Especialistas Latinoamericanos e Nações Unidas debatem Segurança Pública e Democracia

22 de novembro de 2011 - O recente Estudo Global sobre Homicídios 2011 do UNODC, revelou uma realidade preocupante: Jovens do sexo masculino, principalmente nas Américas Central e do Sul, Caribe, e África Central e do Sul, estão mais expostos aos riscos de serem vítimas de homicídio intencional.

Na América Central e Caribe, as armas de fogo são as responsáveis pelas crescentes taxas de homicídios, onde quase três quartos deles são cometidos com armas de fogo, em comparação com índice de 21 por cento na Europa.

A América Latina reúne quatro dos países com os índices de homicídios mais elevados do mundo para cada 100 mil habitantes - Honduras (82,1), El Salvador (66,0), Venezuela (49,0) e Guatemala (41,4). Na  América Central, 1 em cada 50 homens com mais de 20 anos de idade será morto antes de chegar aos 31.

Em 2010, foram cometidos 468.000 homicídios, no mundo inteiro. Desses, cerca de 31 por cento ocorreram nas Américas. Em números absolutos, o Brasil aparece com o maior número de homicídios - 43.909.

Diante desse quadro, especialistas em Segurança Pública de Argentina, Chile, Colômbia e México , e das Nações Unidas, participam, nos dias 24 e 25 de novembro, do seminário internacional Segurança Pública e Governança Democrática.

Temas recorrentes aos países da região como a importância da participação social no enfrentamento ao crime organizado, a articulação de ações e políticas de segurança pública e a integração das policias serão abordados no encontro. "A ideia é nos aproximarmos dos colegas pesquisadores e gestores da América Latina e compartilharmos nossas experiências", explica a coordenadora do seminário Haydée Caruso, professora do Departamento de Sociologia, da Universidade de Brasília.

Segundo ela, a semelhança dos desafios enfrentados pelos agentes públicos nos países latinos favorece a compreensão dos problemas e a cooperação entre os especialistas.

Para o Coodenador da Unidade de Prevenção ao Crime e Segurança Pública do  UNODC, Nivio Nascimento, o seminário é uma oportunidade para discutir soluções para os problemas da segurança pública na América Latina. "Muito tem sido dito sobre os problemas enfrentados na região sobre violência e crime, mas pouco tem sido dito sobre as formas práticas de responder a esses problemas. A discussão sobre governança é essencial para responder ao problema de segurança pública", disse Nascimento.

Idealizador do seminário e coordenador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança da UnB, o professor Arthur da Costa disse que o seminário busca aprofundar as discussões sobre o assunto na universidade e contribuir para a formulação de políticas públicas. "Esperamos que os resultados das discussões possam contribuir para pensar a realidade local e também a do país". Os congressistas participantes vão escrever artigos sobre os temas apresentados. Os textos serão reunidos e publicados em livro no primeiro semestre do ano que vem.

O seminário Segurança Pública e Governança Democrática será realizado nos dias 24 e 25 de novembro, no Auditório I do Instituto de Ciências Biológicas. Os paineis de apresentação começam as 9h e vão até as 17h. A entrada é gratuita e não requer inscrição prévia. Confira aqui a programação.

* Com UnB

Mais informações:

Andrea Catta Preta

Assessora de Comunicação - UNODC

(+55 61)3204 7206

(+55 61) 8118 0910

andrea.cattapreta@unodc.org

Todas as notícias