Comissão da ONU sobre crime vai discutir tráfico de bens culturais

Imagem: UNODC13 de maio de 2010 - A 19ª sessão da Comissão sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal será realizada em Viena, Áustria, nos dias 17 a 21 de maio, tendo como tema principal as formas de combater o tráfico de bens culturais. A comissão vai analisar a como os Estados membros da ONU podem proteger e preservar seu patrimônio cultural em face do crescente envolvimento de grupos criminosos organizados em todos os aspectos do tráfico.

A comissão vai analisar também as conclusões e as recomendações do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, realizado em abril, em Salvador, Brasil. A comissão irá discutir as tendências da criminalidade mundial, bem como está o processo de ratificação e de aplicação das convenções e instrumentos internacionais contra o crime organizado transnacional, a corrupção e o terrorismo.

Será organizada também uma série de eventos paralelos incluindo temas como a proteção de testemunhas na África, uma revisão global da pena de morte, as respostas das Nações Unidas para crianças e jovens no crime, uma revisão dos últimos desenvolvimentos do crime e o envolvimento do crime organizado no tráfico de pessoas e no contrabando de migrantes. Além disso, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) irá apresentar um conjunto de ferramentas legais que tem desenvolvido para proporcionar, aos Estados e aos profissionais da justiça penal, informações práticas para facilitar a implementação eficaz de controle internacional de drogas e do crime organizado. Acesse o programa completo (em inglês).

O evento será transmitido ao vivo no site do UNODC.

Haverá uma conferência de imprensa na segunda-feira, 17 de maio de 2010, às 13h00 (hora local), no Centro Internacional de Viena.

Para mais informações sobre a sessão, clique aqui (em inglês).

Informações adicionais

Comissão de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal (em inglês).

Todas as notícias