UNODC lança Relatório Mundial sobre Drogas nesta quarta-feira

21 de junho de 2010 - Nesta quarta-feira, dia 23 de junho, será lançado simultaneamente em diversas cidades do mundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2010, às vésperas do Dia Internacional contra o Tráfico e o Abuso de Drogas, celebrado em 26 de junho.

Elaborado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o documento reúne dados estatísticos e análises de tendência sobre a situação do mercado das drogas ilegais em todo o mundo, inclusive produção, tráfico e consumo, servindo como base de referência aos governos para a implementação de políticas públicas para o setor.

Nesta edição 2010, o Relatório Mundial sobre Drogas mostra que o perfil do uso de drogas está mudando, com o aparecimento de novos tipos de droga e de novos mercados. Em termos globais, o cultivo de droga está diminuindo, principalmente no Afeganistão (ópio) e nos países andinos (coca). Em relação ao consumo, verifica-se uma estabilização nos países desenvolvidos e sinais de aumento no consumo de drogas nos países em desenvolvimento. Observa-se ainda, em todo o mundo, o crescimento no abuso de estimulantes do tipo anfetamínico (ATS) e de medicamentos sob prescrição.

Para divulgar o relatório no Brasil, o UNODC realizará uma coletiva de imprensa, em Brasília, com a presença do representante regional do UNODC para o Brasil e o Cone Sul, Bo Mathiasen.

Mais informações e contato

Marcos Ricardo dos Santos
Assessoria de Comunicação - UNODC Brasil e Cone Sul
Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime
Tel: +55 (61) 3204-7206
Cel: +55 (61) 9149-0973
www.unodc.org.br
www.twitter.com/unodcprt

Todas as notícias