Bolívia volta a aderir à convenção sobre drogas da ONU, com exceção para folha de coca

16 de janeiro de 2013 - A Bolívia deu um passo à frente para voltar a fazer parte da Convenção Única sobre Entorpecentes de 1961, modificada para incluir uma exceção sobre a mastigação da folha de coca, uma prática tradicional entre os bolivianos. A re-adesão do país estava sujeita à aceitação por parte dos Estados-membros que ratificaram ou aderiram à Convenção Única da reserva de acordo com o artigo 50, parágrafo 3.

Para que a reserva da Bolívia não passasse, era necessário que um terço dos 183 países que fazem parte da Convenção, ou seja, 61 países, fizessem objeção dentro do prazo de um ano após o Secretário-Geral ter circulado a proposta da reserva. O prazo para objeções expirou no dia 10 de janeiro de 2013 e apenas 15 países se opuseram à reserva da Bolívia, permitindo sua passagem.

A re-adesão da Bolívia entrará em vigor no próximo dia 10 de fevereiro. O país tinha saído da Convenção Única sobre Entorpecentes de 1961, modificada, em janeiro de 2012. A Convenção de 1961 controla o cultivo de coca, incluindo a folha de coca como um narcótico, já que a planta contém alcalóides que podem ser usados ​​na produção de cocaína.

O UNODC continuará trabalhando na Bolívia, de acordo com o seu mandato para apoiar o sistema nacional de controle de drogas e a cooperação internacional do país nesta área.

Todas as notícias