América Central e Caribe coordenam ação conjunta contra as drogas e o crime organizado

Foto: UNODC6 de julho de 2010 - Quase 200 toneladas de cocaína são traficada pela América Central em direção à América do Norte todos os anos, o que, em 2008, representou um faturamento total estimado em US$ 38 bilhões. Cada vez mais, os países centro-americanos estão ameaçados pelo poder de grupos criminosos organizados, que dispõem de recursos financeiros suficientes para controlar regiões inteiras, colocando em risco as instituições dos países. Respostas nacionais isoladas não são suficientes para lidar com grupos poderosos que operam sem respeitar fronteiras.

Reconhecendo a necessidade de mais esforços coordenados para combater a ameaça crescente representada pelo tráfico de droga nas Américas, especialistas de diferentes países da região se reuniram recentemente para discutir formas de compartilhar informações sobre tendências da criminalidade organizada e respostas a essa ameaça.

A reunião foi o primeiro encontro preparatório de especialistas no âmbito do Pacto de Santo Domingo e do Mecanismo de Manágua - uma iniciativa inter-regional que abrange a América Central e o Caribe. O programa visa a facilitar a coordenação das políticas entre os países da América Central e o Caribe em sua luta contra o narcotráfico e o crime organizado, gerar mais informações e estatísticas para a elaboração de  políticas baseadas em evidências, desenvolver um mecanismo de troca de informações sobre drogas e tendências da criminalidade e prestar consultoria jurídica para auxiliar os responsáveis por políticas públicas na região.

"A luta eficaz contra o crime organizado e o tráfico de drogas na América Central é uma responsabilidade partilhada entre países de origem, de trânsito e de destino das drogas", disse Francis Maertens, vice-diretor executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), na abertura do evento.

Apontando uma direção a seguir, os especialistas peritos chegaram a acordo sobre o desenvolvimento progressivo de uma rede de análises estratégicas na América Central e no Caribe, cujos dados e análises de tendências servirão para a elaboração de políticas públicas, com o apoio de centros de excelência e de um mecanismo de compartilhamento de informações que estão sendo estabelecidos na região.

Uma nova reunião de especialistas será realizada no Caribe até o final do ano, para consolidar o caminho para uma reunião política conjunta de alto nível entre a América Central e Caribe no início de 2011.

Informação adicional

Relatório A Globalização do Crime: uma Avaliação sobre a Ameaça do Crime Organizado Transnacional (em inglês)

Todas as notícias