UNODC participa em reunião preparatória da ZOPACAS em Brasília

07 de dezembro de 2010 - Representantes dos países membro do da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para o Brasil e o Cone Sul se reuniram, esta semana no Ministério das Relações Exteriores do Brasil, durante a Mesa Redonda de Brasília. O encontro, que também contou com a participação da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos e da Comissão Oceanográfica Intergovernamental, teve como objetivo trocar experiências e identificar áreas de cooperação, como fase de preparação para a próxima Reunião Ministerial da ZOPACAS em 2011.

Durante os dois dias de encontro, representantes do grupo, formado por 24 países da América do Sul e da África banhados pelo Atlântico Sul, discutiram temas como o Mapeamento e Exploração dos Fundos Marinhos, Cooperação na Área Ambiental e Cooperação na Área Marítima e Portuária.  O representante regional do UNODC para o Brasil e o Cone Sul, Bo Mathiasen, participou da mesa sobre Segurança: defesa, segurança marítima e combate a crimes transnacionais.

A ZOPACAS foi criada em 1986 por países da América do Sul e da África, banhados pelo Atlântico Sul, como uma plataforma de entendimento e de cooperação regional. A cada dois anos, os objetivos da ZOPACAS têm sido endossados por resoluções da Assembléia Geral das Nações Unidas.

Em julho deste ano passado, o Comitê Permanente da ZOPACAS registrou em "concept paper" quatro grandes áreas de atuação para a revitalização da Zona de Paz: mapeamento e exploração dos fundos marinhos, cooperação na área ambiental (oceanografia, pesca e outros), segurança (defesa, segurança marítima e combate a ilícitos transnacionais) e transportes (portos, transportes marítimos e aéreos).

Todas as notícias