Jovens participam de diálogos sobre juventude, comportamento e sexualidade

Foto: Davidson Pereira
Diálogos da Juventude em Sobradinho II

Brasília, 18 de novembro de 2013 - Cerca de 160 jovens das cidades de Ceilândia e Sobradinho II puderam debater e tirar dúvidas sobre temas como saúde, sexualidade e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e HIV em dois dias do evento Diálogos da Juventude. A iniciativa é uma das atividades do Jovem de Expressão, programa que pretende reduzir a vulnerabilidade dos jovens à violência, à aids e às DST, além de apoiar o empreendedorismo.

Aproximadamente 80 pessoas compareceram a cada dia de atividades realizadas este mês nas duas cidades. Uma pesquisa nacional sobre práticas em saúde sexual e DST/Aids entre jovens de 18 a 29 anos foi apresentada, a fim de estimular um ponto de partida para a conversa. Em seguida, o grupo foi dividido em três partes, cada um com um eixo específico: "Sexualidade e prevenção", "Direitos e desafios da saúde" e "Cultura jovem: novas práticas comunicacionais de promoção à saúde". Os facilitadores, terapeutas comunitários responsáveis pela mediação da conversa, usaram algumas dinâmicas para estimular o debate entre os participantes.

Foto: Tatiana Reis/Coletivo Expressão
Diálogos da Juventude em Ceilândia

Angra Francisca participou da conversa sobre cultura jovem em Sobradinho II. Lá, os participantes discutiram principalmente o poder dos meios de comunicação na conscientização sobre questões de saúde. "A mídia influencia muito. As novelas, por exemplo, só mostram o sexo com o lado positivo, mas quase nunca abordam a prevenção", disse ela.

Essa foi a segunda edição dos Diálogos da juventude. No ano passado, o tema em debate foi segurança pública. Além desse evento anual, o Jovem de Expressão também realiza periodicamente o Fala Jovem. Nesse caso, a atividade envolve grupos menores e a conversa acontece durante as oficinas de dança, teatro, entre outros, que já são realizadas pelo programa.

O Programa Jovem de Expressão é realizado pelo Grupo Caixa Seguros em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), e a Rede Urbana de Ações Socioculturais (R.U.A.S.).

Informação relacionada

Pesquisa nacional dos fatores determinantes de conhecimentos, atitudes e práticas em DST/aids e Hepatites Virais, entre jovens de 18 a 29 anos

Todas as notícias