Novo diretor-executivo sobre drogas e crime da ONU dará prioridade à saúde pública e ao atendimento humanizado

13 de setembro de 2010 - O russo Yury Fedotov assumiu, hoje, os cargos de diretor-geral do Escritório das Nações Unidas em Viena (UNOV) e o de diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Indicado pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, Yury Fedotov vai conduzir as políticas de drogas e crime do UNODC, dando maior ênfase à proteção da saúde, direitos humanos e Justiça. "O UNODC trabalha para melhorar a vida de pessoas e comunidades no mundo inteiro", disse Fedotov, ex-ministro de Relações Exteriores. "A saúde pública e os direitos humanos devem ser centrais para esse trabalho".

"Quero que este escritório contribua de forma significativa para o desenvolvimento econômico e social", disse Fedotov. "As drogas ilícitas, o crime e a corrupção destroem vidas e atrasam a prosperidade, enquanto que a Justiça e a saúde fomentam o desenvolvimento. Nós podemos fazer o nosso papel na luta global contra a pobreza e no cumprimento dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas".

"Como nunca, os pobres e mais vulneráveis sofrem mais. Quando falemos das vítimas do tráfico de pessoas, das comunidades oprimidas por líderes corruptos, dos sistemas criminais injustos ou de usuários de drogas marginalizados pela sociedade, nós estamos comprometidos com fazer uma diferença positiva".

"A dependência das drogas é um problema de saúde e os usuários de drogas precisam de um tratamento humanizado e efetivo - não punição", agregou Fedotov. "O tratamento também deve promover a prevenção do HIV".

Responsável pelo braço Nações Unidas sobre drogas e crime, Fedotov disse ainda "o UNODC ampliou suas atividades e o seu impacto ao longo dos anos. Estou confiante num período de consolidação ao passo em que reforçamos a governabilidade e os mecanismos de financiamento do Escritório de modo a enfrentar os desafios crescentes que as drogas e o crime apresentam".

Diplomata experiente, Fedotov já representou a Rússia nos principais órgãos das Nações Unidas em Nova Iorque. Ele também serviu na Argélia e na Índia e integrou a Comissão das Nações Unidas de Vigilância, Verificação e Inspeção no Iraque. Entre as condecorações, Fedotov já recebeu a Ordem da Amizade, diversas medalhas e o Certificado de Apreço, concedido pelo presidente da Federação Russa.

"Eu o escolhi devido ao seu forte comprometimento com a causa das Nações Unidas, suas credenciais, conhecimento e experiência", disse Ban Ki-moon. Fedotov assume no lugar de Antonio Maria Costa, representante do UNODC e do UNOV desde 2002.

Todas as notícias