Fóruns e Congressos de Prevenção reúnem mais de 4 mil pessoas em São Paulo

28 de agosto de 2012 - São Paulo vai sediar a partir desta terça-feira (28), o IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, o II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, o VI Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/Aids e DST e o V Fórum Comunitário. Promovidos pelo Ministério da Saúde, os eventos serão realizados de 28 a 31 de agosto de 2012, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo (SP), com o tema "Sistemas de Saúde e Redes Comunitárias".

Estão previstos cerca de 4 mil participantes de todas as regiões brasileiras, da América Latina e do Caribe - é o maior evento de prevenção da aids, outras doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais da região. Nesta edição, foram submetidos 2081 trabalhos. Desse total, foram aprovados 1100, distribuídos nas modalidades oral (400) e pôster (700).

Serão discutidos nos eventos as possibilidade de fortalecimento regional, dialogando perspectivas e prioridades de ação que fazem pensar a prevenção das DST e aids e das hepatites virais em todo o continente latino-americano.

A novidade deste ano é a criação de dois espaços que prometem movimentar os participantes. Na tenda de educação popular em saúde Paulo Freire acolhe atividades como rodas de conversa, oficinas e vivências de cuidados populares. Na arena da Juventude, serão realizadas vivências relativas ao direito à saúde de jovens e adolescentes.

Eixos temáticos - O evento é dividido em dois grandes eixos temáticos. Na parte referente aos sistemas de saúde, discute-se as respostas regionais às DST e aids - reforma dos sistemas de saúde no Brasil e na América Latina e Caribe, trazendo à tona, em particular, uma reflexão crítica da atualidade e as implicações para a prevenção e o cuidado em saúde.

Um segundo eixo discute a organização das redes comunitárias, como se estruturam nos diversos contextos e como se dá a prevenção.

Ao final, as atividades se concentram nas discussões de como esses eixos temáticos se articulam e os desafios e fazer a prevenção e promover a politização do debate do campo de prática da prevenção e dos direitos humanos.

Atividades Culturais - As atrações culturais ocorrem paralelas às discussões nas plenárias dos congressos. Serão realizadas mais de 50 atividades culturais, como rodas de conversa, teatro, dança, cinema, artes visuais, quadrinismo, stand ups, desfiles, debates, grafites, intervenções urbanas.

Após abertura do evento, dia 28 de agosto, às 19h, o compositor paulista Tom Zé faz show no Auditório Celso Furtado, no Anhembi.

As atividades contribuem para compartilhar, refletir, desconstruir, trocar e vivenciar formas diferentes e inusitadas de atuações em direitos humanos, prevenção, combate aos estigmas e preconceitos, e promoção da qualidade de vida e saúde.

Histórico - A primeira edição do Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids foi realizado em 1996, na cidade de Salvador (BA). O evento é bianual e a partir de 2010 incorporou a realização do I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais.

O I Fórum Latino-americano e do Caribe sobre HIV/Aids e DST foi realizado em 2000, no Rio de Janeiro - organizado pelo Grupo de Cooperação Técnica Horizontal (GCTH). O pleno êxito da experiência levou à realização, em 2003, na cidade de Havana, Cuba, do II Fórum Latino-americano e do Caribe sobre HIV/Aids e DST, em cujo âmbito organizou-se também o I Fórum Comunitário Latino-americano e do Caribe sobre HIV/Aids e DST, em razão da necessidade identificada de construir uma resposta multissetorial ao HIV na região, integrando, assim, o componente da sociedade civil organizada e a representação consolidada das populações-alvo dentro desse espaço de debate e difusão de conhecimento.

Programação: A programação está disponível no link  http://sistemas.aids.gov.br/congressoprevencao/2012/index.php?q=node/14.

Transmissão ao vivo: Durante os dias do Congresso, haverá três canais de transmissão ao vivo do Congresso, disponíveis no site do evento ( www.aids.gov.br/congressoprev2012).

Mais informações sobre o congresso
E-mail:  congressoprev2012@aids.gov.br
Site:  www.aids.gov/congressoprev2012

Atendimento à imprensa
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Tel: (61) 3315-7616/7624/7651

Todas as notícias