O diretor do UNODC destaca o crescente suporte para o Fundo Fiduciário das Nações Unidas de Contribuições Voluntárias para as Vítimas de Tráfico de Seres Humanos


18 de novembro de 2010 - O Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, disse que o apoio internacional para o Fundo as Nações Unidas de Contribuições Voluntárias para as Vítimas do Tráfico de Seres Humanos, especialmente mulheres e crianças, vem crescendo firmemente, duas semanas após ser lançado em Nova York.
"Os seres humanos são traficados para uma ampla gama de propósitos terríveis, não apenas para a exploração sexual - apesar de que é certamente uma das piores formas deste crime vergonhoso contra a dignidade humana", disse Fedotov.
"Esperamos que o novo Fundo nos ajude a lidar com estes desafios, pois oferece uma forma de resgatar as vítimas do tráfico humano e de ajudá-las a recuperar e reconstruir suas vidas", disse ele.
Ressaltando a importância da iniciativa lançada em 4 de novembro, o Sr. Fedotov disse que as vítimas, especialmente mulheres e crianças, muitas vezes precisam de reabilitação física e psicológica, de ajuda  no processo de reintegração à sociedade e de assistência. O Fundo vai fornecer apoio humanitário, jurídico e financeiro às vítimas por meio dos canais estabelecidos de assistência, tais como organizações governamentais, intergovernamentais e não-governamentais.
O tráfico de pessoas ocorre em todo o mundo. Nenhum país está imune. Globalmente, as crianças são vulneráveis à exploração na mendicância, na servidão doméstica, no trabalho forçado, no comércio do sexo e na guerra. De acordo com dados do UNODC, as mulheres representam dois terços das vítimas de tráfico. As Nações Unidas estimam que mais de 2,4 milhões de pessoas são exploradas como vítimas do tráfico de seres humanos.
O Sr. Fedotov, diretor executivo do UNODC, que vai administrar o Fundo, também anunciou a formação do Conselho do Fundo Fiduciário de Consultores. Representando diferentes regiões do mundo, os curadores servirão ao fundo durante três anos e terão a tarefa de aconselhar o UNODC sobre a aplicação do Fundo. Selecionados pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, os curadores deverão ajudar o UNODC a garantir uma abordagem equilibrada e abrangente para a administração do Fundo.
Os integrantes do conselho são  Aleya Hammad do Egito, Chutikul Saisuree da Tailândia, Kinsella Nick do Reino Unido, Virgínia Herrera Murillo da Costa Rica e Klara Skrivankova da República Checa.

O Diretor Executivo agradeceu os contribuintes dos Estados-Membros e do sector privado. Até o momento, os governos da Bielorrússia, Egito, Malásia, Qatar e Tailândia, além de Luxemburo, e o presidente executivo da Orascom, Naguib Sawiris se comprometaram com doações.
Fedotov ressaltou ainda que o Fundo só será bem sucedido se contar com apoio financeiro amplo e incentivou todos os governos, fundações, setor privado e indivíduos a contribuir generosamente.
"Tenha um coração para as Vítimas de Tráfico de Seres Humanos" e garanta o seu apoio e solidariedade:
www.unodc.org / UNODC / pt / tráfico de seres humanos-fund.html

Integrantes do Bios Trust Fund

Aleya Hammad do Egito: Ms. Hammad é ex-Diretor Executivo / Diretor-Geral Adjunto da Organização Mundial da Saúde, Presidente do Conselho da Liderança da Mulher da Iniciativa Global das Nações Unidas de Luta contra o Tráfico Humano (UN.GIFT) e membro fundador do Conselho do Movimento Internacional de Mulheres para a Paz Suzanne Mubarak. Ela também liderou a Campanha para Acabar com o Tráfico de Pessoas Agora, e em 2009, foi nomeada pelo UNODC embaixadora da Boa Vontade para a ação da comunidade empresarial no combater o tráfico humano.

 

Todas as noticias