UNODC participa do VI Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids em Brasília

Thábata

Thábata Lorena canta na abertura do evento

Brasília, 25 de julho de 2013 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) marcou presença no VI Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids (VI ENAJHVA), realizado em Brasília entre os dias 11 e 13 de julho. O evento é um espaço para interlocução, troca e avaliação de experiências entre adolescentes e jovens vivendo com HIV.

O UNODC, representado pela assistente de programa da área da saúde Pollyanna Alves, participou de um debate sobre os avanços e desafios da juventude com AIDS nas instituições de educação. Ela explicou a importância da atuação do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil em fomentar discussões e programas neste tema, relatou as ações que o UNODC vem realizando com a ajuda de seus parceiros no país e destacou a importância de  programas como o Jovem de Expressão,que pretende reduzir a vulnerabilidade dos jovens à violência, à Aids e às doenças sexualmente transmissíveis (DST), além de apoiar o empreendedorismo."A importância deste encontro é discutir com os atores chaves a realidade dos adolescentes e jovens vivendo com HIV/Aids, e buscar não só no contexto escolar, mas na sociedade como um todo,  um lugar com menos estigma e mais acolhimento".

Além de Pollyanna, participaram do debate a representante do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) Luciana Garritano Barone e dois jovens que fazem parte da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA). Luciana trouxe alguns dados referentes às escolas participantes do projeto que reponderam corretamente ao Encarte Saúde em 2012.

Foram 122.434 formulários validados do total de 192.676 escolas participantes. Dentre esses estabelecimentos de ensino, 60.772 discutiam em sala temas relacionados a DST/Aids (52,2% do total), 74.186 sobre álcool e outras drogas (64,1%), 42.248 sobre diversidade sexual (36,5%) e  54.747  a respeito de gravidez na adolescência (48,8%). No entanto, entre as escolas que botavam em pauta o tema a sexualidade, apenas 7,9% contava com algum sistema de distribuição de preservativos.

Jovem de Expressão

A agente do Programa Jovem de Expressão e artista Thábata Lorena apresentou duas canções tradicionais brasileiras durante a abertura do evento.Os agentes são jovens das cidades de Ceilândia e Sobradinho II selecionados para atuarem como multiplicadores locais do programa, levando aos jovens de suas comunidades ações de enfrentamento à violência e à mortalidade prematura.

Nesse ano, eles vêm desenvolvendo ações com foco na prevenção HIV/Aids e foram ao encontro para se aproximarem da realidade de jovens que vivem com HIV/Aids e pensarem em conjunto formas mais efetivas de tratar essa tema com o público juvenil.

 O Jovem de Expressão é um programa realizado pelo Grupo Caixa Seguros em parceria com o UNODC, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil) e a Central Única das Favelas (Cufa/DF).

  Todas as notícias