Cezar Peluso assume presidência do STF e pede por maior cooperação internacional

Foto: STF24 de abril de 2010 - Ao assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (23), o ministro Cezar Peluso destacou a importância da cooperação internacional, no campo da Justiça, para a prevenção e o controle da criminalidade, o combate à propagação do terrorismo e à degradação ambiental.

"Os problemas atuais com que se defronta o tratamento de múltiplas expressões da criminalidade têm debilitado a segurança mundial. Nação alguma pode hoje dizer-se totalmente protegida contra os efeitos nocivos da globalização. Visível ou subterrânea, essa criminalidade, favorecida pela internet, ignora fronteiras especialmente em operações de tráfico, lavagem de dinheiro, clonagens, fraudes, propagação de vírus e de ofensas à honra das pessoas, em sítios eletrônicos ou páginas de relacionamento. Tal crise contemporânea, que universaliza os sentimentos de medo e insegurança, pede urgente instauração de formas mais estreita de colaboração entre os países membros da Organização das Nações Unidas", disse o ministro.

Como presidente do Comitê Latino Americano de Revisão das Regras Mínimas da ONU para o Tratamento de Presos, o ministro pediu que o Brasil seja sede de uma Universidade Internacional de Segurança Pública para buscar soluções inteligentes de combate aos crimes sem fronteiras que geram instabilidades regionais e ameaçam a paz no mundo.

"Nenhum país pode enfrentar sozinho a epidemia universal da violência, mas o grau de cooperação entre os governos ainda está muito aquém do nível de cooperação percebida entre as redes do crime organizado." Um dos objetivos da universidade seria estimular o desenvolvimento científico e tecnológico dos aparatos policiais na integração com a comunidade.

Íntegra do discurso do ministro Cezar Peluso

Todas as notícias