Jovens de todo o mundo fazem sua declaração na 55ª  Comissão de Narcóticos

16 de março de 2012 - "Pense à frente, aja no longo prazo. Tenha uma perspectiva diferente e não vamos falhar". Estas foram algumas das mensagens apresentadas pela Iniciativa da Juventude durante a 55º Sessão da Comissão de Narcóticos (CND), realizada em Viena, Áustria, de 12 a 16 de março.

Reunidos desde a segunda-feira (12/03), os vinte jovens de sete países diferentes e da Escola Internacional de Viena tiveram a oportunidade de intercambiar opiniões e experiências e de analisar conjuntamente a situação do uso de drogas, prevenção e tratamento em suas comunidades.

Com suas esperanças, sonhos, compromissos e uma estratégia de aperfeiçoamento, todos bem alinhados, os jovens dirigiram-se a representantes da Sociedade Civil, dos governos e das Nações Unidas.

O ponto alto da participação da Iniciativa da Juventude na CND aconteceu na quarta-feira de manhã, quando os jóvens dirigiram-se ao plenário da Comissão, durante a reunião oficial sobre '  Implementação da Declaração Política e do Plano de Ação sobre Cooperação Internacional em respeito a Estratégia Integrada y Balançada para Combater o Problema Mundial - demand reduction and related measures'.

Em sua mensagem, os jovens chamaram a atenção dos governos sobre a necessidade de que apoiem e ajam sobre a prevenção do abuso das drogas, tratamento e informação. Além disso, pediram aos formuladores de políticas que pensem nas futuras gerações e solicitaram aos governos um maior compromisso na educação dos pais, professores e jovens sobre o uso abusivo de drogas, serviços de saúde para usuários de drogas e legislação adequada para abordar o problema.

Em contrapartida, eles se comprometeram a mobilizar a juventude do mundo inteiro através das redes sociais, servir como modelos para prevenir o abuso de drogas e apoiar a CND sempre que possível.

Entre os sonhos da Iniciativa da Juventude, está o estabelecimento de uma rede global de juventude tomando ação; o fornecimento de informações e apoio por consultores e especialistas; amplo acesso dos jovens e familiares aos serviços de saúde e assistència psicológica e à segurança.

Após o Plenário, os jovens se encontraram com o Diretor Executivo do UNODC

Emocionadas com a oportunidade de falar diretamente ao Diretor Executivo por mais de trinta minutos, estas jovens pessoas compartilharam visões, experiências, sonhos e comprometimentos em relação à Iniciativa da Juventude e à prevenção ao abuso de drogas. Ao ser questionado sobre o que ele acreditava que poderia aprender com os jovens, o Sr. Yury Fedotov disse: "Nós precisamos de idéias novas e vocês são aqueles que as têm".

A Iniciativa da Juventude foi lançada oficialmente no dia anterior, durante o evento paralelo à CND 'Mobilizando para a Prevenção ao uso de drogas: o Desenvolvimento dos Padrões Internacionais de Prevenção e a Iniciativa da Juventude'.

A Iniciativa da Juventude foi criada, a pedido do Diretor Executivo do UNODC, pela Sessão de Prevenção, Tratamento e Reabilitação (PTRS) para engajar e empoderar os jovens na reflexão sobre os efeitos do uso de substâncias em suas escolas e comunidades e para dar inícios às ações contra este uso. A Iniciativa tem conectado jovens de maneira global através das redes sociais para que eles possam discutir, inspirar-se e aprender uns com os outros sobre as formas de promover estilos de vida saudáveis e para que comecem a criar atividades para mobilizar seus pares, familiares, escolas e comunidades.

 

Visite o site da Iniciativa da Juventude: www.unodc.org/youth

Siga a Iniciativa da Juventude pelo Facebook

Todas as notícias