UNODC, Instituto Ethos e CGU apresentam a pesquisa " Sistema de Integridade nos Estados Brasileiros"

03 de outubro de 2011 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, o Instituto Ethos e a Controladoria Geral da União apresentam, na terça-feira, 04 de outubro, o resultado final da pesquisa Sistema de Integridade nos Estados Brasileiros. O estudo será apresentando durante o seminário "Fundamentos para a prevenção e combate à corrupção", realizado pelo Instituto Ethos, em Brasília.

A pesquisa, realizada a partir da adaptação da metodologia organização global Transparência Internacional, pode oferecer importantes insumos a respeito dos principais gargalos de um sistema de integridade nacional, apontando caminhos para ação. A apresentação do estudo marca o encerramento do convênio entre Instituto Ethos/ Unodc / CGU, que realizou atividades de mobilização do setor privado pela Integridade e pelo Combate à Corrupção.

O seminário também promoverá a discussão sobre um novo marco regulatório para compras públicas no Brasil, tida como necessária por diversos segmentos da sociedade, incluindo o próprio Governo Federal. Nesse sentido, tendo em vista os altos investimentos do governo brasileiro em infraestrutura, o objetivo geral do debate é propor caminhos para uma nova lei de compras públicas que venha apoiar o processo de desenvolvimento do país garantindo integridade na relação entre setor público e privado.

A reflexão provocará encaminhamentos importantes para o projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, iniciativa brasileira lançada em dezembro de 2010 para promover maior transparência e integridade em projetos de infra-estrutura relacionados com a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no país e que reúne diversas organizações envolvidas direta ou indiretamente na luta anticorrupção no Brasil.

Informações

Seminário: "Fundamentos para a prevenção e combate à corrupção"

Data: 04 de outubro de 2011

Local: Centro de Convenções Brasil 21 - Setor Hoteleiro Sul Quadra 6 Lote 1 Conjunto A - Brasília - DF

Horário: 09h30 às 18h30

Programação

09h30 às 10h00 - Café de boas-vindas

10h00 às 10h45 - Abertura - Balanço final do Convênio CGU / Ethos / Unodc - Vania Vieira (CGU), Jorge Abrahão (Ethos) e Rodrigo Vitória (Unodc).

10h45 às 13h00 - Apresentação e debate do Sistema de Integridade nos Estados brasileiros - Prof. Bruno Speck e Prof. Valeriano Mendes Ferreira Costa (Cesop - Unicamp) e os debatedores Carlos Eduardo Lins da Silva (Observatório de Imprensa), Veet Vivarta (ANDI), Henrique Ziller (IFC) e Deputado Francisco Ednaldo Praciano* (Frente Parlamentar contra a Corrupção)

13h00 às 14h30 - Almoço

14h30 às 17h30 - Reflexões para uma nova lei de Compras Públicas no Brasil - Rubens Naves (OAB), Henrique Ziller (IFC), Maurício Muniz* (Governo Federal), Marcos Tulio Melo (CONFEA), Athayde Ribeiro Costa* (GT Copa MPF) e Caio Magri (Ethos)

17h30 às 18h30 - Sistematização dos resultados e propostas de encaminhamento para o projeto Jogos Limpos

A inscrição é gratuita e deve ser feita no site:

http://www.ethos.org.br/sistemas/eventos/conf_evento.asp?id=354

Todas as notícias