El Secretário General Ban Ki-moon

Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos

26 de junho de 2012 - O abuso de drogas e o tráfico de ilícitos continuam tendo um impacto profundamente negativo para o desenvolvimento e a estabilidade em todo o mundo. Os bilhões de dólares gerados pelas drogas ilícitas alimentam atividades terroristas e estimulam outros crimes como o tráfico de seres humanos e o contrabando de armas e pessoas.

As drogas ilícitas e as redes criminosas relacionadas enfraquecem o Estado de Direito. A impunidade com a qual esse negócio se sustenta provoca grande temor e semeia a decepção com a governança em todos os níveis.

A América Central, por exemplo, enfrenta níveis crescentes de violência alimentados pelo crime organizado transnacional e o tráfico de drogas. Atualmente, a região abriga as maiores taxas de homicídio do mundo.

O desenvolvimento no Afeganistão está sendo prejudicado pelas maiores taxas de prevalência de opiáceos do mundo. Em partes de Mianmar, os agricultores se encontram aprisionados pela insegurança alimentar, obrigando-os a cultivar a papoula como cultura de rendimento.

O desafio também está fortemente testando a África Ocidental e Central, que se encontram numa das principais rotas do tráfico de drogas para a Europa. Com instituições jurídicas e financeiras muitas vezes frágeis, os países da região são altamente vulneráveis​​.

Além disso, os países de trânsito não são mais somente os vínculos na cadeia de abastecimento; eles se tornaram pontos de destino. Aproximadamente a metade da cocaína traficada pela África Ocidental e Central, hoje em dia, permanece na região. Estas mudanças nos padrões do consumo de drogas põem em risco os ganhos duramente conquistados pelo desenvolvimento sustentável e a governança.

As convenções das Nações Unidas sobre drogas, crime e corrupção formam uma base sólida para as soluções globais destes desafios. Em conjunto, estes instrumentos oferecem uma abordagem equilibrada para deter o tráfico, promover alternativas viáveis ​​para os agricultores de culturas de rendimento e oferecer aos usuários de drogas o direito à saúde e além de outros direitos humanos.

Nossos esforços na promoção do desenvolvimento e no combate das drogas e do crime serão mais efetivos se forem enraizados em parcerias com a juventude, a sociedade civil, os governos e a comunidade internacional. Trabalhando em conjunto, podemos aliviar o sofrimento de milhões e acabar com a influência das drogas e do crime nos países, communidades e famílias.

Todas as notícias