UNODC marca Dia Nacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro

Dia Nacional de Prevenção à Lavagem de DinheiroBrasilia, 29 de outubro de 2013 - Hoje, dia 29 de outubro, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e as instituições brasileiras que compõem a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) celebram o Dia Nacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro. O objetivo é promover a cultura de legalidade e conscientizar a sociedade sobre os problemas gerados por esse crime.

"O  público  não  sabe  que  por  trás  da lavagem de dinheiro está o crime organizado  transnacional, o tráfico de drogas, o tráfico de armas, o tráfico de pessoas e a corrupção", afirmou o representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini.

"Este é um crime que aparenta não ter vítimas, por isso é importante conscientizarmos todo o público brasileiro - sociedade civil, setor privado e governo - para que todos saibam que a lavagem de dinheiro permite aos criminosos desfrutar de suas riquezas ilegais e empreender novos negócios ilícitos."

O valor estimado de dinheiro lavado anualmente no mundo está entre 2% e 5% do PIB mundial, ou seja, algo entre US$ 800 bilhões e US$ 2 trilhões. Os recursos obtidos com a lavagem de dinheiro fomentam a criação de uma cultura de dinheiro fácil que se alojou na sociedade, criando situações de insegurança, ameaças, extorsão e corrupção. A cada ano, esses recursos ilícitos asseguram o crescimento de grupos criminosos, a expulsão de seus concorrentes do mercado, o aumento de preço de bens e serviços, assim como a intimidação da população.

A campanha para marcar o Dia Nacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro foi criada pelo programa Negócios Responsáveis e Seguros, uma iniciativa do escritório do UNODC na Colômbia, do Ministério de Justiça e Direito colombiano, da Embaixada Britânica na Colômbia e da Câmara de Comércio de Bogotá.

Ela está sendo realizada em vários países da América do Sul, com o apoio da Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas da Organização dos Estados Americanos (CICAD/OEA) e do Grupo de Ação Financeira da América do Sul contra Lavagem de Dinheiro (GAFISUD).

Informações relacionadas: 

Campanha do Dia Nacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro

Site da campanha regional

Contato para imprensa:

Ana Paula Canestrelli

Assessora de Comunicação - Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil

anapaula.canestrelli@unodc.org

Tel: (+55 61) 3204-7206

Cel: (+55 61) 8143-4652

Todas as notícias