Conferência AIDS 2010 destaca relação entre Direitos Humanos e HIV

05 de agosto de 2010 - Direitos Humanos e HIV. Cerca de 20 mil pessoas que trabalham com HIV e aids, incluindo políticos, legisladores, profissionais, pesquisadores, pessoas que vivem com HIV e representantes de outros movimentos sociais de 190 países, se reuniram em Viena, durante a XVIII Conferência Internacional sobre Aids, que teve como tema "Direitos Aqui, Direitos Agora", ressaltando a importância do respeito aos direitos humanos daqueles mais vulneráveis, como ponto crucial na resposta à epidemia do HIV.

Ao longo dos seis dias da conferência, realizada entre os dias 18 e 23 de julho, temas como prevenção, tratamento, cuidado e suporte aos usuários de drogas injetáveis e em presídios foram amplamente debatidos. A importância de informar as pessoas mais vulneráveis de forma clara e didática sobre o HIV bem como a necessidade de oferecer tratamento e de acabar com a discriminação do usuário de drogas injetáveis também foram pontos centrais da conferência.  "Este não é o início do fim, mas o fim do começo. Há evidências científicas claras que mostram que quanto mais oferecemos terapias de substituição e agulhas e seringas descartáveis, o uso de drogas diminui, não aumenta", disse o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, presente no encontro.

Outro tema de destaque da conferência foi a necessidade de reconhecer o problema e adotar medidas efetivas de prevenção ao HIV nas prisões, onde o índice de é cerca de 100 vezes maior do que entre a população em geral. Mais vulneráveis, as pessoas privadas de liberdade também sofrem com altos índices de doenças infecto-contagiosas, como hepatites e tuberculose. Como forma de alertar para esses problemas, o UNODC aproveitou a conferência para lançar um kit de ferramentas com orientações para a condução de diagnóstico situacional e levantamento de demandas para a prevenção e tratamento do HIV, da aids e da tuberculose nas prisões.

As Nações Unidas, por meio do Programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), apoiaram a Conferência AIDS 2010. O UNODC é a agência líder no UNAIDS para a prevenção, tratamento, atenção e apoio em relação ao HIV para usuários de drogas injetáveis e em ambientes prisionais. O escritório atua em 55 países definidos como prioritários em diversas regiões do mundo: África, Europa Oriental, Ásia Central e do Sul, Sudeste Asiático, América Latina e Caribe, ajudando os países a oferecer a usuários de drogas, pessoas privadas de liberdade e pessoas vulneráveis ao tráfico de seres humanos, serviços abrangentes e com base em evidências, relacionados ao HIV. Confira o balanço da Conferência

Todas as notícias