UNODC e Ministério da Saúde trazem ao Brasil nova metodologia de prevenção do uso de drogas nas escolas

Psicólogos, educadores e gestores públicos participam de capacitação da metodologia Unplugged

Brasília, 13 de agosto de 2013 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde concluíram a primeira etapa de capacitação para lançar no Brasil uma nova metodologia de prevenção do uso de drogas no contexto escolar.  Chamada Unplugged, esta metodologia desenvolvida por pesquisadores europeus é inédita no país e já foi aplicada com sucesso pelo UNODC em países do norte da África e do Oriente Médio.

Ela consiste em promover discussões entre alunos de dez a 14 anos de idade, em uma linguagem descontraída e acessível, abordando diversos assuntos e situações de stress que podem levar adolescentes a usar drogas. As discussões também promovem o fortalecimento de fatores de proteção, como bem estar psicológico e emocional, habilidades sociais e bom relacionamento com os pais, que tornam os alunos menos vulneráveis ao uso de drogas e a outros comportamentos negativos.

Ainda em fase pré-piloto, o projeto irá atingir até o fim do ano aproximadamente 5.000 educandos da rede pública (municipal e estadual) nas cidades de São Paulo, São Bernando do Campo e Florianópolis. Seis psicólogos e educadores dos estados de São Paulo e de Santa Catarina vieram a Brasília em julho para participar da primeira parte da capacitação, que os habilitou como multiplicadores para treinar os professores de ensino fundamental que implementarão a metodologia dentro das salas de aula. Além dos multiplicadores, cerca de 25 gestores públicos das áreas de saúde e educação dessas cidades também participaram da capacitação.

Em agosto foi concluído o treinamento dos professores, que aplicarão a metodologia nos três municípios participantes durante o segundo semestre de 2013, numa série de 12 aulas semanais. O objetivo é eventualmente expandir a metodologia de prevenção para todas as escolas brasileiras que fazem parte do Programa  Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação.

O projeto pré-piloto é liderado pela Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde e pelo Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil. A iniciativa faz parte das ações do PSE e também conta com o apoio do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, além das Secretarias de Saúde e Educação dos estados de São Paulo e Santa Catarina e dos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo e Florianópolis.

Essa ação de prevenção do uso de drogas nas escolas também responde a demandas do eixo de prevenção do programa "Crack, é possível vencer", do governo federal. O programa prevê um conjunto de ações de combate ao crack e a outras drogas, organizado em três eixos: atenção, prevenção e cuidado. Assim, as ações de prevenção passam a ser prioritárias nas políticas públicas sobre drogas e amplia-se a possibilidade de intervenção no contexto social.

Todas as notícias