituem boas práticas, visto que o consórcio pode levar a uma mensagem mais equilibrada e a resultados num espetro mais alargado de migrantes, sem ser apenas aqueles que chegam aos Estados Membros da União Europeia.

EMN, O uso das redes sociais no combate ao tráfico ilícito de migrantes (2016)
 

Campanha “Aware Migrants” 

A campanha “Aware Migrantes”, uma campanha informativa desenvolvida de forma conjunta pelo Ministro do Interior italiano e o Gabinete de Coordenação da OIM para o Mediterrâneo em Roma, visa consciencializar possíveis migrantes sobre a perigosa jornada de travessia do deserto e do Mediterrâneo. A campanha consiste maioritariamente na gravação de histórias e relatos narrados pelos próprios migrantes e ainda, informações relativas às medidas existentes para a migração regular para diversos países da União Europeia.

IOM, The Aware Migrants Campaign
 
Seguinte: Organizações Não Governamentais (ONG)
Regressar ao início