Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público ganha categoria sobre corrupção

08 de dezembro de 2010 - 9 de dezembro é o Dia Internacional Contra a Corrupção. A corrupção mina a eficácia dos governos, desencoraja o investimento, obstrui os progressos na redução da pobreza e dificulta o desenvolvimento. A corrupção também conduz à má prestação de serviços públicos, prejudicando gravemente os indivíduos, as comunidades e a sociedade como um todo. Um foco concentrado na melhoria da integridade no serviço público é, portanto, fundamental na luta contra a corrupção.

Reconhecendo a necessidade de tornar a administração pública responsável e eficaz, o UNODC e o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (UNDESA) concordaram em colaborar para estabelecer e administrar uma nova categoria do Prêmio da Organização das Nações Unidas para o Serviço Público, um dos mais prestigiados reconhecimentos de excelência do serviço público do mundo. A nova categoria, intitulada "Prevenção e combate à corrupção no serviço público", vai capacitar os dois parceiros a recolher, divulgar e, onde possível, replicar programas notáveis e práticas dos governos para promover a integridade no serviço público.

Essa parceria está alinhada com as missões da Divisão de Gestão da Administração e do Desenvolvimento Público da UNDESA e do UNODC nas áreas de integridade, responsabilidade e transparência. O prêmio incentivará padrões mais elevados de conduta pública e promoverá maior conscientização da importância da luta contra a corrupção a fim de alcançar as Metas de Desenvolvimento dos Objetivos do Milênio.

Ao destacar modelos exemplares e incentivar a excelência e a criatividade na esfera da luta contra a corrupção, a iniciativa conjunta também vai reforçar a capacidade dos Estados para garantir que os fundos públicos sejam utilizados para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos por meio da prestação de serviços básicos.

"A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, cuja promoção é do mandato do UNODC, atribui grande importância à prevenção da corrupção no setor público. Unir esforços com a UNDESA permitirá ao UNODC promover a implementação de medidas cruciais da Convenção, enquanto capitaliza em cima de um dos mais proeminentes reconhecimentos de excelência da prestação do serviço público", disse Dimitri Vlassis, Chefe da área de Corrupção e Crimes Económicos do UNODC.

Os Estados-Membros das Nações Unidas são encorajados a apresentar suas práticas de prevenção e combate à corrupção no serviço público até 31 de dezembro 2010. O programa mais bem sucedido e inovador receberá o Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público em 23 de Junho de 2011.

Para ver o flyer da iniciativa, informações sobre os requisitos de elegibilidade, a inscrição, os critérios de seleção e premiação anterior, por favor visite o website da Prêmio do Serviço Público da ONU.  Site do Prêmio da ONU para o Serviço Público.

Informação Relacionada:

UNODC and Corruption

Campanha do UNODC: "  Cada Não Conta"

Prêmio da ONU para o Serviço Público

 

 

Todas as notícias