Este módulo é um recurso para professores 

 

Mercados legais e ilegais

 

Mercados legais paralelos

Em contraste com os mercados em que existe uma proibição total, o comércio de animais selvagens envolve bens que podem ser legais ou ilegais, dependendo de quando, onde e como foram adquiridos, transferidos ou vendidos. Muitos animais e plantas selvagens são comercializados legalmente em todo o mundo, sem nenhuma ameaça aparente à sua sobrevivência a longo prazo. O comércio legal de vida selvagem é uma indústria global significativa, gerando receitas para muitas economias nacionais, criando empregos e gerando rendimentos para muitas pessoas em todo o mundo. O comércio legal e ilegal de animais selvagens compartilha muitas características: ‘Comerciantes adaptam-se às circunstâncias em mudança. Visam novas espécies quando outras se esgotam, mudam para novos mercados ou, no comércio ilegal, desenvolvem novos métodos e rotas de tráfico para evitar a deteção’ (Broad et al, 2012, p. 4).

O que caracteriza muitas espécies traficadas é um nível de demanda que é insustentável, levando a populações criticamente ameaçadas de extinção. Conforme discutido anteriormente, a demanda pode vir de usos tradicionais centenários, mas também pode resultar de usos recentemente anunciados. Além disso, a demanda por espécies selvagens é, frequentemente, o produto do aumento da riqueza, ou porque mais pessoas podem comprar produtos caros ou porque isso pode se tornar uma forma de consumo luxuoso. O nível de demanda por essas espécies adiciona uma dimensão importante às questões sobre o papel do comércio na sua conservação (Wiersema, 2016). Para as espécies mais ameaçadas de extinção pelo comércio, a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES), delineada na seção anterior, serve de mecanismo para regular esse comércio. 

Algumas leis nacionais, entretanto, são contrárias à preservação de espécies ameaçadas. Em vez disso, elas são essenciais para estimular a demanda, fornecendo brechas para o abuso e o “branqueamento” ou “lavagem” de produtos ilegais (EIA, 25 de março de 2015).

Exemplo: “Branqueamento de capitais”: lacunas legais

Na República Democrática do Laos, embora tigres, elefantes e rinocerontes sejam espécies protegidas pela Lei de Animais Selvagens e Aquáticos de 2007, a mesma lei permite a posse e o comércio de espécies cativas de segunda geração e subsequentes. Isso cria uma oportunidade para “o branqueamento” de produtos ilícitos, por meio dos quais os produtos de origem selvagem podem ser falsamente rotulados, como produtos originários de animais criados em cativeiro.

(EIA, 25 de março de 2015)
 

Exemplo: “Branqueamentode capitais”: falta de fiscalização

A Lei da Vida Selvagem e Aquática do Laos PDR (2007) permite o comércio de bile de urso, desde que as fazendas comerciais de ursos, ou ursos mantidos para uso doméstico, sejam registrados no gabinete do Primeiro-Ministro e monitorados pelo Departamento de Gestão de Recursos Florestais do Ministério de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Artigo 62º). Além disso, a lei permite apenas o comércio de animais de segunda geração e, portanto, na República Democrática do Laos, as fazendas de ursos não podem operar legalmente se os ursos forem de origem selvagem. Uma pesquisa publicada em 2014 e 2018, no entanto, descobriu que todas as instalações comerciais de ursos estavam operando ilegalmente com o comércio de ursos selvagens capturados. Na verdade, nenhuma instalação parecia capaz de criar ursos. Além disso, uma instalação estava transportando ursos, internacionalmente, entre a China e o Vietnã, em violação da CITES.

(Livingstone et al, 2018; Livingstone & Shepherd, 2015)
 

Exemplo:Branqueamento de capitais”: declarações falsas

Muitos répteis são exportados da Indonésia para a União Europeia (UE) sob os auspícios de documentos que afirmam que são espécimes criados em cativeiro. No entanto, existem sérias discrepâncias entre o número de répteis exportados para a UE que são declarados como criados em cativeiro e o número de répteis que as instalações de reprodução supostamente na Indonésia estão realmente produzindo, ou têm capacidade para produzir. Essas discrepâncias sugerem que os comerciantes de répteis podem estar exportando répteis capturados na natureza, juntamente com trabalho burocrático necessário para espécimes criados em cativeiro, para a UE, sob o pretexto de ‘criados em cativeiro’.

(Nijman & Shepherd, 2009)
 

Exemplo: estoques

Os pangolins se enquadram no esquema de utilização da vida selvagem da China e, entre 2008 e 2013, o Governo da China emitiu cotas de mais de 108 toneladas de escamas de pangolim, ostensivamente de estoques legais, para hospitais designados e fabricantes de medicamentos para uso clínico e medicinal. A China informou sobre este esquema em 2014, mas apenas em referência às escamas de uma espécie de pangolim e sem qualquer detalhe de medidas para prevenir a utilização de escamas de pangolins capturados furtivamente.

(EIA, 25 de março de 2015)
 
Seguinte: Perpetradores e suas redes
Regressar ao início