Programa Jovem de Expressão apoia homenagem à história de Sobradinho com grafite

Parada de ônibus em Sobradinho com joão-de-barro24 de janeiro de 2013 - Antes cinzentas e sem graça, as paradas de ônibus de Sobradinho, no Distrito Federal, vêm sendo transformadas nos últimos meses por grafiteiros. O grupo Onde a Periferia Acontece (OPA), em parceria com o Programa Jovem de Expressão e a Administração Regional de Sobradinho, está revitalizando 72 paradas de ônibus com grafites que ilustram a história da cidade. Desde que a iniciativa começou no fim de novembro, 15 paradas já foram revitalizadas por grafiteiros da região e convidados. A previsão é de que todas as paradas sejam grafitadas até o fim de fevereiro.

Vinicius Rodrigues, representante da OPA, mostra parada de ônibus revitalizada em SobradinhoPara desenvolver os desenhos que ilustrarão as paradas, membros da  OPA levam temas da história de Sobradinho para serem discutidos com os grafiteiros participantes. Vinicius Rodrigues, representante da OPA e parceiro do Jovem de Expressão, conta que o primeiro ponto a ser revitalizado ganhou a pintura de um joão-de-barro porque a cidade herdou seu nome do pássaro: "Dizem que na fazenda que existia no local e deu origem a Sobradinho havia uma casa de  joão-de-barro, que é construída como se fosse um sobrado, com dois andares. Daí veio o nome".

Parada de ônibus em SobradinhoSegundo ele, a iniciativa está sendo muito bem recebida na região: "Temos até o caso de um jovem pichador de Nova Colina que ligou para a OPA e contou sua história, porque queria fazer parte da iniciativa. Ele começou limpando os pontos de ônibus do bairro dele e agora está participando do nosso projeto".

Veja a galeria de fotos completa das paradas de ônibus revitalizadas de Sobradinho.

Programa Jovem de Expressão seleciona equipe de campo para trabalhar em Ceilândia e Sobradinho II

Para incentivar novas ações como esta, que visam a prevenção da violência entre a população de 18 a 29 anos, o Jovem de Expressão está à procura de uma equipe de campo para trabalhar nas cidades de Ceilândia e Sobradinho II. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) irá contratar oito jovens - quatro de Ceilândia e quatro de Sobradinho II - para desenvolverem ações de mobilização, empreendedorismo e autonomia juvenil com coletivos locais, como parte das atividades do Jovem de Expressão no Distrito Federal.

O prazo para que os candidatos enviem suas propostas vai até o dia 1 de fevereiro.

Informações completas sobre como aplicar estão disponíveis no termo de referência.

O que é o Jovem de Expressão? O Programa Jovem de Expressão é uma iniciativa do Grupo Caixa Seguros, em parceria com a Central Única das Favelas do Distrito Federal (CUFA-DF), o UNODC e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O Programa tem como objetivo promover a saúde de jovens entre 18 e 29 anos de idade, promovendo ações de empoderamento e de prevenção à violência, ao crime e ao uso de drogas, incentivando os jovens a praticarem atividades saudáveis, como dança, basquete de rua, entre outras.

Para saber mais sobre o programa, visite o site www.jovemdeexpressao.com.br ou curta a página do Jovem de Expressão no Facebook.

Todas as notícias