Aprovados os trabalhos para evento latino-americano sobre prevenção das DSTs, Aids e Hepatites Virais

25 de maio de 2012 - O Ministério da Saúde do Brasil divulgou esta semana os trabalhos aprovados para serem apresentados em São Paulo, nos dias 28 a 31 de agosto, durante o IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, o II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, o VI Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/Aids e DST e o V Fórum Comunitário.

Ao todo, 2.081 trabalhos de diversos países da América Latina, Caribe, Europa e África foram inscritos. Desses, 1.665 atingiram a pontuação mínima e farão parte dos anais do evento. Entre os trabalhos que serão apresentados durante os eventos, o tema sobre prevenção e assistência ao HIV e à aids no sistema prisional será abordado no contexto de uso de drogas.

Divididos nas categorias 'Oral' e 'Pôster', todos os trabalho tiveram como tema "Sistema de saúde, redes comunitárias e o desafio de fazer prevenção". Durante o encontro serão apresentados os 400 trabalhos da categoria Oral e os 700 da categoria Pôster com maior pontuação. No próximo dia 28 de maio, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde deve anunciar a lista com os 100 candidatos que receberão bolsa integral e os 400 com bolsa parcial para participar do evento.

Para selecionar os melhores trabalhos, foi criada uma Comissão de Pareceristas da qual técnicos do UNODC fizeram parte.

A realização simultânea do IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, do II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, do VI Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/Aids e DST e do V Fórum Comunitário permitirá fortalecer o diálogo regional sobre as perspectivas e prioridades de ação para a prevenção e acesso a tratamento das DST/aids e das hepatites virais em toda a região.

Os quatro eventos terão como tema central "Sistema de saúde, redes comunitárias e o desafio de fazer prevenção", que se desdobrará em três eixos temáticos. No primeiro dia, o tema será a reforma dos sistemas de saúde, abordando a promoção do acesso e a qualificação das ações de saúde como prioridades atuais; mecanismos de compromisso de gestão; novas modalidades de organização dos serviços na atenção básica; e modos de financiamento.

Já no segundo dia o tema será "Rede de atenção: serviço, comunidade e o lugar da prevenção". Para o terceiro dia, está prevista a discussão sobre o desafio de se construir a prevenção, abordando temas como transformações culturais, sociais, políticas e econômicas e seus impactos sobre a epidemia; a necessidade de revisão/renovação de respostas nacionais; acessibilidade e qualidade necessárias para uma vida mais saudável; compromisso político de buscar uma sociedade mais justa e favorável à prevenção; politização do debate sobre a prática da prevenção e os direitos humanos.

O UNODC é um das agências co-patrocinadoras do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e é a agência líder da ONU para a prevenção do HIV entre usuários de drogas e entre pessoas vivendo em privação de liberdade. O Escritório é também responsável por oferecer uma resposta das Nações Unidas para o HIV e aids em contextos de vulnerabilidade ao tráfico de seres humanos.

O foco do trabalho do UNODC na área de HIV e aids é auxiliar os Estados-membros a realizar ações de prevenção abrangentes e em grande escala e na busca pela oferta universal de acesso à assistência e ao tratamento para as pessoas vivendo com HIV/aids.

 

 

 

 

Todas as notícias