Cabul: aumenta o número de mulheres que educam os filhos dentro das prisões

Foto: UNODC26 de abril de 2010 - No Afeganistão, centenas de mulheres condenadas à prisão não têm nenhuma escolha a não ser levar os filhos com elas. Muitas sofrem com as consequências de educar seus filhos atrás das grades, além dos desafios da vida na prisão.

Um vídeo produzido pela ONU Multimídia (em inglês) traz um olhar sobre a vida dessas mulheres e seus filhos na primeira e única prisão feminina em Cabul, construída com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O Governo do Afeganistão reconhece as necessidades especiais das mulheres na prisão e já deu passos importantes para a melhoria das prisões, como a contratação de guardas do sexo feminino. No entanto, a questão das crianças que vivem atrás das grades continua.

No 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, realizado recentemente em Salvador, Brasil, os Estados-Membros adotaram uma declaração que faz um apelo por um controle maior das regras que regem o tratamento de prisioneiros e de leis mais fortes para proteger as crianças.

Assista ao vídeo (em inglês)

Informações adicionais:

ONU Multimídia: séries do "Século 21" (em inglês)
ONU Multimídia: série "Nações Unidas em Ação" (em inglês)

Todas as notícias