ONU Mulheres Brasil e Cone Sul inicia consultas nacionais sobre planejamento global

23 de fevereiro de 2010 - A ONU Mulheres Brasil e Cone Sul inicia nesta quarta-feira (23/2) o período de consultas nacionais para levantamento das sugestões da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai para o primeiro planejamento global da ONU Mulheres. As consultas nacionais são parte da estratégia da ONU Mulheres de manter um diálogo constante com a sociedade, para tornar mais eficiente o seu trabalho em sintonia com a realidade dos países onde atua.

No Cone Sul, o processo está sendo conduzido pela representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares, e é aberto à participação das mulheres, dos homens, das organizações da sociedade civil, dos governos, das empresas e das entidades de cooperação internacional. O debate está centrado nas cinco prioridades globais da ONU Mulheres: eliminação da violência contra as mulheres; liderança e participação política; empoderamento econômico; paz e segurança; e planejamento e orçamentos nacionais.

"A ONU Mulheres é uma conquista das mulheres e coloca a igualdade de gênero no primeiro plano das discussões. Além de celebrarmos este momento histórico, queremos ouvir a sociedade e trazer diferentes setores para o debate em torno do primeiro plano estratégico da nova agência das Nações Unidas", explica a representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul.

Consultas nos países

O período das consultas no Cone Sul será aberto hoje, em Brasília, durante a reunião geral de representantes do Sistema das Nações Unidas no Brasil. Na quinta-feira (24/2) acontecerá, em Brasília, uma reunião com organizações da sociedade civil e representantes governamentais.  Nos dias 28/2 e 1/3 será a vez do Uruguai, com reuniões concentradas em Montevidéu; nos dias 2 e 3/3 o debate ocorre na Argentina, com audiências em Buenos Aires; e no dia 4/3 no Paraguai, com interlocuções em Assunção.

A rodada das consultas nacionais se encerra nos dias 5 e 7/3 em Santiago, no Chile. As pessoas interessadas em participar das reuniões devem entrar em contato com a coordenação do escritório-país ou enviar e-mail para onumulheres.conesul@unwomen.org (mensagens em Português) ou onumujeres.conosur@unwomen.org (mensagens em Espanhol).

No período de 23 de fevereiro a 7 de março, essas caixas de correio eletrônico estarão recebendo as sugestões. Participe com sua opinião também nas redes sociais da ONU Mulheres na América Latina: www.facebook.com/onumujeres e www.twitter.com/onumujeres.

ONU Mulheres

A ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres foi criada em julho de 2010 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Iniciou sua operação em 1º de janeiro de 2011, sob a liderança da Diretora Executiva, Michelle Bachelet.  É resultado do projeto de reforma das Nações Unidas para garantir mais recursos e mandatos de maior impacto. A missão da ONU Mulheres é acelerar o progresso e o atendimento às demandas das mulheres e das meninas de todo o mundo.

No Cone Sul, a ONU Mulheres atua na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Nesta subrregião, a entidade desenvolve programas de promoção da igualdade de gênero, raça e etnia; eliminação da violência contra as mulheres; governança; orçamento sensíveis ao gênero; e fortalecimento da liderança das mulheres jovens. A ONU Mulheres Brasil e Cone Sul presta assessoria técnica e financeira para governos, organizações de mulheres, feministas e do terceiro setor, empresas e cooperação internacional.

Fonte: Ascom ONU Mulheres

Todas as notícias