Sistema ONU, Banda Eva e Instituto EcoDesenvolvimento promovem ODM durante o Carnaval

04 de março de 2011 - "Na prática, podemos dizer que os ODM são atingidos quando transformamos, de forma positiva, a vida real de cada cidadão. O Carnaval tem este papel, tanto na arena social quanto na econômica: num primeiro momento como fonte de esperança em um mundo melhor e mais justo. Em seguida, como fonte real de oportunidades, de geração de empregos, de inclusão social, de promoção da igualdade de gênero e de trabalho conjunto para um mundo mais prospero e feliz", afirma Jorge Chediek, coordenador residente do Sistema ONU no Brasil.

Com a iniciativa de promover os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a Banda Eva se junta com o Sistema das Nações Unidas do Brasil e com o Instituto Eco Desenvolvimento nesse carnaval de Salvador, 2011. O projeto tem como objetivo principal contribuir para a conscientização do público à importância dos 8 ODM. São eles: acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e por fim, ter todos trabalhando para o desenvolvimento.

Durante todo o Carnaval, nos dias de folia, a campanha estará presente, com diversas mensagens que serão transmitidas nos painéis eletrônicos do trio do grupo Eva. Para completar, foram introduzidas muitas informações no "guia do folião", e balões gigantes terão as marcas da campanha na abertura do desfile dos blocos.

A banda também promoverá uma feijoada no sábado de Carnaval, dia 5 de março. Esta disputada tradição acontecerá pela primeira vez no Yacht Club, e o almoço reunirá cerca de 500 convidados que irão receber material com informações da campanha e fitinhas do Bonfim, com símbolos dos 8 ODM. O evento já se tornou um dos mais esperados deste Carnaval e marca o inicio dos três dias de folia do Eva.

Não será a primeira vez que o grupo Eva realizará ações de responsabilidade social. Em anos anteriores a banda abraçou a campanha "Estado de Paz" e os lemas, "Caia na folia, não caia na avenida" e "Depois não me conte seus problemas - use camisinha". Além disso, a banda vai ajudar, mais uma vez, a Associação Beneficente Recreativa e Creche Escola Comunitária Criança Feliz da Grande Sussuarana e a ONG Cipó Comunicação Interativa com a troca solidária de cortesias do abadá do Eva e Nu Outro. Desde 2003, já virou tradição para o Eva sempre estar contribuindo com boas ações.

Instituto EcoD

Instituto EcoDesenvolvimento é uma organização sem fins lucrativos, que tem como propósito sensibilizar, mobilizar e educar pessoas e organizações a incorporarem princípios e práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Participa, articula, apóia e promove, diversas iniciativas de interessa da sociedade, como TEDx SP e TEDx Amazonia, Todos Pela Educação, SWU, Dia Mundial Sem Carro, DIA ROSA, Carta da TERRA, Rede Brasileira e Latino Americana de Cidades Justas e Sustentáveis entre outras. O Instituto, por meio de sua rede de parcerias, mantém o portal EcoD.org.br, uma multiplataforma de comunicação especializada que hoje é o maior provedor de conteúdos sobre sustentabilidade da internet brasileira de iniciativa da sociedade civil.

ONU - Organização das Nações Unidas Brasil

A ONU vem promovendo a paz, a justiça, o desenvolvimento e a democracia em nome dos povos do mundo e, em articulação com seus 192 Estados-Membros, têm trabalhado nas últimas décadas para reduzir desigualdades econômicas, promover direitos humanos, mediar conflitos e apoiar a reconstrução de países devastados por catástrofes de qualquer natureza. Um exemplo emblemático desse esforço é o conjunto de Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que desde 2000 vêm mobilizando a comunidade internacional para atender aos mais necessitados, salvar vidas e dar mais qualidade à existência humana.

Contatos para imprensa:
Daniel de Castro
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
(61) 3038-9117/ (61) 8221 1502/ daniel.decastro@undp.org

Todas as notícias