Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Exercício preparatório para a aula: O que define o mercado ilícito de vida selvagem - e como isso afeta você

Os exemplos a seguir servem para gerar uma discussão geral sobre os mercados de vida selvagem e sobre questões de legalidade, ilegalidade e ética. Os exemplos envolvem cenários que podem ser encontrados pelos participantes na vida real e servem como ‘quebra-gelos’ para grupos de participantes que podem não ter se conhecido antes. O objetivo adicional deste exercício é destacar as dificuldades de separar as atividades legais das ilegais e os desafios legais, práticos e éticos para a intervenção em mercados ilícitos de vida selvagem.

Cenário 1: marfim

Sua viagem à Tanzânia está marcada para visitar o Parque Nacional Seregenti e escalar o Monte Kilimanjaro. Uma semana antes da partida, a mãe do seu noivo (e) (sua futura sogra) pede que você traga um enfeite de marfim em forma de elefante. Ela é uma colecionadora de curiosidades do mundo todo e seu noivo (e) confirma que trazer de volta o enfeite de marfim deixaria sua mãe muito feliz e também melhoraria seu relacionamento com ela. Ornamentos de marfim não são vendidos abertamente nos mercados da Tanzânia, mas podem ser facilmente obtidos para compra quando solicitados aos guias ou donos de lojas de souvenirs.

Você compraria e traria de volta o enfeite? Por quê? Por que não?

 

Cenário 2: pele de ocelote (jaguatirica)

Sua avó austríaca de 90 anos morre e você herda um casaco de pele da moda dela. O casaco é feito de ocelote (leopardus pardalis), que foi listado no Apêndice I da CITES em 1990. Sua avó comprou o casaco de uma loja local em 1993. As circunstâncias da venda e o conhecimento, se houver, da listagem da CITES por o vendedor ou a avó não podem mais ser estabelecidos. O valor atual do casaco de pele de ocelote é de 3.000 euros.

Você usaria o casaco, venderia ou jogaria fora?

 

Cenário 3: sopa de barbatana de tubarão

Um amigo da China convidou você para o casamento dele, que é celebrado em grande estilo na cidade natal do seu amigo. O jantar formal de casamento, no qual é servido um jantar tradicional cantonês, é um dos destaques. Os cartões do menu colocados em cada mesa estabelecem cada um dos dez pratos. O terceiro prato está listado no menu inglês como "sopa de peixe". Seu amigo chinês, no entanto, diz a você que o menu chinês lista este prato como sopa de barbatana de tubarão, uma iguaria chinesa cara e muito valorizada, que é tradicionalmente servida em muitos casamentos chineses.

O que é que se faz? Deixa de fora o prato de sopa? Protesta em voz alta? Boicota o jantar? Toma a sopa educadamente para agradar aos anfitriões?

 

Cenário 4: examinando a Internet

Um de seus amigos está prestes a comemorar um aniversário importante e você quer comprar-lhe um presente para se lembrar de você. Seu amigo é um jogador de xadrez apaixonado, então você navega na Internet e olha vários sites de venda de produtos de segunda mão, onde espera encontrar um tabuleiro de xadrez antigo para seu amigo. Durante sua pesquisa em um website público comumente usado para comprar e vender produtos usados, você se depara com uma postagem que vende um tabuleiro de xadrez elegantemente esculpido junto com uma nota que diz "feito de marfim africano, novo em folha, comprado recentemente". O vendedor particular afirma ainda que o item precisa ser vendido e por um preço baixo, pois o vendedor está se mudando.

O que você faz? Você alerta as autoridades competentes? Denuncia o vendedor à empresa que opera o site? Entra em contato com o vendedor para alertá-lo de que a venda de marfim é ilegal? Compra o tabuleiro de xadrez? Ignora a postagem e continua procurando?

 

Outras questões

Olhando para as respostas dadas aos quatro cenários: o que determina sua decisão? Por quais critérios você procederia de uma forma ou de outra? Na sua opinião, o que é legal e ético a fazer e por quê?

 

Exercício em sala de aula: casos de tráfico de vida selvagem nos tribunais

O objetivo deste exercício é dar aos alunos uma visão dos casos reais envolvendo tráfico de vida selvagem de diferentes países e dar uma imagem completa do processo de justiça criminal, desde o cometimento do crime até a investigação, acusação e procedimentos judiciais. Os casos ilustram ainda mais os desafios probatórios e legais associados à ação penal contra a vida selvagem e ao tráfico e apresentam aos alunos o portal SHERLOC do UNODC.

Exercício

Em grupos de vários alunos, leia um dos casos a seguir e responda às seguintes perguntas. Cada grupo apresentará seu caso e suas respostas em aula.

Casos

Questões

1. Que espécies estavam envolvidas no caso? É uma espécie em perigo / protegida? De onde veio?

2. Que meios, métodos e rotas foram usados ​​para traficar os espécimes?

3. Quem foram os perpetradores?

4. Como o caso foi descoberto? Que informações você tem sobre a deteção e investigação?

5. De quais crimes os arguidos ​​foram acusados?

6. Forneça um breve resumo dos procedimentos judiciais.

 

Exercício pós-aula: estudo de caso para casa

O objetivo deste exercício é permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos adquiridos a um mercado de vida selvagem ilícito específico em nível local, enquanto pensam criticamente sobre as soluções. Além disso, permite que os alunos pesquisem independentemente uma espécie não abordada em qualquer profundidade neste Módulo e ganhem uma visão da literatura (incluindo redação acadêmica, relatórios oficiais, publicações de organizações internacionais e organizações não governamentais).

Exercício

Escolha uma das espécies a seguir e conduza sua própria pesquisa sobre os níveis e características do tráfico dessa espécie.

  • Papagaios
  • Tartarugas, cágados e jabutis
  • Orquídeas

Cubra os seguintes pontos em um artigo de pesquisa de 2.000 palavras:

1. Introdução

2. Por que a espécie é alvo de tráfico?

3. Escala do tráfico (dados, apreensões, ...)

4. Captura / caça furtiva/ colheita

5. Tráfico e vendas

6. Destino e consumo

7. Perpetradores e redes

8. Conclusão 

 

Seguinte: Exemplo de estrutura de aula
Regressar ao início