Gestores públicos de Vitória debatem drogas e violência em oficina das Nações Unidas

03 de julho de 2012 - Assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, professores e outros gestores públicos que trabalham no atendimento direto em equipamentos públicos de Vitória, Espírito Santo, debateram durante dois dias as políticas relacionadas ao consumo de drogas e à violência. Promovido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o curso "Políticas Públicas em contextos de violência relacionados ao consumo de álcool e outras drogas" foi realizado nos dias 28 e 29 de junho no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Resistência, na região da Grande São Pedro, em Vitória. A formação é uma atividade do Programa Conjunto Segurança com Cidadania, da ONU, desenvolvido desde 2011.

O curso reuniu cerca de 30 gestores públicos, representando as secretarias de Cidadania e Direitos Humanos (SEMCID), de Gestão Estratégica (SEGES), de Saúde (SEMSU), de Educação (SEME), e de Assistência Social (SEMAS), além de membros da comunidade e da Defensoria Pública Municipal. Mediada pela consultora Vera da Ros, a formação promoveu uma metodologia de trabalho em grupos e discussões em conjunto, utilizando material pedagógico preparado pelo UNODC em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids (UNAIDS) e o Programa Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde.

A metodologia foi elogiada pelos participantes. "O curso é muito dinâmico e conta com uma boa interação de todos", relatou Juliana Alves de Moura, coordenadora do CRAS de Resistência. Tatiana Oliveira, psicóloga da Casa de Acolhimento Transitório Infanto-juvenil da Prefeitura de Vitória, destacou a aproximação das instituições, como as Nações Unidas e o Ministério da Saúde, com os profissionais que trabalham na ponta. "Quando participamos de atividades como essa, percebemos que tem gente estudando e pesquisando esses assuntos com os quais a gente lida no cotidiano. É como se fosse um recado de que não estamos sozinhos", refletiu.

Programa Conjunto - A oficina "Políticas Públicas em contextos de violência relacionados ao consumo de álcool e outras drogas" é uma ação do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), dentro do Programa Conjunto da ONU "Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras", implementado em três municípios - Lauro de Freitas (BA), Contagem (MG) e Vitória (ES).

O Programa Conjunto visa desenvolver ações dirigidas para prevenir a violência que afeta crianças, adolescentes e jovens entre 10 e 24 anos em situação de vulnerabilidade, por meio do estímulo ao cumprimento voluntário das regras, da autorregulação do comportamento e da promoção de mecanismos de controle social.

Todas as notícias