Mês de junho é dedicado à conscientização sobre o abuso de drogas e o tráfico de ilícitos

logo da Campanha Global sobre Drogas

15 de junho de 2012 - Estima-se que todo ano 210 milhões de pessoas usem drogas ilícitas no mundo, das quais quase 200.000 morrem anualmente. O uso e o tráfico de drogas constituem ameaças não somente para a saúde, mas também para a estabilidade global e o desenvolvimento socioeconômico.

Com vistas a conscientizar a população global sobre o tema, todos os anos, em 26 de junho é comemorado o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos - dois graves problemas para a sociedade em geral e para os jovens, em particular.

Para lembrar a data no Brasil, o UNODC realiza no mês de junho uma série de atividades no âmbito do programa Jovem de Expressão, uma inciativa do Grupo Caixa Seguros, em parceria com a CUFA-DF, o Grupo Cultural Azulim, o UNODC e a UNESCO. A programação tem como objetivo conhecer melhor e debater a temática das drogas e os riscos associados ao seu uso, numa perspectiva da cultura jovem.

As atividades começam no dia 22 de junho com uma sessão do filme Paraísos Artificiais (produzido pela Zazen Produções e divulgado nos cinemas brasileiros no mês passado). A atividade será realizada no Espaço Renato Russo, 508 Sul, em Brasília, a partir das 15 horas. O tema abordado pelo filme será aprofundado em debate com representantes de organizações da sociedade civil que trabalham no contexto de uso de drogas sintéticas na Bahia, no Ceará e em São Paulo. O DJ Oblongui também paticipará do debate para falar sobre o cenário das festas de música eletrônica em Brasília. O debate será seguido por apresentações de break e de grafites dos participantes do programa Jovem de Expressão.

Já no dia 26 de junho, o representante regional do UNODC, Bo Mathiasen, apresentará, em coletiva de imprensa, o Relatório Mundial sobre Drogas de 2012 que aborda as tendências do uso e do tráfico de drogas no mundo.

As atividades terminam no dia 30 de junho com um evento '2 em 1' na Ceilândia Norte. O Sabadão Cultural e o Ação Jovem em comemoração ao Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e Tráfico de Ilícitos contarão com oficinas e apresentações culturais, esportivas e de arte, como alternativas saudáveis para os jovens nas horas de lazer. Ao longo do dia, também serão realizadas rodas de conversa sobre drogas, doenças sexualmente transmissíveis e saúde.

O programa Jovem de Expressão está presente nas cidades de Ceilândia e Sobradinho II e tem como objetivo promover a saúde de jovens entre 19 e 29 anos de idade, promovendo ações de empoderamento e de prevenção à violência, ao crime, ao uso de drogas e ao HIV/aids e outras.

Campanha Global

Mundialmente, o UNODC lidera a campanha de conscientização sobre o abuso de drogas " Ação Mundial por Comunidades Saudáveis Sem Drogas". O objetivo da campanha é mobilizar o apoio e inspirar a população a atuar de forma integrada na construção de uma resposta ao problema das drogas. O foco da campanha é a promoção de atitudes saudáveis nas comunidades como uma alternativa ao uso de drogas. Como parte desse esforço, uma série de materiais educativos sobre os tipos de drogas, seus efeitos e riscos, e informações direcionadas para adolescentes, país e professores está disponível nos mais diversos idiomas.

Para saber mais, entre no site da Campanha Global (em inglês)

Todas as notícias