Carnaval 2013: UNODC apoia lançamento de campanha  de prevenção a DST e aids do Ministério da Saúde

Cartaz31 de janeiro de 2013 - O Ministério da Saúde lançou hoje no Rio de Janeiro a campanha de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DST) e aids para o carnaval de 2013. Com o objetivo de estimular o uso de preservativo em todas as relações sexuais entre a população de 15 a 49 anos, a campanha "A vida é melhor sem aids" foi apresentada pelo diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério, Dirceu Greco, durante um evento no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa.

Greco destacou que atualmente existem cerca de 150 mil pessoas no Brasil que não sabem que vivem com o vírus HIV. Segundo ele, em 2012 foram distribuídos 500 milhões de preservativos e cinco milhões de pessoas fizeram teste de HIV pelo Sistema Único de Saúde. Em 20013, 73 milhões de preservativos estarão disponíveis para distribuição apenas durante o carnaval.

Com esta campanha o Ministério da Saúde deseja enfatizar que, apesar da existência de tratamento gratuito para aids no Brasil e de ser possível viver com qualidade mesmo com HIV, a aids é uma doença séria que ainda não tem cura.

Além de um representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), também estiveram no lançamento o coordenador do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) no Brasil, Pedro Chequer, o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa,  representantes do governo do Rio de Janeiro e de organizações da sociedade civil - entre elas a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA), o Centro de Promoção da Saúde e o Fórum de ONGs/Aids do Rio de Janeiro - assim como moradores de diversas comunidades da cidade e artistas locais.

Todas as notícias