Campanha Coração Azul e TV Caracol colocam holofotes sobre o tráfico de seres humanos na Colômbia

29 de setembro de 2011 - A Colômbia é o mais novo país a aderir à Campanha Coração Azul contra o Tráfico de Seres Humanos por meio da assinatura de uma "carta de intenções" entre o UNODC e uma das maiores empresas de radiodifusão a Colômbia, a Caracol. O acordo de responsabilidade social corporativa busca conscientizar o público em geral sobre o tráfico humano, especialmente grupos vulneráveis ​​como os deslocados internos e mulheres jovens.

O documento inclui o apoio do UNODC para o desenvolvimento, pela rede de TV, da série La Promesa (A Promessa), que conta a história de três mulheres que procuram um futuro melhor no exterior, mas que terminam como vítimas de tráfico de pessoas. A série deve estrear em horário nobre de outubro a dezembro e, junto a outras iniciativas que promoverão o Coração Azul, busca fazer do tráfico de seres humanos uma questão de prioridade nacional.

Em reunião com a vice-presidente da TV Caracol, Rosa Emilia Fonseca, o Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, destacou a importância de tais parcerias em campanhas de sensibilização. "A televisão fala para milhões de pessoas diariamente e é um meio fundamental para levar abordar dentro de casa os perigos do tráfico de seres humanos. Pode ser uma ferramenta poderosa na prevenção de que pessoas vulneráveis ​​se tornem vítimas de criminosos cruéis", disse ele agradecendo a Fonseca pelo apoio da rede.

A TV Caracol também colocará no ar três vídeos de uso público da campanha Coração Azul em todas as séries, características do tráfico humano em seus programas de notícias e debates, bem como em suas novelas e programas de entretenimento. "Estamos muito felizes em fazer parte deste esforço importante", disse Fonseca. "Esperamos aumentar a exposição do símbolo do Coração Azul em nosso canal, chamar a atenção pública para um crime que transforma as pessoas em mercadorias e fazer do Coração Azul um símbolo nacional da luta contra a escravidão moderna na Colômbia".

A campanha do UNODC convida todos os setores da sociedade para se unir à luta contra o que é uma violação dos direitos humanos. A campanha visa sensibilizar as pessoas para tráfico de seres humanos como uma forma moderna de escravidão que explora milhões de pessoas em todo o mundo e impedir que mais pessoas se tornem vítimas. Uma questão global, o tráfico de seres humanos é uma das formas mais lucrativas de crime, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. De acordo com estimativas das Nações Unidas, mais de 2,4 milhões de vítimas são submetidas à exploração sexual ou laboral. Vítimas são traficadas também para se tornarem empregados domésticos, para a remoção de órgãos e, no caso de crianças, para serem exploradas como mendigas ou crianças-soldados. Até 80 por cento de todas as vítimas de tráfico humano são mulheres e meninas. Mais de 130 países têm casos de tráfico humano relatados.

Para saber mais sobre a Camanha Coração Azul, visite o site www.unodc.org/blueheart

Você também pode visitar nossas midias sociais em www.facebook.com/BlueHeartHT (Inglês), www.facebook.com/CampanaCorazonAzul (Espanhol) e www.twitter.com/BlueHeartHT.

Todas as notícias